acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131colormag foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`
Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`
A Ilha do Mel, na Baía de Paranaguá, é o destino ideal para quem quer praias tranquilas e trilhas com vistas lindas - confira o guia completo de como chegar, onde se hospedar e outras dicas.
O post Guia completo da Ilha do Mel: melhor destino de praia no Paraná apareceu primeiro em Viajão.
]]>Ahhh, a Ilha do Mel tem um astral incrível! E juro que vale sua visita! Sei bem que o Paraná não é exatamente conhecido por seus destinos litorâneos. Especialmente porque estamos aqui do ladinho de Santa Catarina, que tem uma infinidade de opções… Porém não podia deixar de fazer um post com todas as informações sobre essa Ilha que reúne, na minha humilde opinião, as praias mais bonitas que temos por aqui!
Muita gente sabe o quanto eu gosto da Ilha e me envia perguntas ou dúvidas. Por isso, espero conseguir responder todas com esse post!

A Ilha do Mel fica na Baia de Paranaguá, no Paraná. Ela abriga uma estação ecológica que ocupa a maior parte da sua extensão (tem cerca de 2240 hectares e não é permitida a entrada). E também uma reserva natural, que tem algumas trilhas (aí pode entrar). Ela fica a mais ou menos 4 quilômetros de Pontal do Sul, que é o local mais próximo no continente.

Para chegar até lá é preciso ir até Pontal do Sul ou Paranaguá. Eu acho mais fácil ir até Pontal do Sul. Dá mais ou menos duas horas de Curitiba de carro ou ônibus + 30 minutos de barco até a Ilha. Se você for de ônibus, ele te deixa num ponto bem próximo ao local onde é feita a travessia, que vem um pouco depois da estação de Pontal do Sul. Se tiver dúvida, é só perguntar pro motorista.
De lá, as travessias para a Ilha do Mel são feitas todos os dias das 8h às 19h a cada meia hora (sempre às 8h, depois 8h30, 9h e assim por diante) na alta temporada e a cada hora cheia na baixa temporada.
A passagem de ida e volta de barco custa R$ 35 (preços em 02/20) no total e você não precisa agendar o horário, é por ordem de chegada mesmo – só chegar no píer, entregar o ingresso e entrar. Os barqueiros vão te perguntar em qual lado da Ilha fica sua pousada (Encantadas ou Brasília) então confira esse detalhe quando fizer a reserva da hospedagem.
Se for até Paranaguá, o esquema é mais ou menos o mesmo. De Curitiba a até lá, a viagem dura cerca de uma hora. Aí a viagem de barco dura mais, em torno de 2h, e sai em menos horários (todos os dias às 9h30, 13h e 16h30). A passagem custa R$ 50 ida e volta.
Dá para pegar táxi náutico também, aí é preciso negociar diretamente com os barqueiros que ficam no píer.
A Ilha do Mel tem duas regiões que concentram as pousadas, hostels e campings: Brasília e Encantadas. Ambas têm atrações interessantes – e você também pode ir de uma pra outra por uma trilha ou de barco. Pessoalmente, gosto mais da região de Brasília (que tem um centrinho com muitos restaurantes e pousadas), além de ficar perto do Farol.
Mas já fiquei também em Encantadas e curti. Acho que a região tem menos opções de restaurantes, mas tem um barzinho bem famoso, o Cavalo Marinho, e também fica pertinho da Gruta de Encantadas (que eu amo).

Ano passado fiquei na Grajagan, que é o hotel/pousada mais afastado do centrinho de Brasília, muito confortável e lindo. Recomendo essa opção mais para quem vai com crianças e não quer sair muito dali mesmo, uma vez que o hotel tem uma praia praticamente particular, com cadeiras, guarda-sol e serviço de bar disponível na areia. O café da manhã também é muito bom! Para quem quiser ficar desse lado da Ilha mas não tão afastado, recomendo outras como Astral da Ilha, Bee House e Treze Luas, mas tem uma infinidade de outras – uso o Booking mesmo para reservar.

