Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio colormag foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php:6131) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/feed-rss2.php on line 8
Arquivos Sevilla – Viajão https://www.viajao.com.br/bkp/category/europa/espanha/sevilla/ construímos memórias Sun, 29 Nov 2020 00:07:44 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.9.4 https://www.viajao.com.br/bkp/wp-content/uploads/2018/10/cropped-IMG_2510-32x32.jpg Arquivos Sevilla – Viajão https://www.viajao.com.br/bkp/category/europa/espanha/sevilla/ 32 32 Sevilla – Sê viu lá? https://www.viajao.com.br/bkp/morando-em-sevilla/ https://www.viajao.com.br/bkp/morando-em-sevilla/#respond Mon, 07 Oct 2013 11:00:49 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=9797 "Sevilla", "Sebilla", "Se vive", "Se linda!"  - é linda de ponta a ponta e eu já sabia disso antes mesmo de ir pra lá.

O post Sevilla – Sê viu lá? apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Incrível como a gente esquece de olhar o próprio quintal e dá mais valor pra grama do vizinho, né?! Incrível como a gente esquece de registrar as belezas de todo dia… Fazendo um retrospecto aqui no Viajão, me dei conta de que falei muito, muito, muito pouco sobre a cidade em que passei mais tempo na vida (depois da cidade natal Curitiba).

Falei aqui sobre a Praça da Espanha de Sevilha, o lugar mais arrebatador da cidade, sobre a Feria de Abril que torna a cidade famosa, e sobre uma peculiar dançarina de Flamenco, mas esqueci de contar todo o resto. Não foi por falta de admirar não, “Sevilla”, “Sebilla”, “Se vive”, “Se linda!”  – é linda de ponta a ponta e eu já sabia disso antes mesmo de ir pra lá. Acho que foi por preguiça de tentar encontrar explicação pra todas aquelas sensações que não escrevi antes.

Uma vez lá, eu me encantava a cada dia, me sentia privilegiada cada vez que passava pedalando e vendo o pôr do sol en la Puente de la Barqueta.

E durante os seis meses, não deixei de registrar cada detalhe, cada sacada, lençois voando no terraço e cada rua de passagem… teve até uma vez que resolvi filmar toda a caminhada até em casa (e deixar tonto qualquer um que tentou assistir o vídeo depois).

As ruas não turísticas, apenas calles espanholas, com suas mesinhas pra fora, gente “de tapas”, falando alto pela madrugada, improvisando um flamenco a cada esquina, ruas de pedra, cheiro de pedra molhada pelas mangueiras e perros andaluzes vagando… corredores de vento encanado e chafarizes saindo da calçada pra refrescar o sol de 40 graus e a pedalada de cada dia a caminho da universidade.

O mais interessante de morar em outro lugar – e não só fazer turismo nele – é justamente adquirir hábitos, repetir trajetos, inventar uma vida nova, visitar supermercados, se perder e mais tarde se reconhecer, não compreender e mais tarde se sentir local, criar rotina (essa mesma que a gente vive maldizendo quando está por aqui).

 

Nova vizinhança, novas rotinas, novos trajetos… foi esse espírito, que estou revivendo agora ao sair de casa oficialmente, que me lembrou dessa sensação deliciosa de sentir que no mundo, no fundo, se está sempre em queda livre, sem raízes, e de repente se sente em casa, criando novas famílias e raízes novas… até se jogar de novo…

Mas voltando a Linda Sevilla, o primeiro mês lá tinha essa cara, de estranhamento, de frio que não combinava com o lugar, de solidão idiomática…

Mas passados seis meses a sensação era de sangue latino pra sempre nas veias, calor insuportável, cheiro de cebola y jamón misturados no ar, tinto verano e madrugadas quentes… Se dizem que a “Espanha marca”, Sevilla carrega o que há de mais folclórico da cultura espanhola, e marca com ferro quente!

