Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio colormag foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php:6131) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/feed-rss2.php on line 8
Arquivos Egito – Viajão https://www.viajao.com.br/bkp/category/africa/egito/ construímos memórias Mon, 29 Apr 2019 01:09:57 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.9.4 https://www.viajao.com.br/bkp/wp-content/uploads/2018/10/cropped-IMG_2510-32x32.jpg Arquivos Egito – Viajão https://www.viajao.com.br/bkp/category/africa/egito/ 32 32 Tirando visto para o Egito. https://www.viajao.com.br/bkp/tirando-visto-para-o-egito/ https://www.viajao.com.br/bkp/tirando-visto-para-o-egito/#comments Mon, 03 Dec 2012 03:43:27 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=8409 Talvez esse assunto de hoje seja o mais “assunto fácil de se resolver” desse blog de todos os tempos risos.

O post Tirando visto para o Egito. apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Talvez esse assunto de hoje seja o mais “assunto fácil de se resolver” desse blog de todos os tempos risos. Isso porque tirar o visto pro Egito é comparado a você comprar uma balinha na banca de jornal. É muito fácil pra não dizer que é quase uma piada.

Fui pro Egito ano passado. Já contei algumas histórias por aqui sobre a bagunça que é aquele lugar e não seria diferente no quesito sistema de estrangeiros e vistos no aeroporto, o caos na Terra.

Antes de viajar eu já tinha pesquisado muito sobre o tal do visto, que pode ser tirado aqui no Brasil também, nos consulados em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Ligando pro Consulado no Rio, depois de muitas tentativas de falar com alguém que não falasse árabe (!!), consegui a informação que eu podia tirar o visto lá em Cairo, na hora que eu chegasse. Maravilha! Melhor pra mim que sou de Curitiba e não iria precisar viajar pra uma dessas cidades.

Levei tudo que os sites diziam pra eu levar. Foto 3×4, tinha que ter um passaporte com validade superior a 6 meses e o certificado de vacina de Ferbre Amarela. Esse certificado é fácil de tirar. Você vai em qualquer posto de saúde da sua cidade e toma a vacina da Febre Amarela e fala que é por questão de viagem internacional. Eles vão te dar um comprovante dessa vacina assinada pelo posto de saúde. Aí você leva esse comprovante pra Anvisa. Eles vão validar esse comprovante e vão te dar o Certificado Internacional de Vacinas e Profilaxia. É tudo bem rápido, você consegue fazer isso em um dia. Meu caso eu validei na Anvisa do aeroporto de Guarulhos mesmo.

Aí tranquilo. Cheguei em Cairo \o>. Cheguei com vários turistas húngaros, já que tinha pego meu vôo de Budapeste. Fui andando seguindo o fluxo, nenhuma plaquinha dizendo sobre vistos e estrangeiros. Continuei andando até chegar no corredor da imigração. Mostrei meu passaporte e a mulher falou: “Você precisa de visto.” (cêjura? pensei). “Você vai naquele guichê e tira seu visto” continuou a moça. Chegando no guichê, com todos os documentos na mão o árabe apenas falou: “15 dólares.” Aí eu dei 15 dólares e perguntei se não queria a foto, ver o certificado de vacina ou meu passaporte. Ele apenas me deu um adesivo e não respondeu minha pergunta.

Cheguei novamente pra mulher da imigração, entreguei o adesivo, ela pegou e colou no meu passaporte e fui liberado. Ninguém viu meu nome ou minha foto ou meu certificado de vacina. Simplesmente comprei um adesivo pra deixar o passaporte mais bonito hahahaha.

Resumindo, a bagunça no Egito é generalizada. Lembrando que esse visto é válido por 90 dias. Não sei se alguma coisa mudou de lá pra cá, mas parece que eles não tão ligando muito pra isso. Pelo menos não é um visto difícil de tirar visto que é fácil (tudumts). Então boa sorte, boa viagem e vá visitar as pirâmides. Aquele abrass.