Agora em janeiro de 2020, fiquei na Fim da Trilha, em Encantadas – achei bem confortável, fica pertinho da praia e do píer e, o quarto em que fiquei era enorme! Achei o staff bem amigável e bom café da manhã. Desse lado tem também a Malie Chalés, onde tentei reservar mas já tava esgotado para a data.
Lembrete importante: não há veículos motorizados na Ilha do Mel. O que significa que ou você tem que carregar suas próprias bagagens até a pousada ou contratar um serviço de carregadores que levam as malas em carrinhos. Esse serviço tem preços que vão de R$ 30 a R$ 80 dependendo da distância – a mais longe é a Grajagan (R$ 80). Eu recomendo ir de mochila mesmo, evite malas de rodinha.
Bom, além de relaxar nas praias – que dificilmente estão cheias – a Ilha do Mel tem muitas trilhas e atrações interessantes. Algumas das coisas que fiz e recomendo:

Essa trilha é demais porque tem uma vista linda da Ilha! Você pode fazer indo de uma ponta (Praia Grande, onde fica a Grajagan) até a Gruta de Encantadas. Ou ao contrário. Isso leva mais ou menos uma hora. A trilha não tem grandes dificuldades – pode ir de chinelo – mas fica mais difícil com a maré alta. Prefira ir cedo, quando em geral a maré está mais baixa. Um trecho da trilha feita pela praia tem muitas pedras, e com a maré alta você precisa ir escalando e pulando de uma para a outra. Pode ser difícil para quem tem alguma dificuldade de mobilidade.
Ah, para retornar, indico fazer a volta de barco. O trecho leva uns 15 minutos, custa R$ 15 e tem barcos saindo de hora em hora do píer. Sempre nas horas cheias até 19h.

Ahhh, a Gruta é muito linda! Um dos meus lugares favoritos – e sempre rende boas fotos se você tiver paciência para esperar as pessoas saírem. Como indica o próprio nome, fica em Encantadas – tem uma série de lendas envolvendo a gruta, entre elas a de que lá viviam sereias.

Fica em Brasília e tem a vista mais linda da Ilha! Super tranquilo de subir porque tem uma escadaria e rampas bem preservadas, então você pode ir parando no caminho para apreciar a vista. O farol é datado de 1872. Ah, importante: não confunda os faróis. Tem um outro, menor, no fim de uma trilha em Encantadas. Dizem que também é bem legal, mas essa ainda não fiz.

Construída em 1767 por ordem do rei de Portugal, a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres ajudava a proteger a região, já que o Porto de Paranaguá fica ali pertinho. Tem vários canhões e uma trilha até um mirante. Parte da trilha tem calçamento, parte é chão de terra/pedras, pode ficar liso quando chove.

A fortaleza está bem preservada, mas acho que a vista lá de cima ainda é minha parte favorita. Dá para ir a pé se a maré estiver baixa (leva cerca de uma hora saindo de Brasília ou 2h30 de Encantadas). Eu fui de barco, como parte de um passeio contratado na pousada mesmo (tem mais aqui embaixo).

Dessa última vez em que estive por lá, fiz um passeio de barco com a Fortaleza Ilha do Mel, que oferece alguns roteiros. O que eu fiz incluía parada para ver golfinhos na baía (e vi muuuuitos, bem de pertinho! Foi incrível), Fortaleza e almoço na Ilha das Peças. Confesso que ficaria só com os golfinhos e Fortaleza se fosse fazer algo assim novamente. Achei o almoço muito demorado, restaurante lotado e etc. Os passeios custam entre R$ 100 e R$ 120.

