Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio colormag foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php:6131) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/feed-rss2.php on line 8
Arquivos Turquia – Viajão https://www.viajao.com.br/bkp/category/europa/turquia/ construímos memórias Mon, 05 Nov 2012 23:43:23 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.9.4 https://www.viajao.com.br/bkp/wp-content/uploads/2018/10/cropped-IMG_2510-32x32.jpg Arquivos Turquia – Viajão https://www.viajao.com.br/bkp/category/europa/turquia/ 32 32 A Ásia é logo ali! https://www.viajao.com.br/bkp/istambul-europa-asia/ https://www.viajao.com.br/bkp/istambul-europa-asia/#respond Tue, 06 Nov 2012 09:00:27 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=8100 Não podemos negar uma coisa: Istambul tá muito na moda aqui no Brasil! Todo dia, no horário nobre, a cidade

O post A Ásia é logo ali! apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Não podemos negar uma coisa: Istambul tá muito na moda aqui no Brasil! Todo dia, no horário nobre, a cidade aparece na TV. E vai ficar ainda mais pop até a metade do ano que vem. Por isso, agradeçam (ou não) à Glória Perez, autora da novela das nove, “Salve Jorge”. Parte da história se passa  na belíssima cidade turca.

Já mostramos “turcamente” no Viajão as pechinchas do Grand Bazaar, a visita às mesquitas sensacionais, o segundo maior shooping da Europa e uma visita indigesta ao Mc Donald’s do lado asiático da cidade.

E é bem esse esquema europeu/asiático que você poderá vivenciar se fizer uma viagem pra Istambul. É uma situação diferente/divertida. Sair da Europa e ir pra Ásia num piscar de olhos como em nenhuma outra cidade do mundo. É a única que fica em dois continentes.

Essa mistura (Ásia+Europa) dá o tom da cidade, o tempo todo. E pra fazer essa travessia e conhecer o lado asiático é simples demais (ou o contrário, vai que você chega pela Ásia risos).

Lembro que pegamos um bonde pra irmos até as docas, onde ficam os barcos que saem do lado europeu para cruzar o Estreito de Bósforo. O problema: eu estava com uma gripe infernal bem nesse dia, corpo todo dolorido, o que afetou um pouco minha lembrança exata dos fatos.

Lembro que ventava muito ali perto das docas (jura?) e que isso era um tremendo incômodo pra mim. O vento parecia carregar mini navalhas flutuantes que rasgavam vorazmente cada centímetro de minha pele, ass.: Erico Veríssimo.

Compramos o ticket para a travessia do ferry boat ali mess. Era barato, mas não me perguntem o valor :/ a gripe apagou da minha memória. Entramos no barco. São amplos e com bancos de MADEIRA espalhados pra você sentar.

A travessia demora uns 20 minutos, se não estou enganado. A água do Bósforo, azulíssima, estava um pouco REVOLTA no dia que fui. Mas nada que comprometesse o passeio mais do que a gripe chata.

Chegando no lado asiático, você já percebe diferenças, como arquitetura sutilmente diferente, mais mulheres com o rosto coberto com lenços, ruas um pouco menos movimentadas. Aí aproveite passeando, curtindo, entrando em lojas e comendo.

Gripe embeleza risos

Depois, é só fazer o caminho de volta exatamente da mesma forma que fez o de ida.

Já do lado europeu de novo, ainda flagrei um tiozão pescando no Bósforo debruçado no parapeito.

Europa e Ásia nunca estiveram tão perto! Pacotão 2 em 1, ainda quero repetir. Mas sem gripe da próxima vez. 😉

O post A Ásia é logo ali! apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/istambul-europa-asia/feed/ 0
Mc Pode isso? https://www.viajao.com.br/bkp/mc-pode-isso/ https://www.viajao.com.br/bkp/mc-pode-isso/#respond Mon, 23 Apr 2012 10:00:53 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=7072 Era uma vez no oriente… Parece até tema de CD do melhor grupo musical do Brasil conhecido como É o

O post Mc Pode isso? apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Era uma vez no oriente… Parece até tema de CD do melhor grupo musical do Brasil conhecido como É o Tchan, só que não.

