Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio colormag foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php:6131) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1902

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php:6131) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1902

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php:6131) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1902

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php:6131) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1902

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php:6131) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1902

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php:6131) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1902

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php:6131) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1902

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php:6131) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1902
{"id":6713,"date":"2012-03-27T08:00:34","date_gmt":"2012-03-27T10:00:34","guid":{"rendered":"http:\/\/www.viajao.com.br\/bkp\/?p=6713"},"modified":"2012-03-27T18:49:50","modified_gmt":"2012-03-27T20:49:50","slug":"colaboroes-45","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.viajao.com.br\/bkp\/colaboroes-45\/","title":{"rendered":"Colabor\u00f5es"},"content":{"rendered":"

\"\"<\/a><\/p>\n

Galera, essa semana o colabor\u00f5es est\u00e1 especial\u00edssimo. Meu querido amigo e jornalista Rafael Bonfim<\/strong> <\/span><\/a>\u00e9 o tipo da pessoa que gosta de viajar sem planos, sem mordomias, sem muito dinheiro e sozinho… s\u00f3 que ele faz tudo isso numa cadeira de rodas! Incr\u00edvel, n\u00e9??? <\/span><\/p>\n

O Rafa, que j\u00e1 conta um pouco de suas aventuras do mundo da inclus\u00e3o em seu blog na Gazeta do Povo, o Inclusilhado<\/span><\/a><\/strong>, hoje conta suas aventuras viajonas neste texto especial pra gente! \u00a0Percal\u00e7os, algumas pedras no caminho, pouco tempo para fotos, mas no fim ele mostra pra quem quiser ver que ningu\u00e9m tem desculpa pra n\u00e3o viajar!!!\u00a0Valeu Rafa!\u00a0<\/span><\/p>\n

__________________________________________________<\/p>\n

O turista de quatro rodas<\/strong><\/span><\/h2>\n

Quando o pessoal do Viaj\u00e3o me convidou para escrever um post no blog, fiquei muito\u00a0empolgado. A maneira como a Amanda, o Marcos e o Tiago encaram o ato de viajar e se\u00a0permitir viajar \u00e9 aberta, sedenta pelo desconhecido e cheia de improvisos. Na minha opini\u00e3o, \u00e9\u00a0desse jeito que uma viagem deve ser.<\/p>\n

Eu fui convidado a dar o meu depoimento para o Viaj\u00e3o, n\u00e3o s\u00f3 porque eu gosto de viajar,\u00a0mas porque quando eu saio para isso, preciso pensar em coisas que pouca gente pensa. Eu\u00a0sou cadeirante, devido a um parto prematuro, e isso faz com que a minha cabe\u00e7a de turista\u00a0funcione de um jeito diferente, mas isso n\u00e3o significa que meus roteiros s\u00e3o frustrados por\u00a0causa disso.<\/p>\n

Eu poderia comentar o qu\u00e3o despreparado o turismo est\u00e1 para a pessoa com defici\u00eancia e\u00a0falar da import\u00e2ncia da acessibilidade nos hot\u00e9is, no com\u00e9rcio e no transporte, mas n\u00e3o \u00e9 esse\u00a0o caminho que eu escolhi para contar a minha hist\u00f3ria de turista.<\/p>\n

O primeiro ponto que quero comentar \u00e9 o fato do despreparo n\u00e3o ser m\u00e9rito do Brasil. Eu\u00a0estive em outros pa\u00edses da Am\u00e9rica do Sul e verifiquei que os problemas que encarei l\u00e1 s\u00e3o os\u00a0mesmos que eu encaro aqui. Isso \u00e9 um problema de investimento e mobiliza\u00e7\u00e3o, sem d\u00favidas,\u00a0mas acredito que antes disso, \u00e9 um problema cultural e de conceito. Pode apostar que \u00e9\u00a0comum voc\u00ea encontrar profissionais do ramo que v\u00e3o afirmar que deficiente n\u00e3o viaja. Afinal,\u00a0\u00e9 tudo t\u00e3o despreparado, que nem vale a pena ele sair de casa. Essa ideia chega a quase ser\u00a0uma verdade, sabia?<\/span><\/strong><\/p>\n

O Brasil est\u00e1 acordando para isso lentamente e come\u00e7a a ter alguns projetos mais avan\u00e7ados\u00a0rumo a um turismo acess\u00edvel e para que isso aconte\u00e7a de maneira completa, \u00e9 necess\u00e1rio\u00a0trabalhar solu\u00e7\u00f5es no transporte, na hospedagem, no com\u00e9rcio e ind\u00fastria.\u00a0Acessibilidade para o turista com defici\u00eancia n\u00e3o tem somente a ver com quartos de hot\u00e9is\u00a0adaptados. \u00c9 uma oportunidade do turismo mobilizar a cidade da qual ele faz parte, para que\u00a0o munic\u00edpio trabalhe em conjunto com o mercado tur\u00edstico. Isso pode atrair um novo tipo de\u00a0cliente, gerar neg\u00f3cios e movimentar a economia da cidade.<\/p>\n

