Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio colormag foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php:6131) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/feed-rss2.php on line 8
Arquivos São Paulo – Viajão https://www.viajao.com.br/bkp/category/america-do-sul/brasil/sao-paulo/ construímos memórias Sat, 28 Nov 2020 21:37:35 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.9.4 https://www.viajao.com.br/bkp/wp-content/uploads/2018/10/cropped-IMG_2510-32x32.jpg Arquivos São Paulo – Viajão https://www.viajao.com.br/bkp/category/america-do-sul/brasil/sao-paulo/ 32 32 Como curtir o Carnaval de rua de Sampa https://www.viajao.com.br/bkp/carnaval-de-rua-sao-paulo/ https://www.viajao.com.br/bkp/carnaval-de-rua-sao-paulo/#respond Fri, 21 Feb 2020 15:00:50 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=11840 Perdeu o pré-Carnaval na cidade? (Sim, isso existe) Tudo bem. Ainda tem muita folia pela frente. Tanto no Carnaval, que começa hoje, quanto no pós-Carnaval (sim, isso também existe).

O post Como curtir o Carnaval de rua de Sampa apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Quem diria que São Paulo um dia seria destino de Carnaval? Não que os bloquinhos sejam novidade (os moradores da Vila Madalena não me deixarão mentir), ou que aqui não tenha escolas de samba tradicionais, ou que não tivesse samba por aqui (alô alô, Adoniran!). Mas o feriadão de Carnaval sempre foi uma época de viagem para os paulistas e paulistanos.
Só que as coisas mudaram e, agora, o Carnaval de São Paulo é destino querido e procurado pelos foliões!

Se você ainda tem dúvida sobre a dimensão do Carnaval por aqui, a Prefeitura de São Paulo divulgou alguns números que podem mudar sua opinião. Em 2020, são 678 desfiles aprovados e autorizados pela Prefeitura. Distribuídos em 468 pontos da cidade. E atraindo 15 milhões de pessoas

Perdeu o pré-Carnaval na cidade? (Sim, isso existe) Tudo bem. Ainda tem muita folia pela frente. Tanto no Carnaval, que começa hoje, quanto no pós-Carnaval (sim, isso também existe).

Rachel no bloco de Carnaval de rua no centro de São Paulo.
Andar pelo centro fantasiada cantando Caetano Veloso valeu totalmente a muvuca.

Como escolher seu bloco

Tem bloquinhos de todos os tipos. Tem os pequenos, de uma marchinha só. Tem os gigantes, famosos, temáticos. Tem bloquinho para crianças! Tem muito jeito de curtir o Carnaval paulistano. Meu estilo sempre foi trabalhar no Carnaval ir onde meus amigos escolhessem, já que eles são mais desse estilo de festa do que eu. Mas quando tem um bloco só de músicas do Caetano Veloso (oi, Tarado ni Você! Saudades!), fica difícil até pra mim resistir. Nesse ano, tô de olho no RitaLeena. Pelo nome, já dá pra imaginar o tema, né?

A programação completa do Carnaval de São Paulo está aqui.

Transporte

A melhor forma de se deslocar por São Paulo nesses dias é de transporte público. A CET fecha ruas e muda rotas. Inclusive, alguns ônibus precisam ser desviados. Mas, em geral, o metrô chega perto de pontos de onde saem blocos. Exceto pela estação Tiradentes, que vai fechar alguns dias por causa de megablocos. E lembre de comprar o bilhete da volta antes! Você não quer pegar fila depois de seguir o trio elétrico por horas, né?

Importante avisar que a avenida Paulista não vai ficar fechada para carros nesse domingo (23), no feriado do dia 25, e no outro domingo (08), como é de costume. Segundo a Prefeitura, é para garantir a fluidez, já que há vários bloqueios pela cidade.

Fugindo do Carnaval

Bloco de rua, fantasia, samba… não são seu estilo? Tem muita coisa pra fazer em São Paulo. Os parques municipais funcionarão normalmente nesse feriado. O Planetário do Ibirapuera abre no domingo. Já o Mercadão só fecha na terça-feira. No sábado (22), tem programação especial de Carnaval na Pinacoteca e no Museu da Imigração. E o Museu do Futebol também terá ações especiais na terça (25).

