Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio colormag foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php:6131) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/feed-rss2.php on line 8
Arquivos mato grosso do sul – Viajão https://www.viajao.com.br/bkp/tag/mato-grosso-do-sul/ construímos memórias Tue, 01 Dec 2020 12:45:51 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.9.4 https://www.viajao.com.br/bkp/wp-content/uploads/2018/10/cropped-IMG_2510-32x32.jpg Arquivos mato grosso do sul – Viajão https://www.viajao.com.br/bkp/tag/mato-grosso-do-sul/ 32 32 Contemplando a Gruta do Lago Azul, em Bonito (MS) https://www.viajao.com.br/bkp/gruta-do-lago-azul-em-bonito-ms/ https://www.viajao.com.br/bkp/gruta-do-lago-azul-em-bonito-ms/#respond Tue, 07 May 2019 10:00:28 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=11220 Em uma cidade como Bonito (MS), como é possível chamar algum lugar de "cartão-postal"? Todos os lugares são encantadores! Mas tem um que ganhou esse título: a Gruta do Lago Azul. Se você pensar, faz muito sentido, porque tem um pouquinho de tudo que a cidade oferece nos passeios. Tem água de cor impossível, tem muita contemplação… e se precisa usar capacete, eu considero aventura, concorda?

O post Contemplando a Gruta do Lago Azul, em Bonito (MS) apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Em uma cidade como Bonito (MS), como é possível chamar algum lugar de “cartão-postal”? Todos os lugares são encantadores! Mas tem um que ganhou esse título: a Gruta do Lago Azul. Se você pensar, faz muito sentido, porque tem um pouquinho de tudo que a cidade oferece nos passeios. Tem água de cor impossível, tem muita contemplação… e se precisa usar capacete, eu considero aventura, concorda?

Tem toda a nossa aventura lá nos destaques do Instagram!

O caminho e a trilha

A Gruta do Lago Azul fica a cerca de 20 km de Bonito. A estrada é mesma que leva ao Abismo Anhumas (aquele do rapel de 72 metros!). Aliás, você sabia que as duas grutas ficam na mesma propriedade? Se desse para ir por baixo da terra, eles estariam a mais ou menos um quilômetro um do outro, pelo que o guia do Abismo nos contou.

É um Monumento Natural, tombado pelo Iphan em 1978.

A recepção da Gruta tem uma estrutura boa, com banheiros, lanchonete e mesinhas ao ar livre. É ali que o guia checa suas informações pessoais e dá as orientações básicas, do tipo, não saia da trilha e avise se precisar se afastar do grupo. Finalmente (porque toda ansiedade pré-passeio faz poucos minutos parecerem uma eternidade!) chega a hora de colocar o capacete e seguir pela trilha curta até o começo da escadaria que levará à Gruta.

Névoas e espeleotemas

De uma forma bem simples, espeleotemas são as formações que ocorrem dentro das cavernas (estalactites, estalagmites, e as colunas que surgem quando elas se encontram). E elas são a primeira coisa que a gente repara ao entrar na gruta.

Formações rochosas vista do alto da escada dentro da Gruta do Lago Azul.
São cerca de cem metros até chegar no nível da água

Ali no começo dos 300 degraus de descida, os olhos ainda não se acostumaram à escuridão e ainda não dá pra ver a água lá no fundo. Ao longo da descida (que a gente faz segurando em um corrimão de corda), o guia faz algumas paradas para explicar como a caverna se formou e como a água chega até a galeria. E é assim que a gente aprende sobre os fósseis que já foram encontrados ali (tipo de preguiça gigante e de tigre-dentes-de-sabre!).

Névoa contra a luz que entra na Gruta do Lago Azul, em Bonito.
É essa luminosidade que transforma a cor da água na gruta

Quanto mais a gente desce, mais névoa tem pelo caminho. Ou seja, o chão fica meio escorregadio. Mas é uma escadaria bastante tranquila (mesmo na volta!). E quando a gente chega perto da água, a surpresa: aqui, nessa escuridão, a água é de um azul muito vivo! É deslumbrante.

