Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio colormag foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php:6131) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/feed-rss2.php on line 8
Arquivos israel – Viajão https://www.viajao.com.br/bkp/tag/israel/ construímos memórias Tue, 01 Dec 2020 12:54:21 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.9.4 https://www.viajao.com.br/bkp/wp-content/uploads/2018/10/cropped-IMG_2510-32x32.jpg Arquivos israel – Viajão https://www.viajao.com.br/bkp/tag/israel/ 32 32 Como visitar e flutuar no Mar Morto, em Israel https://www.viajao.com.br/bkp/como-flutuar-no-mar-morto-em-israel/ https://www.viajao.com.br/bkp/como-flutuar-no-mar-morto-em-israel/#respond Mon, 13 May 2019 10:00:55 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=11259 Quando a gente fala em Israel, sempre lembra do Mar Morto. Lá, a concentração de sal é de cerca de 33%, o que é quase dez vezes mais que no oceano. Ou seja, entrar na água é flutuar sem esforço.

O post Como visitar e flutuar no Mar Morto, em Israel apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Quando a gente fala em Israel, sempre lembra do Mar Morto. Esse mar, na verdade, é um lago abastecido pelo rio Jordão. E a concentração de sal é de cerca de 33%, o que é quase dez vezes mais que no oceano. Ou seja, entrar na água é, basicamente, flutuar sem esforço. Você pode até tentar afundar, mas pra quê? A graça é experimentar a leveza de conseguir sentar na água.

Rachel flutuando no Mar Morto com pessoas e quiosque ao fundo.
E o que dizer da cor da água?

Como chegar no Mar Morto

O Mar Morto fica entre Israel, Jordânia e a Cisjordânia e está 430 metros abaixo do nível do mar. Ou seja, é o ponto mais baixo do mundo. Já estive lá duas vezes, ambas do lado de Israel. Fica bem pertinho de Jerusalém e de Tel Aviv (o que é longe em Israel, me diz?), com boas estradas no caminho. E dá para chegar de carro, de transporte público, ou do jeito que a maioria dos turistas faz: com passeios de um dia.

Em geral, esses tours saem bem cedinho em direção à Massada, que é uma fortaleza construída no século 30 a.C. Depois, seguem para um trecho do Mar Morto onde você pode usar praias particulares por um dia (paga para entrar, mas o ingresso costuma estar incluso no valor do tour). No fim da tarde, você está de volta para seu hotel em Jerusalém ou Tel Aviv. Custa cerca de 100 dólares, dependendo do que estiver incluso e qual o ponto de partida. Outro jeito é ir para a região de Ein Bokek, mais ao sul, onde há vários hotéis e praias públicas.

Fortaleza de pedra com o Mar Morto ao fundo.
Do alto da Massada dá pra ver o Mar Morto ao fundo – e sonhar com um banho de mar!

Eu já fiz os dois tipos de passeio (day trip em 2010 e uma parada a mais na excursão de 2018). Acho que ambos têm suas vantagens e desvantagens. Nas praias onde você usa a estrutura de clubes por um dia, tem mais turistas, mas é mais perto. Então é uma boa caso sua viagem esteja concentrada no centro e norte de Israel. Como meu destino era o sul, a pausa no hotel foi bem vinda. E ainda pude curtir uma praia um pouco mais vazia, também com boa estrutura e comprar várias máscaras faciais e ter uns dias de balneário e piscina.

Ah, e se for por conta, fique atento se há praias fechadas. Recentemente, algumas estradas e praias foram fechadas por causa de solapamentos, como a Ein Gedi.

Entrando na água

Duas coisas chamaram muito minha atenção ao entrar no Mar Morto: a textura da água, que é muito oleosa; e o chão de pedregulhos de sal. Isso mesmo. O fundo do lago é todo de pedrinhas – e pedras imensas e pesadas! – de sal.

Pedra de sal do Mar Morto maior que a palma de uma mão.
Vai um salzinho aí?

A água é um pouco gelada, eu confesso. Mas é um refresco bem vindo no calor do deserto. Tanto no inverno, quanto na primavera, deu pra entrar tranquilamente no mar.