Como acontece em qualquer ilha, a comida na Ilha do Mel não é das coisas mais baratas… Mas acho que a maioria dos restaurantes serve pratos bem generosos – mesmo sendo para uma pessoa, eu consigo dividir tranquilamente.
Recomendo os restaurantes de todas as pousadas que citei aqui em cima. Com destaque para o risoto de siri do Fim da Trilha (uns R$ 70 mais ou menos, eu acho um prato bem grande). Para o poke e sushis do Malie Chalés (mais ou menos uns R$ 40 o poke – o restaurante só abre à noite). Para os hambúrgueres (uns R$ 40), PF (R$ 40) e petiscos da Astral da Ilha (e a caipirinha de hibisco também!), poke da Treze Luas…
Enfim, opção é o que não falta, especialmente para quem come frutos do mar e peixes.
E aí, ficou com vontade de conhecer? Além disso, quem tiver mais dicas da Ilha, deixa para mim aqui nos comentários! Com certeza é um destino para o qual ainda vou voltar muito.
O post Guia completo da Ilha do Mel: melhor destino de praia no Paraná apareceu primeiro em Viajão.
]]>
Meu primeiro post de 2012 não poderia ser outro assunto que não fosse o Ano Novo! Então primeiramente Feliz Ano
O post Essa é a barca pra 2012. apareceu primeiro em Viajão.
]]>Meu primeiro post de 2012 não poderia ser outro assunto que não fosse o Ano Novo! Então primeiramente Feliz Ano Novo pra você que nos acompanha aqui, sempre viajando com a gente e curtindo nossas dicas. Já falei mas vou repetir, em 2012 o Viajão vai ter muitas surpresas pra você, e como somos um blog de viagens, por que não uma surpresa viajônica, sim ou não?
Mas voltando ao assunto, meu ano novo foi sensacional. Confesso que nunca tinha ido pra Ilha do Mel, e com certeza é a melhor praia do Paraná, mas ano novo sempre é ano novo. Calor, praia e sol. Pena que esse ano o sol não apareceu muito por essas bandas.
Enfim, a Ilha do Mel é uma ilha no litoral norte do Paraná e boatos que tem até uma parte da ilha que pertence a São Paulo. Existe o limite de 5 mil pessoas na ilha ou então ela afunda risos. Não existe nada motorizado por lá, apenas as barcas que te levam. Resumindo, deve ser uma calmaria fora de época, porque final de ano aquele lugar ferve.
Vale muito a visita, conhecer o farol (que postarei em breve por aqui), o forte, a parte encantada da ilha, brasília onde tem os barzinhos, enfim, é tudo uma doidera.
Ah, também é uma opção pra você que não quer gastar muito, alguns preços: 25 reais a barca (ida e volta), 20 reais a diária do camping, 10 reais a garrafa de cerveja, então você já entendeu o que você tem que levar! Uma dica importante é levar aqueles carrinhos de feira, com rodinhas, isso é uma mão na roda (tudumts) pra carregar as malas, nada é muito perto por lá, mas também não é muito longe, e repelente também é um bom material pra se trabalhar na Ilha.
Só pra dar aquela aderência, um videozinho aí do meu ano novo, pra você que não curte ler textos. Aquele abraço galera, um bom ano pra todos nós e várias viagens!
O post Essa é a barca pra 2012. apareceu primeiro em Viajão.
]]>
Não, hoje não é dia de Comilão, muito menos vou falar sobre lojas de panelas. Hoje a dica maravilha é
O post Na Panela. apareceu primeiro em Viajão.
]]>Não, hoje não é dia de Comilão, muito menos vou falar sobre lojas de panelas. Hoje a dica maravilha é a Cachoeira Panelão minha gente clap clap.
Um lugar top perto de Curitiba, uns 50km pra ser mais exato, na Colônia Witmarsum. Lugar bonito e de fácil acesso onde as mulheres ficam nuas e jogam volei aquático, só citando, eu estava com o Sandro, Guilherme Dom e Guilherme Topa, uns sapequinhas que curtem mergulhar.
Me surpreendi com o lugar. Quedas boas pra dar um mergulho e tudo mais. Mas aqui vai a dica importante, não arrisque levar sua máquina fotográfica pra tudo que é canto da cachoeira, pode ser perigoso. É bom levar uma mochila também, pra ficar com as mãos livres para brincar de guerra de dedo pois existem alguns trechos que são quase escaladas.
Existem alguns “buracos” de água no topo da cachoeira, que parecem umas panelas com água, estou deduzindo aqui que talvez seja esse o motivo do nome da Cachoeira.
Resumindo, vale passar o dia lá, quem sabe fazer um piquenique ou um churrasco já que existem churrasqueiras na entrada da cachu. Lembrando que é 25 reais a entrada (nos finais de semana), e tudo nos conformes, salva-vidas e tudo, então aproveite um final de semana e vá conhecer a Cachoeira Panelão.