Aos fins de semana eu gostava de esquecer que estava morando lá e ia turistar mesmo! Tantos lugares lindos perto do nosso quintal, gringos com seus protetores vinham de todo canto para ver.

A Praça da Espanha que já foi cenário de cinema, a Casa de Hercules também já… as muralhas do bairro em que eu morava Macarena, que lembravam tempos de império romano. Puente aqui, puente ali, puente acolá e o belíssimo caminho com vista para o bairro de Triana de um lado e Torre del Oro de outro.

Sem contar a Catedral e sua linda torre Giralda. A segunda maior igreja gótica do mundo (apesar de ser bem uma mistura de antiga mesquita com templo católico),  terceiro maior templo do mundo, só perde pra São Pedro no Vaticano e Saint Paul de Londres. É lá que está/foi sepultado o famoso Cristóvão Colombo, aquele que, você sabe desde a escola, descobriu a América!

Bom, continuo amando Sevilla e tenho momentos de nostálgia até hoje, ela continua linda e ganha novos atrativos que me fazem querer voltar, como a grandiosa obra contemporânea Metropol Parasol:

Mas acho que o que mais gosto é daquela sensação, de cão andaluz sem destino, as vezes desejando ser aquela espanhola de cabelos soltos, sem compromissos, sem plano dentário, mas que é capaz de bater no peito e cantar chorado o flamenco mais profundo do universo, e depois sentar-se e comer mais uma azeitona… as vezes fingia ser um “hippie da alameda” – o que não deixa de ser uma mistura desses dois ultimos perfis.

A única dica desse post pode ser traduzida como: valorize (agradeça, tire foto, filme) cada canto da cidade em que for morar por um tempo, você pode passar por aquele muro todo dia, mas quando não estiver mais lá ele pode ser tudo o que você quer ver!

O post Sevilla – Sê viu lá? apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/morando-em-sevilla/feed/ 0
Mujeres https://www.viajao.com.br/bkp/mujeres/ https://www.viajao.com.br/bkp/mujeres/#respond Thu, 08 Mar 2012 17:00:25 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=6496 O viajão não podia deixar de homenagear nossas leitoras femininas hoje no dia mais importante do ano dia da mulher,

O post Mujeres apareceu primeiro em Viajão.

]]>

O viajão não podia deixar de homenagear nossas leitoras femininas hoje no dia mais importante do ano dia da mulher, que como o viajão também é internacional!!! Claro que quem fez isso fui eu, única mulher deste trio, cof cof …

Oferecemos a maior flor encontrada por nossas andanças:

A flor de metal (Floralis Genérica) de Buenos Aires é uma gigantesca homenagem às mulheres, e assim como nós somos de ferro, ela tem de dezoito toneladas e 23 metros de aço, alumínio e concreto armado. Assim como as mulheres que mudam, se adaptam e se transformam o tempo todo, esta abre e fecha conforme a intensidade de luz.

Uma salva de palmas pra nós, que trazemos ao mundo as paisagens mais coloridas, que não deixamos que os oceanos sejam rasos, mas viajamos de vento em popa, ancoramos e mergulhamos fundo em tudo… e com isso muitas vezes damos aos homens certa náusea… Mas que depois de velejar e mergulhar ainda queremos voar de balão e pegar um bugue “com emoção”. Com as mulheres não há viagem sem aventura, não há tédio!

Nunca esqueço de uma exposição que vi em Sevilla, no centro da cidade,  que mostrava bem grande e escancarados rostos de mujeres pouco habituais do universo espanhol… Lindas, vibrantes e impactantes!

Mulheres brasileiras, espanholas, africanas, americanas, francesas, peruanas… vocês movem o mundo!!!