Eu sei que você vai ficar tentado a experimentar a água. Eu também fiquei. Levei só o dedo à boca e já deu para sentir o gosto extremamente salgado e ruim da água. Mas tome cuidado para não dar um gole da água! A alta concentração de sódio, entre outros minerais, vai fazer muito mal para o seu organismo e você pode ficar doente de verdade.

Grandes pedras de sal no fundo do Mar Morto.
Esse é o fundo do Mar Morto. Dizer que dá pra tropeçar é pouco…

Além da fama de flutuação, o Mar Morto é conhecido pela sua lama, que as pessoas costumam passar no corpo e rosto para hidratar a pele. E essa lama é usada em vários produtos de beleza (alô, alô, Marina!).

Tecnicas para flutuar no Mar Morto

Você não precisa de nenhuma! É quase inevitável flutuar no Mar Morto. Tanto que a única instrução que você precisa é: vá entrando na água e, quando estiver com ela mais ou menos na altura do quadril, recline para trás devagar. A força da água já vai empurrar suas pernas para cima e pronto! Você está flutuando! Agora é só ter cuidado para o vento não te levar para a Jordânia para o fundo.

Rachel flutuando com as pernas dobradas no Mar Morto, em Israel.
Só faltou mesmo o livro…

A sensação é parecida com a das flutuações de Bonito. Com certeza quem sabe nadar vai achar fácil no começo, uma vez que é só boiar. Isso, até você tentar baixar os pés com aquele chinelo que falaram pra você usar por causa das pedrinhas de sal e não conseguir. E aí, você vai acabar virando de barriga pra baixo (como eu), e perceber que você está boiando nessa posição (como eu). E a brincadeira fica ainda mais divertida!

Portanto, minha dica de alguém que ficou girando na água por trinta segundos muito tempo é: pode entrar descalço mesmo.

O que fazer e o que não fazer

Com certeza, o guia que te levar até o Mar Morto vai passar essas orientações. E elas estão também em placas pelas praias. Mas é bom conhecer algumas delas antes e entender o porquê de obedecê-las.

  • A mais importante é que não pode mergulhar, nem afundar a cabeça na água. O motivo é a quantidade de sal, que vai irritar muito os olhos.
  • Além disso, não pode ficar muito tempo direto dentro d’água. Por isso, o ideal é ficar alguns minutos, sair, tomar uma ducha, se encher de lama do Mar Morto, deixar secar, voltar pro mar, e ir repetindo.
  • Ao entrar na água, você vai descobrir todo microcorte que tiver no corpo. E eles vão arder bastante! As cutículas foram meu maior incômodo. Por outro lado, eu tropecei a caminho do mar, ralei o joelho e não senti nada.
  • Também é bom deixar os acessórios no hotel. Jóias e relógios tendem a escurecer rápido no contato com a água super salgada.

Aí, e só flutuar…

O post Como visitar e flutuar no Mar Morto, em Israel apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/como-flutuar-no-mar-morto-em-israel/feed/ 0
O melhor é quando vamos pra Baleia https://www.viajao.com.br/bkp/o-melhor-e-quando-vamos-pra-baleia/ https://www.viajao.com.br/bkp/o-melhor-e-quando-vamos-pra-baleia/#comments Thu, 23 Aug 2012 14:06:05 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=7521 Extra! Extra! Edição extraordinária, com participação especial no Viajão. Ok, não é meu Bar Mitzvah, até porque não sou judeu

O post O melhor é quando vamos pra Baleia apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Extra! Extra! Edição extraordinária, com participação especial no Viajão. Ok, não é meu Bar Mitzvah, até porque não sou judeu e já estou beirando os 30 anos risos. Mas é o dele, do cara mais comentado da internet no momento.

Os pais dele são demais, como eles não têm. Ele é Nissim Miojo Ourfali! Isso, Nissim Ourfali é o cara da vez. Depois que o vídeo lip-sync dele para o Bar Mitzvah vazou na internet, o cara virou um fenômeno.