Curtiu meu lado oriental? risos

Tudo aconteceu quando fui para o lado oriental desse planeta, enquanto estive em Istambul. Logo após CRUZAR A FRONTEIRA, passeamos por umas lojinhas e resolvemos almoçar loucamente. Havia um Mc Donald’s logo ali. E me parecia peculiar. Era bem diferente de qualquer outro do lado ocidental da cidade.

Entramos, sentamos e choramos e começamos a olhar o PAINEL que descreviam os lanches. Aí você vai me crucificar: mas pô, esse post deveria ser no sábado, é um Comilão. Não, caro viajão. É um RAIVÃO! Calma que vou explicar o porquê.

Como já escrevi aqui, achei Istambul sensacional, com um povo hospitaleiro demais. Mas nesse Mc a situação foi diferente. Por lá existem vários lanches diferentes e com nomes estranhos.

Tinha Mc Kebab, Mc Turco com uns temperos diferentes, vegetariano com cebolas, e por aí vai!

Até aí tudo bem. Só que tirando os clássicos e escritos em inglês, como proceder quando você lê algo do estilo so?an domuz ile insan eti ve kan?? Ah, claro, basta perguntar pro atendente, néam? E em inglês! Eis o pobrema. Os caras não faziam questão NENHUMA de explicar algo. Tavam cagânu pra gente.

Eu tava com uma gripe fenomenal e paciência zero. Comecei a me irritar, porque queria experimentar algo diferente. Mas os queridos funcionários não se esforçavam pra falar inglês. Podem me julgar, mas achei estranho o cara trampar no Mc Donald’s, numa cidade que recebe turistas do mundo todo, e sequer se esforçar pra ajudar um pobre ocidental.

Fizemos os pedidos e vimos lanches que jamais imaginaríamos ser produzidos pelo amigo Ronald risos. Meus pais e minha irmã receberam os deles. E eu? Fiquei esperando o meu.

Eu via todos comendo freneticamente seus sanduíches, enquanto o meu se transformava na maior lenda do IMPÉRIO INCA (???). Fui lá questionar e o cara esbravejou algo em turco. Ok, me desculpe se vou a um fast food e questiono a demora de QUINZE MINUTOS de preparo do meu lanche.

Enquanto isso, curti o tempo pra reparar no povo da LANCHONETE. Havia meninas de BURCA fazendo um contraste interessante.

Depois dos 15 minutos, eis que recebi o lanche. Já prevendo que deveriam ter cuspido e passado no saco jogado no chão, resolvi experimentar a batata-frita primeiro. Estava salgadíssima. Fui lá trocar, e mais uma vez fui metralhado com bordões vindos de uma novela da Glória Perez. Procurei as câmeras escondidas. Só podia se tratar de uma pegadinha, né?

Mas lá no fim, acabou dando tudo certo. Comi com raiva, meu lanche nem era tão bom e eu queria sair correndo daquele lugar. Mc Pode tanta ignorância? Jurei nunca mais pisar lá risos. Aliás, ir ao lado oriental de Istambul e comer mais uma vez no (pior) Mc Donald’s (do mundo)? Não, obrigado. Prefiro ouvir o meu CD do É o Tchan. Fui!

Arigatô risos

O post Mc Pode isso? apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/mc-pode-isso/feed/ 0
Paraíso de gurias https://www.viajao.com.br/bkp/paraiso-de-gurias/ https://www.viajao.com.br/bkp/paraiso-de-gurias/#comments Wed, 21 Sep 2011 10:00:44 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=4507 Atenção: post atualizado às 16h30min. O novo maior shopping da Europa foi inaugurado ontem, em Londres. Este texto sobre o

O post Paraíso de gurias apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Atenção: post atualizado às 16h30min. O novo maior shopping da Europa foi inaugurado ontem, em Londres. Este texto sobre o shopping de Istambul foi escrito antes disso. Mas isso não prejudicará sua leitura, ok? Agora existem dois gigantes por lá pra você conhecer! 😉

Para os homens, existe uma equação interessante. E nem precisa ser crânio em matemática pra entender:

mulheres nuas + cerveja + futebol + churrasco = paraíso.