O post Mujeres apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/mujeres/feed/ 0
Plaza de España https://www.viajao.com.br/bkp/plaza-de-espana/ https://www.viajao.com.br/bkp/plaza-de-espana/#comments Thu, 18 Aug 2011 10:00:25 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=3994 Chega mais, chega aqui, que agora eu vou mostrar a verdadeira Praça da Espanha! A de Sevilha, tá? Não a de Madrid, nem de Barcelona - e nem de Curitiba!

O post Plaza de España apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Buenas!!! No último final de semana tive a oportunidade de constatar mais uma vez como curitibano é um bicho que levanta o topete por muito pouco messs!!

Tá certo que a nossa praça da espanha é legalzinha, virou um verdadeiro movimento cultural e popular nas tardes de sábado, com música, feirinha de antiguidades e gente espalhada por todo o canto. Na boa, sem desmerecer isso que eu mesma a-do-ro… Mas, chega mais, chega aqui, que agora eu vou mostrar a verdadeira Praça da Espanha!!!

Olha só quanta imponência! A Praça da Espanha de Sevilha dá de 10 a zero na de Madri, e de digamos 3X0 na de Barcelona… afinal, Barça é Barça!

Sevilha é toda LINDA! Mas esse lugar foi o que mais me impressionou na cidade! Dá vontade de passar horas olhando aquele LARANJÃO tão intenso e vibrante, que você até agradece o solzão de 40 graus que ajuda no contraste!

Mas não tem problema não! Nos espaços internos e entre os pilares fica aquele fresquinho típico de pátio espanhol, azulejo andaluz!

Foi construída no Parque Maria Luiza pra uma exposição em 1929, a Exposição Ibero-americana. Não precisa entender muito de arquitetura pra simplesmente babar nela! É assim um estilo meio arena, meio teatro, mas dá pra imaginar também que seria um ótimo castelo!

Já foi até usada pra uma cena no Star Wars, sem mais detalhes de que episódio, que saga e blá blá blá pois este não é um blog nerd! risos…

O post Plaza de España apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/plaza-de-espana/feed/ 5
Comilão https://www.viajao.com.br/bkp/comilao-10/ https://www.viajao.com.br/bkp/comilao-10/#comments Sat, 09 Jul 2011 10:00:05 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=3380 Tem gente que não acredita em crise, pero que las hay, hay! É nessa filosofia que a Europa anda cambaleando

O post Comilão apareceu primeiro em Viajão.

]]>
Tem gente que não acredita em crise, pero que las hay, hay!

É nessa filosofia que a Europa anda cambaleando nos últimos anos. Em 2009 quando estive na Espanha era só o que se falava “La Crisis”. A parte boa é que tinha “ahorro” e “rebajas” (economia e promoções) até nos restaurantes. Uma campanha bem famosa era a da cervejaria  “100 Montaditos”.

Montaditos são mini-sanduichinhos com recheios diversos, desde queijo com queijo até salmão defumado com amêndoas, sempre acompanhados de chips.

A graça era que toda quarta-feira qualquer um dos sabores saía por 1 euro! Como cada um tinha uns 10cm, nada mais justo que pedir logo uns 5!!!

Agora, o que era famoso na casa mesmo era o “tinto de verano” – bebida típica espanhola que misturava vinho com laranja (será isso mesmo?) parece estranho, mas é DÍ-LI-ÇA! Prometo!

Tinha um esquema de double drink ou algo assim também. Eu não sei dizer porque a galera lá nunca pedia apenas 2!



O post Comilão apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/comilao-10/feed/ 2
Dance Potranca https://www.viajao.com.br/bkp/dance-potranca/ https://www.viajao.com.br/bkp/dance-potranca/#comments Thu, 09 Jun 2011 10:00:27 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=2866 Aí você está na cidade mais tradicionalmente espanhola da Espanha e pensa: “eu preciso ver uma apresentação de flamenco!”. Aí

O post Dance Potranca apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Aí você está na cidade mais tradicionalmente espanhola da Espanha e pensa: “eu preciso ver uma apresentação de flamenco!”. Aí que te indicam o tradicional La Carboneria, que de tão mocado entre vias e ruelas intermináveis deve ser mesmo muito true, mais tradicional do que turístico.