Ps.: Também não preenchi nenhum formulário que dizem que tem que preencher. Sou um cara sem lei no Egito?

O post Tirando visto para o Egito. apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/tirando-visto-para-o-egito/feed/ 11
Camelando. https://www.viajao.com.br/bkp/andar-de-camelo-gize-egito/ https://www.viajao.com.br/bkp/andar-de-camelo-gize-egito/#comments Thu, 13 Oct 2011 10:24:32 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=4888 Olha só quem apareceu por aqui! Eu! Depois do público implorar pra eu voltar, eu voltei.. agora pra ficar porque

O post Camelando. apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Olha só quem apareceu por aqui! Eu! Depois do público implorar pra eu voltar, eu voltei.. agora pra ficar porque aqui é meu lugar risos.

Então, já que tá tudo resolvido, hoje vou voltar a contar minha saga no Egito. Já contei como perder calorias numa pirâmide, já mostrei os óleos loucos, do trânsito inconsequente, como fazer o papiro, e por aí vai.

Como sempre fazemos aqui no blog, vou falar da minha experiência no Egito em janeiro desse ano. A primeira coisa que eu tenho a dizer é que o Egito é uma bagunça, tudo é um caos. Todo mundo fala do Brasil, como é desorganizado, falta de seriedade, mas no dia que você for pro Egito vai ver que o Brasil é uma maravilha, então vá preparado pra isso.

A segunda coisa que eu tenho a dizer, e talvez seja a mais importante porque pode influenciar diretamente nas minhas opiniões sobre o país do Bob Marley (piada que mais além você vai entender). Achei o país tenso, de tensão mesmo. Não me sentia muito seguro andando pelas ruas, e não era pelos egípcios te abordando toda hora, perguntando sobre seu boné, sua roupa, seu dinheiro, mas era porque eles estavam a beira de uma rebelião nacional (que claro, eu não sabia).

Você via pelas ruas manifestções, coisas estranhas acontecendo, pessoas louvando alguém pela TV, mas eu acreditava ser algo normal.

Havia também o recente fato do atentando em Alexandria que aconteceu no dia 1 de janeiro, e isso era assunto do povo, ouvi até uns comentário que a Al Qaeda estava envolvida, mas eram muitos rumores.

Resumindo, não quero assustar vocês, mas a realidade é que todos tentam se aproveitar de você turista, nem tudo é tããão barato quanto se fala, e pra contextualizar toda essa tensão que eu comentei, eu saí de Cairo dia 22 de janeiro de 2011. No dia 23 de janeiro começou a maior manifestação popular contra o até então presidente Mubarak, meio que um ditador, naquele país. Eu inclusive passei na frente da casa dele e já estava rolando umas tretas com o exército, porém, achei que era algo isolado. E depois disso milhares de turistas ficaram presos no país e por algum tempo, ou seja, tive sorte sim ou não?

Aí você me pergunta, mas vale a pena ir pro Egito? Sim! As pirâmides são inacreditáveis. Lembro que perdi a respiração por algum tempo quando vi a primeira pirâmide de Dashur, e é isso que é surpreendente. Toda a história que envolve o Egito.

Existem pessoas sensacionais, nem todos querem te enganar. A maioria se chama Mohammed, e dois deles foram meus guias até as pirâmides de Gizé, com meu fiel companheiro Bob Marley, o camelo.

Foi mais ou menos 2 horas de passeio, e acredite, não queira andar 2 horas de camelo, 5 minutos bastam. Fiquei com órgãos doendo, mas enfim, ver crianças jogando futebol do lado das pirâmides, dar um “oi” pro deserto do Saara fazem parte da aventura.

Finalizando, porque não quero que esse post fique maior que a Amanda (não é muito difícil), Egito é peculiar, surpreendente e andar de camelo é essencial para conhecer as dores do mundo. Aquela abraço e boa viagem.

Ps. No vídeo inteiro eu falei Giza porque todos chamam de Giza, mas em português é Gizé mess.