O Lago Azul

A água, na verdade, é bastante cristalina, tipo a do Rio Sucuri. Mas ela parece ter essa cor por causa da incidência dos raios de sol. Por isso, o melhor horário para visitar a Gruta do Lago Azul é entre 08h e 10h, e a melhor época do ano é entre dezembro e janeiro. Como o lago de mais de 87 metros de profundidade ainda está em estudo, não é possível entrar na água. Mas que dá vontade de ficar mais que os quinze minutos permitidos só vendo como o cenário muda com a luz, isso dá.

Lago azul no fundo da Gruta de Bonito, com Rachel de capacete.
A cara é de contemplação, mas eu tava era imaginando quão gelada era a água…

O que saber sobre a Gruta do Lago Azul

Esse é um dos passeios mais procurados na cidade. O número de visitantes por dia é limitado e as visitas terminam por volta das 15h. Então não se esqueça de fazer a reserva com uma agência credenciada com antecedência. A visita à Gruta do Lago Azul custa R$ 60 na baixa temporada e R$ 85 se for alta temporada (valores de abril/2019). Dá para consultar a época pelo calendário da Prefeitura de Bonito. As descidas são em grupos de 15 pessoas e, quando um grupo está subindo, outro está descendo. Os capacetes são fornecidos lá, mas é preciso ir de tênis fechado. Ah, e crianças a partir de 5 anos já podem participar da visita. O passeio dura cerca de duas horas e é um excelente jeito de começar sua viagem por Bonito.

O post Contemplando a Gruta do Lago Azul, em Bonito (MS) apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/gruta-do-lago-azul-em-bonito-ms/feed/ 0
Flutuamos no Rio Sucuri, em Bonito – veja como foi a experiência https://www.viajao.com.br/bkp/flutuacao-no-rio-sucuri-em-bonito/ https://www.viajao.com.br/bkp/flutuacao-no-rio-sucuri-em-bonito/#comments Tue, 30 Apr 2019 12:30:32 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=11207 Água cristalina, peixes, plantas aquáticas e quase dois quilômetros de aventura. E o melhor: não precisa nem saber nadar pra curtir cada momento.

O post Flutuamos no Rio Sucuri, em Bonito – veja como foi a experiência apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Quem acompanhou o post sobre o Abismo Anhumas já sabe: passamos o último feriado, de Páscoa, em Bonito (MS)! Eu não conhecia e estava ansiosa para ver se as águas cristalinas que aparecem na maioria das fotos da região era mesmo tão cristalina. E a resposta é que sim, são!

Escolhemos fazer a flutuação no Rio Sucuri. Esse é um dos passeios mais procurados da região justamente porque esse rio é conhecido por ter uma visibilidade incrível, com águas que parecem azuis vistas de fora mas são 100% transparentes quando se está dentro delas. 

Flutuação no Rio Sucuri

Nosso passeio estava agendado para começar às 14h30, mas tínhamos optado pela versão com almoço incluso, então fomos pra lá mais cedo. Acho que chegamos mais ou menos 12h30, almoçamos, descansamos e aí nos encaminharam para a flutuação em si. Esse passeio tem uma super estrutura, a propriedade onde tem o restaurante, banheiros e vestiários é bem legal, então deu para matar um tempinho nas redes que tem por ali enquanto o horário do nosso grupo não chegava.

Aí chegou a hora de trocar de roupa e partir para o rio. Já com as roupas de neoprene, há um pequeno treinamento básico na piscina mesmo. Depois, vai todo mundo num caminhãozinho até a nascente do rio – esse trajeto deve levar em torno de dez minutos. Nosso grupo tinha umas oito pessoas + os dois guias que vão junto. 