Aí você senta em mesas compridas compartilhadas e viradas pro palco (se chegar cedo), pede seu “tinto verano” ou sua sangria e espera entrar aquela Penélope Cruz com flor no cabelo e fenda no vestido.

Aí que entra ela:

Desculpem o título, de um quê politicamente incorreto, mas foi impossível não apelidar essa ocasião de “dance-potranca-dance-coemoção”. E emoção é o que não falta numa apresentação dessas.

Pra gente que está acostumado a pensar em uma dança bonita, passos atraentes, catanholas e estamos mais próximos dos vizinhos do tango, é de espantar a fuerza de um legítimo flamenco, dramático, a dançarina se bate toda (mesmo com a roupa apertada) e o cantor lá trás é quem chora, canta tão chorosamente que dá até vontade de botar no colo.

Outra coisa muito engraçada era a mocinha mandando a galera calar a boca, entre um tapa e outro, bem durante a pausa dramática, ela se irritava com as “conversas de bar” e fazia a segunda voz com um “shhhhhhh”. Risos. Pena que essa parte não foi filmada!  Fica aí uma amostrinha pros viajões.

O post Dance Potranca apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/dance-potranca/feed/ 5
Festa junina espanhola https://www.viajao.com.br/bkp/festa-junina-espanhola/ https://www.viajao.com.br/bkp/festa-junina-espanhola/#comments Wed, 20 Apr 2011 10:00:27 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=2027 Mais uma da série “Grandes Festas Populares”, apresento a Feria de Abril de Sevilla (ou seria Feria de Avril de Sebilla?).

O post Festa junina espanhola apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Mais uma da série “Grandes Festas Populares”, apresento a Feria de Abril de Sevilla (ou seria Feria de Avril de Sebilla?).

Como muitos sabem passei 6 meses nessa cidade do sul da Espanha, capital da região da Andaluzia, em meados de 2009; e para os que não sabem já aviso que muitos posts virão sobre essa cidade tão fuerte e caliente!

Durante a semana da Feria de Abril (este ano inclusive será em maio) que comemora a primavera, além de acontecer a temporada de touradas, que eu não tive grana pra ver coragem de mostrar pra vocês, por amor aos pobres bichinhos, acontece essa festa que pode ser comparada com uma festa junina brasileira. Obrigatória pra todos os moradores tem barracas, brinquedos tipo Parque Tupã, comidas típicas e as típicas roupas “sevillanas” .

Não confundam com o flamenco, que é bem diferente, mas vai dizer que não parece aquela fantasia que sua mãe colocava em você pra dançar a quadrilha???

Acredite ou não, estas são bastante levadas a sério, custam os olhos da cara e a mulherada passa meses da vida planejando e preparando o modelito.

Quanto às barracas, chamadas de “casetas”, pra mim eram apenas barracas, mas a verdade é que tem todo um status envolvido e algumas exclusões sociais também.

Existem as barracas de ricaços com convidados particulares, música e decoração próprias (parece até um casamento), algumas privadas de famílias mais ou menos abastadas, as de empresas e entidades e umas poucas barracas públicas onde você compra as comidas típicas espanholas como tortilla de patatas, salmorejo e jamón serrano por uma pequena fortuna. Tem ainda o povo que fica na rua mesmo, dançando e desfilando os modelitos.

Apesar do lusho que algumas dessas barracas proporcionam, tudo não deixa de ser muito brega! Lembra muito as festas da vila no programa do chaves. Não falta também o melhor da cultura espanhola que é dança, cantoria, e muito vinho pra regar essa alegria toda!

Mais fotos em: http://www.facebook.com/feriadeabrildesevilla?sk=photos

O post Festa junina espanhola apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/festa-junina-espanhola/feed/ 3