Para a avenida 23 de Maio ficar assim vazia, só com trânsito fechado para blocos mesmo…

No ano passado, o carnaval de rua movimentou mais de 2 bilhões de reais, segundo pesquisa do Observatório do Turismo da Prefeitura de São Paulo. Não sei vocês, mas quando eu lembro dos bloquinhos de 200 pessoas que passavam pelos barzinhos da Vila Madalena uns dez anos atrás, eu fico impressionada com esse crescimento.

Minha principal dica é: aproveite! Tem boas chances de você se divertir. E use protetor solar. E beba água. Ok, foram três dicas pra um excelente Carnaval paulistano.

O post Como curtir o Carnaval de rua de Sampa apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/carnaval-de-rua-sao-paulo/feed/ 0
9 curiosidades sobre São Paulo https://www.viajao.com.br/bkp/9-curiosidades-sobre-sao-paulo/ https://www.viajao.com.br/bkp/9-curiosidades-sobre-sao-paulo/#comments Sat, 25 Jan 2020 10:10:32 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=11696 Rachel em frente ao muro de tijolos e janelas da Cinemateca.São Paulo completa 466 anos com várias comemorações para residentes e turistas. E essa paulistana completamente apaixonada por essa cidade adora descobrir uma curiosidade daqui. Então, se você estiver buscando inspiração para decidir seus passeios, dá uma olhada nessas dicas!

O post 9 curiosidades sobre São Paulo apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Neste 25 de janeiro, São Paulo completa 466 anos com várias comemorações para residentes e turistas. Com mais de 12 milhões de habitantes, a capital paulista é cheia de histórias inusitadas e dados impressionantes. E essa paulistana completamente apaixonada por essa cidade (mesmo quando ela me irrita) adora descobrir uma curiosidade daqui. Então, se você estiver buscando inspiração para decidir seus passeios, dá uma olhada nessas dicas!

São Paulo tem 20 mil restaurantes

Portanto, tem muita coisa para comer por aqui! Desde hamburguerias deliciosas (amo o Zé do Hamburguer! E o Bullguer! E o Luz Câmera Burguer!) até as melhores pizzas. Segundo a Prefeitura, a cidade tem também 30 mil bares. Apesar da Vila Madalena ser um bairro que ficou famoso pela quantidade de botecos, tem opções famosas por toda a cidade. Tem o Veloso, na Vila Mariana; o FrangÓ, na Freguesia do Ó; e 29.998 opções mais…

São mais de 130 teatros em São Paulo

Porém o mais icônico talvez seja o Theatro Municipal. O prédio foi inaugurado em 1911 e foi lá que surgiu a Semana de Arte Moderna de 1922. Mas o melhor de tudo é que sempre tem algo grátis acontecendo no Theatro.

E o que o Theatro Municipal, a Casa das Rosas e a Poli-USP tem em comum?

Os prédios foram todos projetados pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo. De fato, pesquisar a história de São Paulo é encontrar esse nome por trás de projetos de inúmeros prédios públicos ou históricos da capital paulista do começo do século XX. Mas vou destacar a Casa das Rosas, que fica na avenida Paulista. A construção foi concluída em 1935 e os herdeiros de Ramos de Azevedo moraram lá até a década de 1980. Atualmente, funciona no casarão o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, com atividades e exposições nos cômodos. E essa é a parte legal: dá para conhecer como era um casarão paulista da avenida Paulista! Em 2020, o espaço será restaurado – mas as atividades continuam no jardim, que é cheio de (surpresa!) rosas.

Tentando imaginar a avenida Paulista sem prédios…

Tem 150 bibliotecas na cidade

Tem gibiteca, especializada em poesia, em contos de fadas… Tem biblioteca pública, em escolas, em clubes. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, foram quase 650 mil empréstimos no Sistema Municipal de Bibliotecas (que inclui Pontos de Leitura) em 2018. E sabe qual foi o livro mais retirado nas 54 bibliotecas municipais? Memórias Póstumas de Brás Cubas, do Machado de Assis. Boa, vestibulandos! Outra curiosidade é que os sete livros da série Harry Potter (além do especial Harry Potter e a Criança Amaldiçoada) estão na lista dos 100 livros mais emprestados no ano retrasado.