Ao entrar no rio, você tem a sensação de entrar em outro universo. Dá para ver tudo com muita clareza – vegetação, peixes, pedras… É incrível e é também um super exercício de foco. Foi ali, boiando no rio, que percebi a minha dificuldade em ficar em silêncio, observando algo por mais do que alguns minutos. Estamos sempre correndo – e nossa mente, em geral, corre ainda mais que a gente – que é difícil parar. Mas é importante! E foi muito interessante pra mim pensar e refletir sobre isso. 

É uma experiência que vale muito a pena, sim!

O que levar?

Apesar de toda a estrutura do passeio ser super bem organizada, confesso que senti falta de informações mais práticas mesmo do que levar. Portanto, caso você esteja com as mesmas dúvidas que eu tive, estou aqui para ajudar :).

Acho que o mais interessante é ir já com roupa de banho por baixo da roupa mesmo. Na mochila, leve uma rouba de baixo seca para trocar depois. Se fosse novamente, eu também levaria um chinelo para facilitar – fui de tênis, o que é meio chato na hora de trocar de roupa. Há banheiros, vestiários e chuveiros disponíveis.

Antes do início da flutuação, eles te fornecem todos os equipamentos e roupas de que você vai precisar. Ou seja, roupa de neoprene, colete salva-vidas, sapatinho especial, máscara e snorkel. Aí você se troca e deixa seus pertences – mochila, celular, calçados e etc. – em armários que ficam trancados. 

Dá para levar sua câmera à prova d’água (como uma GoPro) ou então alugar uma com eles. Custa em torno de R$ 50.

Informações extras: precisa saber nadar? Tem cobra?

  • Pelo que nos informaram por lá, esse passeio em específico pode ser feito por crianças com mais de seis anos. 
  • Não é necessário saber nadar, uma vez que você só vai flutuar mesmo. A roupa de neoprene ajuda nessa tarefa, e você ainda estará usando colete salva-vidas. É bem tranquilo. De qualquer forma, vão dois guias com o grupo – um fica na água e outro fica em um bote. Quem quiser, pode subir no bote. 
  • O nome Rio Sucuri é por conta do formato dele mesmo. Porém é um passeio na natureza, não é um parque de diversões – logo, há animais na região. Felizmente nenhuma sucuri foi avistada no dia que fizemos o passeio haha (mas vimos dois tucanos voando e foi muito legal!). 
  • Uma coisa importante sobre as flutuações em geral é que eles indicam evitar usar protetor solar, cremes, loções, óleos corporais em geral. Pode ficar tranquilo (a), você não vai se queimar, já que estará com roupa de neoprene. 

Como chegar?

O local do início do passeio fica dentro da Fazenda São Geraldo, que fica a mais ou menos uns 20 quilômetros do centrinho de Bonito. Nós estávamos com um carro alugado, então foi só conferir como chegar e partir. Os caminhos não são difíceis, mas a maior parte das estradas é de terra – e elas são bastante esburacadas. Logo, é sempre bom reservar um tempinho maior do que o normalmente esperado para percorrer os trechos. 

Ah, importante dizer que nem sempre o 3G do celular pega nessas estradas. O meu celular, da TIM, por exemplo, ficava simplesmente morto. O da Rachel, que é Claro, pegava.

Quem não tiver alugado carro pode solicitar transporte extra do hotel até lá na reserva do passeio mesmo. O valor fica em torno de R$ 65 por pessoa.

Quanto custa a flutuação no Rio Sucuri

Como citei lá em cima, nós fizemos o passeio que incluía almoço + flutuação (sem transporte deles, já que tínhamos o nosso). O valor foi R$ 194 por pessoa. Eu achei que o almoço vale a pena, sim – é um buffet livre com muitas opções. No dia que fomos, a mesa incluía muitas saladas e vegetais, além de peixe, frango grelhado, purê de batata e outros. As bebidas não estão inclusas.  