Para as mulheres, a CONTA é outra: milhões de lojas + compras + sacolas + shopping = paraíso.

To certo, s ou n?

Imagine, então, se esse shopping for o MAIOR DA EUROPA e o SEGUNDO MAIOR do mundo? E é possível visitá-lo, caras viajonas! Fica em Istambul, na Turquia.


O shopping se chama Cevahir e tem SEIS ANDARES! Você consegue chegar até ele de metrô. E quase na chegada tem tipo um BONDE que passa por uma SUBIDAÇA (tudo coberto). É exclusivo mesmo pra levar a galera pro shopping, já que ele fica meio no alto de um MORRO.


Lá dentro, dá medo. É tanta loja, mas taaaaaaanta loja, que dá até preguiça de pensar. Sem contar na confusão pra se encontrar. Se você tiver em uma galera e for se separar, lembre-se de marcar um lugar X pra reunir todo mundo depois. Do nada, zanzando lá dentro, você não vai cruzar com seus conhecidos.

Vale por conhecer o lugar, ver a gigante praça de alimentação e descansar um pouco. Mas, claro, se você for guria, não desperdiçará tempo com isso. Vai percorrer o equivalente a uma meia maratona de tanto que andará por aqueles corredores gigantescos risos.

A prova: meu pai e eu resolvemos parar num café e ficar conversando por umas duas horas. Tudo pra esperar minha mãe e minha irmã, que faziam compras. Gurias, né? Mesmo assim, confesso que o tempo passou rápido.


Por isso, gurias e piás, se estiverem na Turquia, vão a este shopping. É curioso, gigante, intimida e ainda tem umas promoções. Não vou dizer que não comprei nada. Comprei sim! Mas mais fiquei sentado, apenas curtindo a imen$idão de lojas com os olhos, de longe. E valeu a pena!


O post Paraíso de gurias apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/paraiso-de-gurias/feed/ 3
Mesquita sem mosquito https://www.viajao.com.br/bkp/3407/ https://www.viajao.com.br/bkp/3407/#comments Wed, 13 Jul 2011 10:00:30 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=3407 PÉIN! PÉIN! PÉIN! Dua Saattir! Dua Saattir! Sim, é isso que ouvimos em Istambul, na Turquia, em alguns horários do

O post Mesquita sem mosquito apareceu primeiro em Viajão.

]]>

PÉIN! PÉIN! PÉIN! Dua Saattir! Dua Saattir!

Sim, é isso que ouvimos em Istambul, na Turquia, em alguns horários do dia. Isso tudo sai por um sistema de som próximo do lugar onde ficam as mesquitas! E querem dizer que é “hora da oração”.

Aí, meu, você pode chorar à vontade. Não vai entrar nas mesquitas nesse horário. Elas são fechadas pro povo rezar. Por isso, TURISTAS FORA! Mas calma, não é o dia todo assim, prometo.

As mesquitas estão ali pra você visitá-las também. E te digo que é uma experiência absurda!!! A única regra: tire os sapatos antes de entrar em qualquer uma. O aviso já está na porta.

Lá dentro é aqueeeeele cheiro de chulé e cachorro molhado, principalmente se estiver chovendo (como no caso dos dias que estávamos por lá). Mas nada que faça você morrer. E, se morrer sufocado, já está numa mesquita mess. Um belo lugar pro ÓBITO, não? risos Ah! Por falar nisso, algumas têm túmulos de sultões e familiares deles.