E tem verde em São Paulo, sim!

Nos 1.521 km2 da cidade, são mais de cem parques. E eles estão por todas as regiões da cidade. Além do famoso Parque Ibirapuera, já pensou em visitar o Villa Lobos, na zona oeste? É gigante e cheio de áreas para esportes e piquenique. Ao mesmo tempo, e correndo o risco de me repetir, tem uma biblioteca muito legal no parque. Frequentemente, acontecem oficinas e cursos, como de contação de histórias. Por outro lado, se você quiser visitar um parque onde as árvores não são o foco… também é possível (afinal, São Paulo tem de tudo). Que tal visitar o Zilda Natel? Fica na zona oeste e o foco é em esportes de rua: tem pistas de skate e quadras de basquete.

O sistema do Metrô tem mais de 90 km de linhas

E está em circulação desde 1974. Isso inclui todas as linhas, inclusive as que são concessão (4-Amarela e 5-Lilás). E o melhor é que, além de chegar perto de pontos turísticos como a Pinacoteca, a avenida Paulista, e estádios de futebol, sempre tem exposições e ações acontecendo dentro das estações. Surpreendentemente, quando estavam construindo a linha 2-Verde, era possível visitar as obras. E isso resultou em relíquias especiais…

View this post on Instagram

Relíquias. #saopaulo #metro

A post shared by Rachel Ancelevicz (@racheltma) on

Onde história do cinema e da cidade se encontram…

A Cinemateca Brasileira é simplesmente linda. Tem jardim de esculturas, tela de cinema ao ar livre, auditório, biblioteca… mas já foi bem menos atrativa para visitações. Desde 1988, a instituição funciona no antigo Matadouro Municipal de São Paulo. É isso mesmo. O prédio data de 1887, quando o matadouro foi inaugurado. Fechado em 1927, teve diferentes usos até passar para a Cinemateca, que cuida do espaço até hoje. Nesse meio tempo, a estrutura foi restaurada – e tem até chão de vidro para proteger os antigos trilhos de trem para transporte de gado.

Me diz se esse prédio não é lindo?

Um dia, São Paulo teve 30 mil habitantes

E com certeza, a imigração é o que fez a cidade crescer tanto e se desenvolver tanto. No final do século XIX, a Hospedaria de Imigrantes começou a receber pessoas que se mudavam para cidade – e foram milhões até ela fechar em 1978. O prédio da Hospedaria é hoje o Museu da Imigração, aberto de terça a domingo (R$ 10, grátis aos sábados). Ou seja, dá para viajar no tempo por meio de histórias.

Vontade de comer pastel? Pode escolher uma das 871 feiras da cidade

Como eu já disse, quem passa por São Paulo precisa pelo menos uma vez comer um pastel (e o jeito mais paulistano de pedir é: “dois pastel”…). Além das pastelarias fixas que existem na cidade, por semana, são realizadas 871 feiras de rua nos diferentes bairros da capital paulista. E, em geral, são mais de uma barraca de pastel por feira… Além dessas, há 12 feiras orgânicas por aqui, para quem dispensa o pastel e quer mesmo é uma salada.

Certamente faltam alguns bilhões de fatos curiosos sobre a cidade, mas esse é um ponto de partida para explorar a capital. E aí, qual história sobre São Paulo mais te encanta?

O post 9 curiosidades sobre São Paulo apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/9-curiosidades-sobre-sao-paulo/feed/ 4
Passeios para repetir em São Paulo https://www.viajao.com.br/bkp/passeios-para-repetir-sao-paulo/ https://www.viajao.com.br/bkp/passeios-para-repetir-sao-paulo/#respond Fri, 25 Jan 2019 11:00:30 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=11036 Prédios de São Paulo vistos do altoSão Paulo é uma cidade que vale a visita. Alguns passeios super paulistanos são para experimentar e repetir.