Como bons viajões, já temos um novo lema de vida! Viajar é irado, é 10! Ainda mais quando vamos pra Baleia! Opa! Pois o que seria essa Baleia que o Nissim fez questão de ressaltar no vídeo/homenagem?

A bela montagem pode até tentar nos enganar! Mas o Nissim não estava se referindo ao cetáceo, não. Ele fala que é muito MANEIRO visitar a Praia da Baleia, no litoral norte de São Paulo.

Eu nunca fui. E esse é um blog de experiências pessoais. Então o que to fazendo aqui, escrevendo sobre um lugar que nunca visitei? Não sou eu que to falando, é o próprio Nissim. Ele me mandou umas DICAS de lá, numa espécie de Colaborões fora de época. E resolvi COMPARTILHAR COM VOCÊS!

A Baleia é uma praia plana e extensa, com areia batida ideal para caminhadas. Com águas calmas e tranqüilas tornam a praia ideal para a família, em especial para crianças, pois a praia não tem tombos e ondas grandes. 

Sim, são só essas dicas risos. Mas o Nissim mandou avisar que:

“Nasci 13 anos atrás e sou um menino que tem duas irmãs e um irmãozinho. Minha família é um show! Quando a gente viaja, é irado, é 10! Mas o melhor é quando vamos pra Baleia!  Além de viajar e de fazer 13 anos, também jogo basquete e vou pra Vila Boim.

“Em casa é só video-game, PC e TV. Mas não bagunço e sou um bom aluno. Gosto de Friends, de Big Bang, e pra escutar Pop e um Sertanejo-ô. Dizem que sou bem-humorado, inteligente e também desligado-ô.

“Fui pra Israel e curti demais. Em Israel fomos lá pro norte. Teve caiaque, KINECT (?) e tirolesa. A MOTOLÂNCIA e também teve a colheita.

Valeu pelas dicas, Nissim! Agora deixa eu ir. Vou pegar minha MOTOLÂNCIA e zarpar daqui. Vou pra casa! Lá é só video-game, PC e TV! É irado! É 10!

*obviamente esse post é uma brincadeira. Nissim não nos escreveu. Ah! As informações sobre a Praia da Baleia são verdadeiras, ok? Se visitá-la, mande-nos sua história de viagem pro souviajao@gmail.com e seja um colaborão de verdade. Publicaremos suas dicas aqui! 🙂

O post O melhor é quando vamos pra Baleia apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/o-melhor-e-quando-vamos-pra-baleia/feed/ 3
Colaborões. https://www.viajao.com.br/bkp/colaboroes-35/ https://www.viajao.com.br/bkp/colaboroes-35/#respond Tue, 18 Oct 2011 15:05:52 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=5011 Ela é bonita, ela é publicitária, ela é sensa e não aceita convites de ninguém, só se o convite for

O post Colaborões. apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Ela é bonita, ela é publicitária, ela é sensa e não aceita convites de ninguém, só se o convite for pra escrever no blog do cara mais gato legal do Brasil. Hoje temos aqui a Juliana Warszawiak, contando sua viagem para Israel. E olha, eu já quero ver qual é desse mar morto aí, diz que arde tudo, mas vou deixar pra você ler a história que ela contou especialmente para o Viajão. Valeu Ju! E esperamos mais histórias suas por aqui. E você caro viajão que quer contar sua história pra gente dar umas risadas (ou não), é só mandar pro souviajao@gmail.com e ser feliz. Aquele abrass.

___

A missão: escrever sobre viajar para Israel.

O desafio: resumir em poucas palavras tudo o que vi, vivi e senti.

Para começar, preciso dizer que sou judia, esse fato talvez seja importante para que entendam a minha paixão por esse país. Mas pretendo mostrar que ele é fantástico para qualquer um que resolva conhecê-lo.

Sabe um lugar que você sonhou em conhecer desde sempre? Esse lugar para mim era Israel. Era um lugar que eu praticamente já conhecia antes mesmo de ir, de tanto que me imaginei estando lá. Minha oportunidade de conhecer esse cantinho do mundo demorou a chegar. Tive a chance de ir no final da 8ª série e não deu certo. Tive outra chance de ir morar um ano em 2003 e também não deu certo. Finalmente no finalzinho de 2008 deu tudo certo e a viagem enfim saiu (com repeteco no final de 2009).