O post Camelando. apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/andar-de-camelo-gize-egito/feed/ 4
Ohhhhleos do Egito. https://www.viajao.com.br/bkp/ohhhhleos-do-egito/ https://www.viajao.com.br/bkp/ohhhhleos-do-egito/#comments Wed, 08 Jun 2011 10:18:01 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=2856 Hoje vou falar sobre um assunto meio Coisas de Diva. Sim, vou dedicar pra todas as mulheres leitoras desse blog.

O post Ohhhhleos do Egito. apareceu primeiro em Viajão.

]]>
Hoje vou falar sobre um assunto meio Coisas de Diva. Sim, vou dedicar pra todas as mulheres leitoras desse blog. Dedico também aos carecas de plantão (acho que em um futuro próximo farei parte dessa classe), e por que não às mulheres carecas também? Todos têm vez aqui no Viajão.

Vou contar mais uma “passagem” minha no Egito, na constante busca de não sofrer bullying pelos aproveitadores de turistas. Mas hoje a história é mais cheirosa, pois visitei a Sakkara Essential Oils clap clap!

Um lugar bem calmo com jardins floridos, ao contrário da cidade de Cairo e quase todo o Egito. Fui bem recebido, com chá, bolachinha e massagistas nuas tailandesas (sim, no Egito). Tem todo um climinha de coisas naturais.

A Sakkara Essential Oil produz óleos medicinais e perfumes digamos, diferenciados. Fizeram uma apresentação pra mim de uns 20 minutos (zzZzzZ) de todos os perfumes. Perfumes com nomes estranhos, tipo “Noite da Arábia” ou “Papiro de Jedai”. Louco mesmo, cada perfume tinha uma função. Tinha um que eu não sei porque entrava na categoria perfume, mas você misturava na água quente e cheirava, pra quem tem renite é uma maravilha, meio de hortelã, e sem contar que tinham VÁRIOS afrodisíacos.

Então acabada a sessão de 20 minutos de perfume, começa mais 20 minutos (zzZzzZ) de apresentações dos óleos. Mas esses são legais, mas são caros! Aliás, em relação ao Egito, essa lojinha aí é BEEM cara, isso porque ela possui um dos únicos certificados do Egito de produção desses óleos. Bom, foi o que o me falaram.

Tem óleo pra tudo. Pra você que é careca e até pra quem tem insônia, acredite. Oil Man faria a festa nessa loja (tu dum tss).

Pra você que for visitar as pirâmides de Saqqara (como ja mostrei aqui), passa lá na “tenda da magia” que com certeza você vai achar um óleo para você, nem que seja pra sua frieira ou sua dor nas costas (assuntos bem amplos). Um cheiro pras garotas e um abrass pro resto.

O post Ohhhhleos do Egito. apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/ohhhhleos-do-egito/feed/ 4
EcoPapel. https://www.viajao.com.br/bkp/ecopapel/ https://www.viajao.com.br/bkp/ecopapel/#comments Mon, 11 Apr 2011 10:29:03 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=1922 O post de hoje eu vou dedicar pra galera da 7ª série que está estudando Estudos Sociais (existe isso ainda?).

O post EcoPapel. apareceu primeiro em Viajão.

]]>

O post de hoje eu vou dedicar pra galera da 7ª série que está estudando Estudos Sociais (existe isso ainda?). Hoje vou ensinar a você como se faz um papiro. Simples, fácil e demorado. O único problema é achar uma flor de papiro original aqui no Brasil, ouvi dizer que é diferente do que é feita o papel.

Tendo a flor de papiro (essa foto de cima), você já pode começar o processo. Disseque a planta sem perdão, estilo Jason mesmo, e vai cortando em tiras o caule da planta, lembrando que essa flor pode chegar até 6 metros de comprimento, tcha!

Não achando bom o bastante o sofrimento da planta, pegue essas tiras e destrua na porrada, logo depois amasse! (narrando uma tortura mesmo).