O post Passeios para repetir em São Paulo apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Eu gosto muito de São Paulo. Tá bom, eu adoro. Ok, Sampa é uma das minhas cidades favoritas. E ela está completando 465 anos de existência hoje! Eu acredito que a capital paulista deveria estar em qualquer lista de lugares a se visitar. E existem alguns passeios necessários para uma experiência super paulistana. Por isso, resolvi listar alguns (em nenhuma ordem em especial) que eu não canso de repetir. Aliás, já aviso que rolê em São Paulo muitas vezes envolve comida…

Prédios de São Paulo vistos do alto
Adoro ver São Paulo do alto e imaginar quanta história cabe aqui. Muito Amélie Poulain da minha parte?

1. Tomar café-da-manhã na padoca

Todo mundo que mora em São Paulo vai comer um ‘pão na chapa com uma média’ em algum momento. Pode ser na pressa ou com bastante tempo para jogar conversa fora. A sua média (café com leite grande) pode ser com mais café ou com mais leite. Pode ter todo um buffet de acompanhamentos ou pode ser de pé no balcão mesmo. E pode ser a qualquer hora. Algumas padarias ficam abertas 24 horas por aqui. Quem anima um café-da-manhã pra janta?

2. Fazer uma caminhada na avenida Paulista

Olha o nome dessa via! Tem como ela não ser parada obrigatória em um passeio por São Paulo? Cartão postal da cidade, a avenida Paulista tem museus do começo (no Paraíso) ao fim (na Consolação). A Casa das Rosas e a Japan House ficam praticamente em frente uma da outra. Na mesma quadra, tem o Sesc Paulista, cujo disputado mirante no topo proporciona vistas e fotos lindas da cidade. Daí tem Itaú Cultural, MASP, Instituto Moreira Salles e vários cinemas. O melhor de tudo? É super plana e as calçadas ainda mantém muito da acessibilidade de quando foi reformada.

Prédios ao longo da Avenida Paulista vista do alto
O mirante fica levemente mais vazio durante a semana. Já a Paulista, está sempre cheia…

3. Visitar um dos parques paulistanos

Falta verde em São Paulo. Mas isso não quer dizer que aqui não tenha parque. Tem muitos! Na própria Paulista, tem o parque Trianon, remanescente de Mata Atlântica. Olha que contraste? O parque mais famoso é Ibirapuera, que, aliás, é meu favorito. Adoro visitar os museus, caminhar pelo viveiro ou pelas marquises e lembrar da visita ao Planetário com a escola um milhão de anos atrás. Se a sua visita tiver que ficar lá pra agosto, aproveite a Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo, na zona leste. Assim como em Washington DC, uma das atrações é sentar e observar as lindas flores rosadas.

Gramado ao lado do lago no Parque do Ibirapuera, com o sol nascendo por trás de prédios ao fundo
Quem resiste a um nascer do sol no parque? Esse aí é no Ibirapuera.

4. Comer e comer: pizzas, hambúrgueres e pastéis

Escolher onde comer fora em São Paulo é uma missão que pode levar horas. Durante a semana, o almoço paulistano é de ‘PFs’ na padoca e restaurantes por quilo. E tem também aquele pastel de feira de rua que é uma refeição completa – e que parece mais saboroso se for degustado no banquinho de plástico na feira mesmo. Recentemente, surgiram várias hamburguerias de todos os tipos: em container, gourmet, clássicas…

Mas se for para escolher uma janta típica de São Paulo, acho que é a pizza. Da pizzaria da esquina às mais tradicionais, você vai encontrar diversos sabores e raramente irá se decepcionar. Maiba que somente as pizzas com “mussarela” na descrição tem mussarela entre os ingredientes. Parece piada, mas eu já tive conversas longas com amigos de outros estados que insistiram que frango com catupiry tem que ter “queijo” (e eu argumentei que catupiry é queijo…).