Mas enquanto isso n\u00e3o acontece, os desafios encontrados em um destino despreparado v\u00e3o\u00a0continuar ali, e ao meu ver, d\u00e3o um gostinho especial \u00e0 viagem. Pode parecer loucura, mas eu\u00a0gosto de ter a cara de pau de chegar em um lugar que por vezes nunca recebeu um cadeirante.
\nEsse primeiro contato \u00e9 o in\u00edcio de uma transforma\u00e7\u00e3o daquele conceito, porque o atendente,\u00a0o taxista, o gar\u00e7om, ou seja l\u00e1 quem for, percebe que um cadeirante sai sim e sem ningu\u00e9m.\u00a0Al\u00e9m disso, volta e meia eu me surpreendo com a gentileza das pessoas.<\/span><\/strong><\/p>\n

Quando comento que viajo sozinho, o pessoal arregala os olhos e me pergunta se eu tenho\u00a0coragem mesmo. Acho que a impress\u00e3o seria pior se eu comentasse que eu fico hospedado\u00a0em albergues, hot\u00e9is mais em conta, n\u00e3o planejo meus roteiros e vou com pouqu\u00edssimo\u00a0dinheiro.<\/span><\/strong><\/p>\n

Eu j\u00e1 passei a virada do ano em S\u00e3o Paulo, no Rio de Janeiro e em Buenos Aires. Visitei\u00a0tamb\u00e9m Foz do Igua\u00e7u e Montevid\u00e9u e em todos os destinos eu n\u00e3o estava acompanhado por\u00a0ningu\u00e9m. E a coisa de voc\u00ea estar sozinho quando viaja \u00e9 muito relativa. Fatalmente voc\u00ea vai\u00a0conhecer algu\u00e9m.<\/p>\n

Quando fui ao Rio de Janeiro, liguei para mais de 8 albergues. Nenhum deles tinha elevador,\u00a0nem quartos grandes e nem banheiros com acessibilidade f\u00e1cil. Eu j\u00e1 sabia disso, ent\u00e3o a falta\u00a0desses elementos n\u00e3o influenciou minha escolha. Eu escolhi o \u00fanico lugar que me disse \u201cN\u00f3s\u00a0n\u00e3o temos elevador e o acesso aos quartos \u00e9 por escada, mas venha que a gente d\u00e1 um jeito\u201d.<\/span><\/strong><\/p>\n

Como comentei antes, descobrir como a cidade, ou as pessoas lidam com a quest\u00e3o da\u00a0inclus\u00e3o, ou de apoio ao pr\u00f3ximo, \u00e9 um dos trunfos da brincadeira.<\/p>\n

O Uruguai me surpreendeu nesse sentido. Nenhum dos lugares que eu visitei ali estava\u00a0arquitetonicamente pronto para um cadeirante, s\u00f3 que eu nem precisava pedir ajuda. A\u00a0popula\u00e7\u00e3o se oferecia a me ajudar a atravessar a rua, subir escadas, abrir portas, guardar\u00a0a cadeira em taxis e por ai vai. O mais interessante \u00e9 que os uruguaios que eu conheci n\u00e3o\u00a0faziam nenhum tipo de discrimina\u00e7\u00e3o em rela\u00e7\u00e3o a mim. Nem pelo fato de eu ser deficiente,
\nou por eu ser estrangeiro e n\u00e3o falar espanhol.<\/p>\n

Acabei descobrindo que o gosto pelo turismo de uma pessoa s\u00f3 \u00e9 uma coisa de perfil, n\u00e3o\u00a0de condi\u00e7\u00f5es do espa\u00e7o e muito menos de destino.<\/span><\/strong> Quem gosta de viajar sozinho n\u00e3o vai se\u00a0importar se est\u00e1 indo a um lugar com luxo, ou rudimentar. N\u00e3o quer saber se o pa\u00eds tem como\u00a0idioma o franc\u00eas, o ingl\u00eas, o espanhol, ou mandarim. A coisa mais importante para quem viaja\u00a0sozinho \u00e9 voltar com boas hist\u00f3rias pra contar, ter conhecido pessoas com pontos de vista bem\u00a0diferentes dos seus pr\u00f3prios e ter vencido desafios imposs\u00edveis de serem vencidos em casa.<\/p>\n

Eu tenho outro h\u00e1bito de turista, que descobri ser p\u00e9ssimo. Eu n\u00e3o registro minhas viagens.\u00a0Sempre fico com a cisma de me preocupar mais com a foto que tenho que fazer, do que com\u00a0o momento que eu estou vivendo. Isso \u00e9 uma bobagem e a foto faz falta depois. Me redimi\u00a0recentemente e fiz alguns v\u00eddeos em Montevid\u00e9u, que compartilho com voc\u00eas:<\/p>\n