Depois do massacre, pegue essas tiras e deixe de molho na água e vinagre, por 6 dias (nem 5, nem 7, 6. Eu fiz essa pergunta mesmo e o cara egípcio não gostou). Isso serve pra tirar a oleosidade e o açúcar da planta, pro seu papel ficar bonito mess no final do processo.

Depois dos 6 dias (zzZZzz) pegue as tiras e comece a enfileirar, cruzando-as. Entendeu?

Logo após esse processo, você vai deixar as tiras cruzadas numa prensa muito forte mess. E adivinha por quanto tempo? 6 dias! (contabilizei 12 dias já). Aí beleza, depois dos 6 dias você pega esse papel e deixa mais (claro) 6 dias no sol! Aí sim você vai ter um papiro!!

Pra você que está pensando que eu fiquei 18 dias lá vendo o processo inteiro (risos), não se assuste, essa demonstração já tinha tudo pronto. E no final ainda levei um papiro com o meu nome (pelo menos eu acho que é) e meu signo.

Espero que tenham gostado do momento “Ensinando coisas úteis” no blog, e espero ter ajudado milhões de estudantes a fazer seu trabalho de Estudos Sociais. Abrass.

O post EcoPapel. apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/ecopapel/feed/ 1
Como é entrar em uma pirâmide no Egito? https://www.viajao.com.br/bkp/entrar-em-uma-piramide-egito/ https://www.viajao.com.br/bkp/entrar-em-uma-piramide-egito/#comments Fri, 25 Mar 2011 10:00:41 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=1663 Dentro da pirâmide VermelhaEntrar em uma pirâmide é algo sensacional. É uma mistura de sensações, algo como se você estivesse malhando na sauna.

O post Como é entrar em uma pirâmide no Egito? apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Entrar em uma pirâmide é algo sensacional. É uma mistura de sensações, algo como se você estivesse malhando na sauna. Foi assim que eu me senti na Red Pyramid, a Pirâmide Vermelha em Dahshur. Como todos sabem, eu sou um cara muito atlético e em forma, porém eu sofro de renite e sinusite e essas coisas ites. Resultado? Uma pessoa quase múmia dentro de uma pirâmide. Perfeita combinação.

Sobe e desce a rolê. E não é pouca coisa, a Red Pyramid é a terceira maior pirâmide do Egito (perdendo pras de Gizé), dizem que foi a primeira pirâmide construída nos moldes de pirâmide mesmo, já que a de Saqqara (veja o post aqui) não tem beeeem o formato de uma pirâmide.

Achei que ia ver mais coisa dentro da pirâmide, sei lá, umas passagens secretas, Munn-ra do Thundercats, a múmia da minha professora do jardim (risos). Mas são apenas alguns módulos que não deixam de ser legais, afinal você está dentro de uma pirâmide, com blocos de pedra que pesam toneladas em cima da sua cabeça.

A entrada possui 62 metros de extensão, com 90cm de altura. Ou seja, você vai andar agachado a maior parte do tempo. O cheiro de amônia é muito forte devido a presença de morcegos. É um lugar não recomendado para claustrofóbicos mesmo, afinal é quase tudo túnel sem muita luz. Vale a experiência aventureira.

Existem alguns módulos que são sustentados por vigas de madeira, que DEPOIS que eu saí, o guia me falou que por ser a primeira pirâmide nesses moldes, a engenharia não era tão avançada, e por isso com o tempo as coisas andaram meio saindo do lugar e tal, mas tudo bem, se em 5 mil anos não caiu, por que cairia agora? (contando com a sorte).

Resumão:

Bom para: passar 1 hora.

Vá com calma, você precisa de um mínimo de preparo físico para entrar.

Leve água e se prepare para andar agachado.

Preço: 40 L.E.

O post Como é entrar em uma pirâmide no Egito? apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/entrar-em-uma-piramide-egito/feed/ 4
Saqqara saca? https://www.viajao.com.br/bkp/piramide-saqqara-cairo-egito/ https://www.viajao.com.br/bkp/piramide-saqqara-cairo-egito/#comments Sat, 26 Feb 2011 15:34:02 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=1521 O Viajão também é cultura, pode ser cultura inútil, mas não deixa de ser cultura. Hoje vou falar sobre uma

O post Saqqara saca? apareceu primeiro em Viajão.