5. Pegar fila no meio da rua

No caso, no meio do Beco do Batman. O ponto já virou parada importante dos tours pela capital paulista. E para quem gosta de arte de rua, há mesmo muito o que apreciar por ali. Eu só dispensava as filas em frente a alguns murais… Aproveite que o beco fica na Vila Madalena, bem perto de Pinheiros, e tome um lanche, um sorvete, uma breja, qualquer coisa que desperte as energias pro resto dos passeios. A Vila Madalena sempre for um bairro boêmio da cidade. E, para mim, a graça de lá é que você pode estar de tênis, de chinelo, ou de sapato formal, e ainda vai encontrar algum lugar que é seu estilo. (Ah! Minha dica é ir de metrô e descer na Fradique Coutinho. Fica mais perto que a estação da Vila Madá.)

Grafite do personagem Batman no Beco do Batman, em São Paulo
Bora trocar uma ideia com o Batman em pessoa? Ou melhor, em grafite?

6. Se perder em um museu

Existem dezenas de museus em São Paulo, mas o meu favorito é a Pinacoteca do Estado (desculpa, MASP). Uma das primeiras exposições que visitei na vida foi a do Rodin neste museu, que é o mais antigo da cidade (foi fundado em 1905!). A fila era interminável (como ainda acontece com certas exposições). Mesmo assim, foi marcante. Só o prédio do final do século XIX já vale a visita.

Telhado de vidro e paredes de tijolo da Pinacoteca do Estado de São Paulo
Se não tivesse nenhuma obra de arte, eu ainda iria até a Pinacoteca só para admirar o prédio.

E aí, tem o acervo, com obras da Tarsila do Amaral, do Di Cavalcanti, do Portinari, quadros de décadas e séculos atrás. Por isso, me encanta a cada visita. A Pina (somos amigas próximas risos) fica aberta de quarta a segunda e a entrada custa R$ 10, mas é grátis aos sábados. Dá para chegar lá de metrô. Desça na estação da Luz (que é uma viagem no tempo por si só).

Isso me leva a…

7. Ficar do lado direito da escada rolante do metrô

Muitas atrações turísticas de São Paulo ficam próximas a estações de metrô. E eu acho que essa é uma das melhores maneiras de se deslocar pela cidade. Além disso, quase sempre tem exposição dentro das estações. Mas lembre-se de não ficar parado do lado esquerdo da escada rolante. Isso porque as pessoas vão, sim, pedir pra você continuar subindo os degraus…

Brincadeiras à parte, São Paulo é uma cidade que surpreende. Que não para de achar maneiras de fazer a mesma coisa de um jeito um pouquinho diferente. São 12 milhões de histórias únicas e, ao mesmo tempo, conectadas. Pelo trem, pela rua, pela correria, pelos trajetos, pelas conversas entreouvidas e compartilhadas. Cada vez que descubro algo novo da capital paulista, passo a gostar mais ainda dela. Porque, se tem alguma coisa que São Paulo não para de oferecer, são novos pontos de vista.

O post Passeios para repetir em São Paulo apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/passeios-para-repetir-sao-paulo/feed/ 0
O pior petit gateau do mundo https://www.viajao.com.br/bkp/o-pior-petit-gateau-do-mundo/ https://www.viajao.com.br/bkp/o-pior-petit-gateau-do-mundo/#comments Wed, 21 Nov 2012 09:00:03 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=8315 Sabe que aqui a gente não tem problema em falar bem, quando achamos realmente bom, né? E também nos sentimos

O post O pior petit gateau do mundo apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Sabe que aqui a gente não tem problema em falar bem, quando achamos realmente bom, né? E também nos sentimos no direito de DESCER A LENHA (essa é velha) quando algo não nos agrada mess. Então, vou ali pegar os tocos de madeira usados para ativar um fogão daqueles de vó e fazer com que esses tocos cheguem a um nível um pouco mais baixo.

Sexta passada, já era madrugada de sábado na real, saí de um bar aqui em SP e resolvi, com alguns amigos, comer algo em algum lugar. Depois de pensarmos um pouco e de batermos com a cara na porta em uma certa lanchonete do palhaço, decidimos ir a uma das padarias mais famosas da cidade, que funciona 24 horas, a Bella Paulista.

A padaria é top, grande, sempre lotada, com boas comidas. E, olhando o cardápio, me deu vontade de comer um PETIT GATEAU às 4h da manhã! Quem nunca? risadas

Comer petit gateau em São Paulo eu acredito que não tenha horário, né? O problema mess é a qualidade do negócio. Jamais duvidei da qualidade de algo dessa padaria… até AQUELE MOMENTO! TAN DAN!