Bonito tem muitas agências de turismo e os preços dos passeios são meio tabelados, ou seja, variam muito pouco. Nós fechamos com a Bonito Way algumas semanas antes de irmos – pagamos antes também e foi tudo ok.

O post Flutuamos no Rio Sucuri, em Bonito – veja como foi a experiência apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/flutuacao-no-rio-sucuri-em-bonito/feed/ 2
Colaborões. https://www.viajao.com.br/bkp/colaboroes-43/ https://www.viajao.com.br/bkp/colaboroes-43/#comments Tue, 28 Feb 2012 12:15:54 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=6323 Ela é a verdadeira “Wild Woman”.  A garota que vai te ensinar a pescar o BlackBass na represa do Capivarí,

O post Colaborões. apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Ela é a verdadeira “Wild Woman”.  A garota que vai te ensinar a pescar o BlackBass na represa do Capivarí, a garota que vai te ensinar a andar de trator, a garota que vai vir com a história que a cobra mordeu o cavalo e depois vai te ensinar a andar de cavalo. Hoje temos Anna Lúcia Zeszutko aqui no Viajão minha gente. A publicitária vai contar sua história de Bonito-MS (lembram? wild woman) e completar o time das gatas que aparecem nesse humilde blog. Valeu Anna! E você que quer contar sua história aqui no Viajão é só mandar o e-mail para souviajao@gmail.com. IRRA!

 

Bonito é lindo!

A primeira coisa que eu tenho pra falar de Bonito é: pensa num lugar bonito (sem trocadilhos). É impressionante ver um paraíso ecológico localizado no meio de cidades referência na exploração agropecuária.

Pra quem não sabe, Bonito fica no Mato Grosso do Sul, a 265 Km da capital Campo Grande, num lugar chamado Serra da Bodoquena. Quem gosta de explorar esse mundão a fora, não pode deixar de ir pra lá. É natureza, povo hospitaleiro, comida boa, calor (mesmo no inverno), frutas estranhas.

Como é um polo internacional de ecoturismo, e principal fonte de renda da região, o turismo lá é levado a sério: passeio só acompanhado de guia turístico. Lá tem centenas de agências de turismo e o preço dos passeios é tabelado. Lembre sempre de fazer contato prévio com uma agencia, pra agendar os passeios que você vai querer fazer, porque todos os passeios tem um limite de pessoas por dia por questões de preservação, e principalmente na época de férias ou feriado a cidade lota!

Agora, pra facilitar, eu vou separar esse post em vários tópicos com dicas, e contando minha experiência junto, borá =D

COMO CHEGAR

Bom, você tem 3 opções

– Ou vai de avião até Campo Grande, aluga um carro lá e segue 265 Km até Bonito (se você tem poucos dias pra viajem, a melhor opção é essa)

– Ou vai de avião até Campo Grande e pega um jatinho pro aeroporto regional de Bonito (se você tiver milhões de dólares na sua conta)

– Ou faz como eu, vai de carro, que é mais barato! Peguei 1500 Km de estrada, dividi a viagem de ida em 2 dias, aproveitei pra ir pro Paraguai, conheci cidades pequenas de MS. É bem tranquilo, mas eu aconselho a ir mais de um motorista, pra ir revezando. Chega uma hora que as estradas são só retas, e você vai ganhando gosto pela velocidade (aaah Felipe Massa) e pode atropelar um animalzinho (eu não fiz isso, mas quase). No MS, tem muito animal solto: boi, ema, tamanduá, então tem que tomar cuidado. Dica: vá curtindo a paisagem, porque a viagem é longa, mas vale a pena.

QUANDO IR

Quanto a isso, você só precisa ficar atento que entre Novembro e Abril é período de chuva por lá, e muitos passeios  fecham quando chove, principalmente grutas e flutuação (já vamos falar sobre isso). Então é bom consultar a previsão do tempo. Eu fui em Julho.