]]>

O Viajão também é cultura, pode ser cultura inútil, mas não deixa de ser cultura. Hoje vou falar sobre uma das pirâmides que visitei no Egito, mas pra eu ser bem verdadeiro e não mentir, vou falar: a pirâmide de Saqqara não é uma pirâmide. (OHHH, fuu…).

Explico, a Step Pyramid (a pirâmide de Djoser) não entra nos moldes reais de uma pirâmide, porque ela possui degraus. Além de ser a primeira pirâmide feita no Egito, ela na verdade são mastabas (tipo túmulos) construídas ao longo dos anos uma em cima da outra.

Saqqara fica num deserto não tão longe da vegetação, a poucos metros dali existem árvores (eu acho que são tamareiras), onde no verão as crianças “oferecem” a rolê pros turistas as tâmaras. Me senti muito no Aladin na cena da feirinha: “Tâmaras! Tâmaras e figos! Tâmaras e pistaches!”

Como todos os outros lugares no Egito, sempre está cheio de turistas, e aonde tem turistas, tem gente querendo se aproveitar. Mas confesso que os aproveitadores de turistas em Saqqara foram engraçados e até tirei uma foto com eles, clássico. (em troca tive que dar umas moedas.)

Confesso que a grande necrópole da galera bam bam bam (cemitério real, só das pessoas importantes) não é de encher muito os olhos, em relação as de Gizé e Dashur (que eu postarei em breve) fica bem pra trás, mas pra você que é fã dos faraós, múmias e de quibe, visitar Saqqara é essencial, fundamental, genial!

Ps.: Ache um cowboy no vídeo.

O post Saqqara saca? apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/piramide-saqqara-cairo-egito/feed/ 2
Caos sobre rodas. https://www.viajao.com.br/bkp/transito-em-cairo-caotico/ https://www.viajao.com.br/bkp/transito-em-cairo-caotico/#comments Fri, 28 Jan 2011 10:00:15 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=1346 Diário de bordo: 19/01/11 – chego no aeroporto de Cairo, as 20h horário local. As 20h53 entro num táxi, as

O post Caos sobre rodas. apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Diário de bordo:

19/01/11 – chego no aeroporto de Cairo, as 20h horário local. As 20h53 entro num táxi, as 20h58 aproximadamente o táxi colide com outro carro. Minha única pergunta no momento era “O que eu estou fazendo aqui?”. De fato o trânsito é uma verdadeira bagunça no Cairo, (não só o trânsito, quase tudo é um caos) e o que eu tenho a dizer sobre isso é: seja feliz com o trânsito no Brasil.

Recapitulando, após a batida do meu táxi achei que ia rolar um longo processo de negociação sobre ambas as partes, mas na verdade rolou apenas uns xingamentos e ameaças de quebra pau, mas não passou disso, 3 minutos depois estava tudo em ordem, e o táxi já estava a caminho do meu hostel.

trânsito em qualquer horário no egito

Não é exagero da minha parte não, a parada é zoada mesmo, buzinaços pra qualquer coisa, sinais existem mas não vi nenhum funcionando, existem guardas de trânsito em quase todo o centro de Cairo, mas to até agora me perguntando pra que eles servem. Se um dia for para o Cairo, purfa, não alugue um carro e tenha cuidado sempre pra atravessar a rua, afinal pedestre não tem preferência nenhuma.

momentos depois de uma briga de trânsito em cairo

Cheguei a conclusão que é normal brigas de trânsito, presenciei algumas, mas nunca peguei o tempo certo pra poder filmar pessoas aglomeradas separando pessoas de brigas (a foto acima era um final de briga, sempre pessoas aglomeradas), mas enfim, o conselho que vos deixo: ande de camelo, é bem mais seguro.

O post Caos sobre rodas. apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/transito-em-cairo-caotico/feed/ 3