Em minutos, veio o gatozinho. Me impressionou a quantidade de sorvete no prato. Extremamente desproporcional ao tamanho do bolinho. Aí você pensa: “aí eu vi vantagem, aqui não tem miséria risos”.

Só que o problema vem quando você começa a comer. A qualidade do sorvete era tão ruim, mas tão ruim, que juro que pensei que os caras tinham congelado vários chicletes mastigados deixados no LIXO da padaria, feito uma mistura com açúcar (quem nunca passou açúcar num chiclete já mastigado e sem gosto e guardou no freezer, na infância, não sabe o que é DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL) e servido esse mix com calda de chocolate por cima.

Fiz exatamente a cara do bebê, na primeira foto do post. Era terrível. Sorvete pegajoso, grudava no céu da boca e podia ser MASTIGADO diversas vezes. Demorava pra derreter na boca. E aí você tentava compensar, comendo um pouco do bolinho, pra realmente sentir o gosto do petit gateau. O bolinho estava bom, mas o sorvete era terrível.

Um paradoxo tão absurdo, que tive vontade de ir no freezer da KIBON, abrir um pote de dois litros de sorvete de creme, e substituir por conta própria.

Acredite: acabei comendo TUDO. Mesmo sendo terrível. Fui hipócrita? Preciso fazer terapia?

Não me conformei que uma padaria daquela qualidade, servisse algo tão artificial. O sorvete, nesse caso, era apenas “gordura com sabor”. Só o bolinho se salvou. Mas era tão pequeno comparado à quantidade de sorvete…

Nada me tira da cabeça que aquele sorvete já estava passado e eles queriam se livrar dele, às 4h da manhã de sábado. Sim, os premiados fomos meus amigos e eu, que conseguimos experimentar o pior petit gateau do mundo. No fim das contas, até que fiquei orgulhoso da nossa escolha… Afinal, rendeu um post pro Viajão. 😉

O post O pior petit gateau do mundo apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/o-pior-petit-gateau-do-mundo/feed/ 2
Arte em SP https://www.viajao.com.br/bkp/arte-em-sp/ https://www.viajao.com.br/bkp/arte-em-sp/#respond Sun, 09 Sep 2012 10:00:44 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=7756 Hoje vou mostrar um pouco do meu circuito cultural por São Paulo. É sempre muita coisa para conferir na capital paulista!

O post Arte em SP apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Hoje vou mostrar um pouco do meu circuito cultural por São Paulo. A gente sempre vai pra lá a trabalho, algum compromisso ou pra um show bate-volta… Mas todo mundo deveria reservar um fim de semana pra conferir o que tá rolando… e sempre tá rolando muita coisa!

Quem mora por lá, tem mais que obrigação de valorizar essa mega-metrópole de opções! Eu tive apenas um sábado então fui a  três exposições. No MASP: Caravaggio – com direito a Medusa, o um enigma sobre o original de uma obra e várias caveiras à lá Hamlet – que eu não vou mostrar pra não estragar a surpresa! Confesso que eram poucas telas do artista, e várias de seus seguidores… Mas ouvi dizer que é a maior exposição de Caravaggio da América Latina. Vai perder a chance?

   

Tinha ainda um exposição só de Madonnas. Tinha Madonna no início de carreira bizantina, Renascentista, Madonna com Jesus, com Jesus e João Batista… enfim, artista veterana é outra história, né? RISOS

O próprio acervo do Masp é ótimo, tem telas de Van Gogh, Monet, Manet, Delacroix, Renoir, Monet, Manet , Cézanne, Toulouse-Lautrec, Gauguin e Modigliani,  El Greco, Goya, Velázquez, entre outros, que orgulho! A minha favorita é a das meninas “Rosa e Azul” de Renoir.