As minhas duas viagens para lá foram facilitadas por um projeto que leva jovens judeus para conhecer Israel. O primeiro ano que fui, foi participando do programa. No segundo foi como monitora de um dos grupos. Só pelas pessoas especiais que conheci nessas duas viagens, já teria sido especial e poderia escrever falando apenas sobre elas, mas no momento o foco é falar sobre o país.

A primeira impressão que tive ao chegar é que estava em um lugar diferente de tudo o que já havia visto! (a segunda, terceira e todas as impressões que tive também). É um país que mistura religião (judaica, muçulmana e católica) e modernidade.  Mistura história e tecnologia. Mistura deserto e paisagens lindas. Mistura soldados e civis. Mistura construções antigas e modernas. Mistura jovens “loucos” e religiosos ortodoxos. Mistura política e religião. Mistura guerra e uma sensação sem igual de segurança.

Nesse texto não quero entrar em aspectos políticos, discutir sobre a questão Israel e Palestina. Quero apenas falar sobre um país lindo, muito diferente da imagem que muitos têm, de um país que é como um “campo de guerra”. Garanto para vocês que é muito mais seguro andar por Israel (obviamente pelas partes que são indicadas como seguras) do que andar pelas ruas do Brasil correndo o risco de ser assaltado, seqüestrado…

Voltando ao país. Israel tinha tudo para não dar certo. Parte de seu território é um pântano e a outra parte é deserto. Tendo isso em mente é mais fascinante ainda ver em que se transformou esse pedacinho de terra. Um país prospero, realmente de primeiro mundo.

Outra particularidade de Israel são os locais históricos. Uma verdadeira viagem no tempo. Lugares preservados e lindos que nos levam ao passado de uma maneira incrível. Com destaque todo especial para um lugar mágico – o Muro das Lamentações, localizado em Jerusalém. A energia que senti nesse lugar não se compara a nada que já havia sentido. Falando em Jerusalém, vale a pena observar a cidade do alto. A vista é linda. Um detalhe especial é que todas as construções são feitas com a mesma pedra. Existe uma lei na cidade que mesmo as construções mais novas devem ser feitas com ela, deixando a cidade toda com cara de “histórica”. Aliás, a história está presente em cada pedacinho do país.

Para quem gosta de praia em Israel dá para aproveitar também! Tel aviv é uma cidade litorânea, super moderna, cheia de gente jovem e com praias e baldas ótimas. Em Haifa também tem praias lindas.
Mas quem vai para Israel não pode deixar de entrar no mar morto (tão salgado que você bóia mesmo sem querer e bem a baixo do nível do mar)  e tirar a tradicional foto lendo jornal boiando! Mas cuidado, não mergulhe de cabeça e nem entre se estiver com algum machucado aberto, arde mesmo!!!

Mas uma das coisas que mais me marcou na viagem foi subir Massada (um monte rochoso onde Herodes construiu uma fortaleza) e ver o nascer do sol lá de cima.  INDESCRITÍVEL! Uma imagem que não sai mais da minha cabeça!

Outra passagem obrigatório de Israel é conhecer um kibutz. São vários espalhados por todo o país. São coletividades comunitárias onde todos vivem de maneira igualitária.  Foram fundamentais no processo de colonização do país. A maioria perdeu muito de sua ideologia, mas mesmo assim vale a visita.

O desafio de escrever em poucas palavras já está difícil de cumprir! Mas é difícil falar de um país todo, tão cheio de passeios incríveis, em um texto só! Por isso vou ficando por aqui… espero ter transmitido um pouquinho do que é esse pedacinho incrível do mundo, embora fique com a sensação que ainda não falei nem metade do que vi por lá.

Ah! Se você pretende ir para lá, não se preocupe com a língua, praticamente todo mundo fala inglês fluente. E como o país é muito pequeno (praticamente do tamanho do estado de Sergipe) dá pra conhecer inteiro em 1 viagem.

O post Colaborões. apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/colaboroes-35/feed/ 0