Aqui vai o vídeo, e por favor, curtam. Porque eu arrisquei minha vida pra manter a câmera intacta. (fazendo drama). Aquele abrass e bom mergulho!
Ah, meu amigo Fernando de Souza também mandou um video da Paulinha, a única garota a pular os 13 metros da cachoeira, clap clap. E mais videos dele aqui e aqui.
Quantas Dilmas? Nos finais de semana e feriados: 25 reais. Aonde? Nem sei te explicar, veja o mapa da Cachoeira do Panelão. Bom para? Ir em dias de calor. Mais infos: http://cachoeiradopanelao.com.br
O post Na Panela. apareceu primeiro em Viajão.
]]>
Antes de começar o post, queria dizer que o vídeo de hoje é um pouco diferente e que pela primeira
]]>Antes de começar o post, queria dizer que o vídeo de hoje é um pouco diferente e que pela primeira vez você vai ver os viajões atuando meu povo! Então assistam o vídeo.
Hoje o Comilão vai apresentar uma comida bem levizinha, juro. Eu, Amanda e nosso amigo Bruno Leite fomos para Morretes (pra morretes de comer, tudumts), que fica a uns 75km de Curitiba. Ideal pra ir num final de semana, como fizemos, pra degustar o bom e NADA LEVE barreado clap clap.
Muitas barraquinhas com cacarecos, e restaurantes muito bons em que são servidos os tradicionais barreados. Fomos no Nhundiaquara, o mais tradicional, que ainda possuem algumas paredes restauradas do século XVII e tal, mas foque no barreado.
O barreado pra quem não sabe é um prato típico do litoral do Paraná, tradicionalmente servido em panelas de barro. A carne é cozida por 20 horas zzZZzz que depois se desfiam e formam um caldo manero! Nas antigas era servido com cachaça de banana, mas ficamos só no uísque Guaraná mesmo.
Não achei nenhuma cachaça de banana pra tirar foto, essa é uma cachaça normal encontrada nas lojinhas.Como sempre, a Amanda foi a última a sair da mesa, depois das suas 42 asinhas de frango como já mostramos aqui, ela apavorou o barreado também, como já era esperado.
Além disso Morretes tem o famoso “Descendo o rio de bóia” e os bóiacross da vida, mas falaremos disso num outro post e pra você não pensar que só tem restaurantes lá. Sem contar as inúmeras lojinhas de souvenirs e barraquinhas com doces típicos, como a bala de banana e os chips de mandioca.
Por fim, se quiser passear em um lugar bacana mesmo, diferente, vá pra morretes, dois toques. E fique ligado nas super dicas que você vai ver no vídeo agora. Aquele abrass e uma banana frita pra você.
]]>
Sábado é aquela alegria. Afinal você já festou ontem e pode festar hoje também. Por isso o Comilão de hoje
]]>Sábado é aquela alegria. Afinal você já festou ontem e pode festar hoje também. Por isso o Comilão de hoje vai ser especial. Porque não vamos comer nada, e sim beber!!
É meus caros, quem não gosta de sair, beber com os amigos e dar umas risadas por aí. Sábado foi feito pra isso. E nossa dica hoje é: Fique alegre! Faz bem para a VIDA.
Vamos falar do famosíssimo Bar do Alemão em Curitiba, tradicional na noite curitibana desde 1979 bem no Centro Histórico da Cidade.
O Bar é especialista em chopps e tem toda uma decoração alemã da Bavária, de colônias mesmo. O que faz sucesso mesmo no Bar é o Submarino. Sim, eles tem uma loja de compras online. Se você estiver lá, essa bebida é obrigatória. Como vocês verão depois, nós apreciamos bastante tal drink.
O Submarino é o chopp que vem com Steinhaeger dentro, nessa canequinha da foto. Ela vem mergulhada dentro do chopp. É de ficar louco mesmo, afinal a parada é forte.
O engraçado é que a galera pega essa canequinha pra levar de lembrança e tal, roubam mesmo. Depois ficam se achando os malandrões, até ver que na canequinha está escrito “Este caneco foi roubado honestamente”.
Volto a repetir. Tenha cuidado, beba com moderação e tal, porque você acha que está tomando uma cervejinha ali, outra aqui, mas esquece que o Submarino foi feito pra te afundar mesmo! (tudumts)
Mas o Bar não vive só de cervejas não, tem uns petiscos maneros, carne de onça e salgadinhos a rolê. Mas nem lembramos de tirar foto dessas coisas.
O importante, assim como todas as dicas que damos aqui, é se divertir. Depois de alguns Submarinos na cabeça a risada até sai sem ter nada engraçado (vulgo bêbados mesmo).
No final você pode até tirar fotos com o tio alemão na entrada do bar. Só pra no dia seguinte você meio que sentir vergonha de você mesmo. Mas faz parte. Beba com moderação e glücklich sein!
Só pra não perder o costume, um vídeo pra queimar todo mundo. Com participações das Divas Sabrina e Marina e Jujuba Gourmet, Nagalli o fotógrafo, Frango e Michelle.
]]>