Logicamente a mais aguardada e concorrida (isso significa muuuuuita fila pra entrar) é a Basílica de Santa Sofia (Ayasofya). A maior de todas, mais bela e mais impressionante. Uma estrutura gigante. Nesta, você paga pra entrar (não lembro o valor, mas não é um absurdo) e baba com a ARQUITETURA e os detalhes.

Nem precisa dizer aqui que, como os locais são de oração, respeito e CONDUTA lá dentro são essenciais!

Ah, além da Santa Sofia, tem também a Otávio Mesquita Azul, famosaça. E elas ficam FRENTE A FRENTE. Basta atravessar a rua.

E tem uma praça muito massa por ali. Dá pra sentar, ficar “viajando” um pouco observando as estruturas monumentais. Ore. Viaje. Fale turco. Istambul pede isso de você.

Siga-nos no twitter @blogviajao e curta nossa página no Facebook 😉


O post Mesquita sem mosquito apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/3407/feed/ 1
Quer pagar quanto? https://www.viajao.com.br/bkp/quer-pagar-quanto/ https://www.viajao.com.br/bkp/quer-pagar-quanto/#comments Wed, 23 Feb 2011 10:00:55 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=1466 40! 35! 27! 20! 18! 15! 10! Tá, cincão fechou!!! É barganha! Vem aqui! Você vai querer! Corre! Compra! Não

O post Quer pagar quanto? apareceu primeiro em Viajão.

]]>

40! 35! 27! 20! 18! 15! 10! Tá, cincão fechou!!! É barganha! Vem aqui! Você vai querer! Corre! Compra! Não perde! É da melhor qualidade!

Estranhou essa parte ali de cima? Não estranhe, porque são apenas algumas coisas que você vai ouvir quando for ao Grand Bazaar (Grande Bazar) em Istambul. Cara, é simplesmente um lugar COBERTO com umas 4 mil LOJAS!

Mulheres, podem desmaiar agora. Mas voltem depois pra continuar lendo, ok?

Então, tire pelo menos uma tarde e uma noite inteiras pra conhecer um POUCO do que é o Grand Bazaar. Ali você já vai ver de cara a simpatia dos turcos. A galera é MUITO gente boa (e não é só porque querem vender, não).

Eles batem-papo, interagem o tempo todo, e CURTEM DEMAIS os brasileiros. Tanto é que a maioria ARRANHA COISAS EM PORTUGUÊS pra que você compre.

No quesito compras, o lugar tem de tudo. De joias (verdadeiras e réplicas) até CHÁS! Sim, algo bem comum na Turquia, o TCHAI. E no Grand Bazaar a galera vai servindo pra você, de graça mess.

Quando passear pelos corredores, saiba que você será chamado o tempo todo pelos vendedores, que ficam em frente às lojinhas. É nessa hora que tem que surgir seu PODER DE PECHINCHA.

Se você se interessar por algo, incorpore a FERNANDA MONTENEGRO/TONY RAMOS e mande bala.

E lembre-se: NUNCA diga “sim” de primeira. Recomendação que recebemos no hotel e funcionou demais! O cara vai te falar um preço quando você perguntar o valor de qualquer coisa. Faça cara de quem chupou limão e esfregou a língua na brita.

Aí ele vai perguntar o porquê de sua cara. Você diz que tá caro BAGARAI. Aí ele vai perguntar quanto você quer pagar. E aí você avacalha.

Se ele não aceitar, VIRE AS COSTAS E VÁ EMBORA. Como se nunca tivesse a fim de comprar aquilo. Tenha certeza: ele correrá atrás de você e negociará de novo.

Compramos altas coisas agindo assim e, em algumas, pagamos até 80% a menos do primeiro valor colocado (mas calma, nem tudo é baratíssimo!). Por isso, aproveite e ATUE! Meryl Streep/Jack Nicholson ficarão orgulhosos de você, seu TURCO!

O post Quer pagar quanto? apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/quer-pagar-quanto/feed/ 2