HOSPEDAGEM

Muitas agências de turismo já oferecem hospedagem quando você for reservar os passeios. Mas preste atenção, você vai ficar a maior parte do dia fora, passeando e passeando, então não precisa ter muito luxo na pousada (pelo menos eu acho).

A cidade conta com um Hostel também, sempre lotado de gringos.

PASSEIOS

A parte mais legal. A cidade é recheada de paraísos, a maioria longe do centro, então você PRECISA de carro, seja seu ou alugado.

As principais coisas que você PRECISA fazer é flutuação, visitar uma gruta e ir pra uma Estância, se você não fizer isso, não foi pra Bonito.

Flutuação: pra quem não sabe, é simplesmente você pegar um óculos e tubo de respiração e deixar se levar pela correnteza do rio. Você vai ver de tudo: peixe, jacaré e até sucuri nadando do teu lado (se você tiver sorte, ou não), é muito loco. A flutuação mais famosa de lá é do Rio da Prata, reserve uma manhã ou tarde pra isso.

Só lembre-se de NUNCA, eu disse NUNCA tomar a água dos rios. Não que ela seja poluída, pelo contrário, mas é que lá o terreno é de calcário e se você tomar, pode ter um desarranjo intestinal bem feio #ficadica

Grutas: a gruta mais famosa é a Gruta de São Miguel, que tem uma lagoa azul no fundo. É simplesmente demais, uma das coisas mais lindas que eu já vi. Vale muito a pena. Reserve 2 horas.

Estância: muitos fazendeiros da região abrem suas fazendas pro pessoal conhecer. A mais famosa é a Estância Mimosa. Lá tem trilhas com cachoeiras, onde você pode tomar banho, tem um almoço que só de olhar te deixa 3 quilos mais gordo (prove o doce de leite caseiro), tem cachaça com cobra dentro, tem cavalgada, tem até lagoa com jacarés que vem comer carne quando a dona chama. Se você for fazer tudo, reserve um dia inteiro.

Boiacross: é demais, você desse o rio Formoso, o mais famoso da região, que é cheio de corredeiras e cachoeiras. Quando eu fui, tive a sorte de encontrar a Jurema, uma sucuri de 6 metros, que tinha acabado de comer e tava tomando um solzinho. A bicha é famosa e sempre tá por lá. Só espero que quando você for, ela já tenha comido também. Reserve ½ dia pra isso.

Balneários: vale a pena ir nos balneários se refrescar e dar um mergulho com peixinhos. O municipal é o mais barato de todos, e a Praia do Padre é o que tem mais cachoeiras.

Cachoeiras: lá tem muita, sério. Tem cachoeira só pra ver, pra nadar, pra fazer rapel. Tudo depende de você. Eu fui na Boca da onça, só fazer a trilha e tomar banho, vale a pena. Reserve ½ dia pra isso.

Projeto Jibóia: é um projeto pra desmistificação das cobras, é legal pra quem tem medo de cobra (ixii). Acontece de noite, então você pode ir antes do jantar.

Além disso, tem trilha de bike, rapel em abismos, mergulho de cilindro, passeio de quadriciclo. A programação vai do gosto de cada um, o que importa é que o que você fizer, vai ser demais!!
http://www.bonitour.com.br/tarifario?id=1&data=09/02/2012#servicos

COMIDA

A comida típica de lá é o jacaré = tem jacaré frito, assado, ensopado, pastel de jacaré, X-jacaré. Tem muito restaurante bom, aproveite pra diversificar. Uma coisa boa que eu comi foi a Traira sem espinho, é delicious!
Sem contar no doce de leite que é um espetáculo e nas frutas exóticas e com nomes estranhos.

Bonito é diferente pra cada um que vai, então explore, descubra os sabores e os encantos dessa cidade tão BONITA. Beijos

O post Colaborões. apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/colaboroes-43/feed/ 3