Outra exposição que anda causando o maior rebuliço em SP é a dos Impressionistas. Não deu tempo de eu ir dessa vez, não era prioridade já que ainda este ano vi tudo isso no Musée D’Orsay. Mas  recomendo a todo seu humano do universo, são de longe os meus preferidos!!! Monet, Renoir e seus tons de azul e rosa hipnotizam com uma paz que… vou te contar… você sai de lá acreditando que existe amor em SP. Pelo menos até o dia 07 de outubro em que a expo fica no Centro Cultural Banco do Brasil. DE GRÁTIS! Corre pra lá!!!

Se nestas duas você passa duas horas na fila, e esbarra com fã clubes alucinados de sei lá quem, gente saindo pelas orelhas e turistas de todo lado, o MUBE e o MIS trazem uma atmosfera bem mais tranquila e exclusiva. A melhor exposição desse dia – e era o último dia! – trazia fotografias doa maiores ícones do século XX, clicadas por Willy Rizzo:

 

De Coco Channel a Fred Astaire,

E os gênios do cinema como Hitchcock e Antonioni…

Musas de bundinha empinada, porém divas sempre!


Divas, divas, divas…

Umas mais comportadas, outras mais Lolitas…

Atores de peso como Jack Nicholson e Sean Penn.

Pra quem ficou com água na boca e perdeu essa mostra tão aclamada do Iguatemi Photo Series, aí vai um pouco mais da exposição comentada:

Pra fechar o dia, fui ver a exposição em homenagem à Méliès… Mas isso é assunto pro próximo capítulo…

O post Arte em SP apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/arte-em-sp/feed/ 0
Ex-Pantanal. https://www.viajao.com.br/bkp/ex-pantanal/ https://www.viajao.com.br/bkp/ex-pantanal/#respond Thu, 02 Feb 2012 11:36:19 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=6228 Alo galera! Sentiram um vazio aqui no Viajão ultimamente? Nos demos férias aqui porque nós viajões merecemos também! Mas voltamos

O post Ex-Pantanal. apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Alo galera! Sentiram um vazio aqui no Viajão ultimamente? Nos demos férias aqui porque nós viajões merecemos também! Mas voltamos com TUDO! Volto a dizer, promoções vão rolar, pessoas vão ganhar. Então venha viajar com a gente!

Muitos já sabem, mas nós aqui do blog de uma maneira ou de outra somos ligados com causas sociais. Eu e o Xóia por exemplo crescemos com a educação Marista. E existe inúmeras atividades realizadas pela Pastoral Marista para que o jovem (no caso eu, porque o Xóia… né) tenha uma experiência de vida diferente do que ele já tem, e uma dessas experiências se chama Missão Solidária Marista.

Então hoje eu vou levar vocês pra uma viagem diferente, vou levar vocês pra Missão Solidária que aconteceu na União de Vila Nova, em São Paulo, porque ser viajão não é só conhecer o restaurante famoso ou a torre da cidade, ser viajão é conhecer a realidade e as pessoas de cada lugar (falei bonito).

União de Vila Nova fica na zona leste de São Paulo, perto do presídio estádio que está sendo construído, o Itaquerão. Há 6 anos atrás essa região era um banhado gigante, uma chuva mais forte e pronto, todos ficavam ILHADOS na região por dias. Antes essa região era conhecida como Pantanal, porque era tenso mesmo.

Hoje a região é asfaltada, não existem mais alagamentos e o governo fez uma ação há um tempo atrás para pintar as casas. Um festival de cores (fortes) que só vendo. Mas aí vem um grande problema da nossa política pública, a arte de maquiar os problemas. Visitar qualquer lugar de baixa renda, favelas é perceber o quanto nosso sistema público é falho, pra não dizer o quanto de ladrão tem por aí.

Lá em União de Vila Nova existe 2 “postos de saúde”. Um deles a 3 meses não tem nenhum médico (na verdade só tem 1 médico pra cada), apenas duas enfermeiras e não abre no fim de semana, acho justo já que as pessoas não ficam doentes no final de semana não é mess? 4 escolas, sendo que uma foi eleita a pior escola de São Paulo. Houve uma desocupação de famílias há uns anos atrás no qual foram transferidos pra um condomínio construído em União de Vila Nova mesmo, condomínio esse que foi construído em cima de uma área antiga de depósito de lixo, com perigo do gás metano, explosão e todas essas coisas. PORRA! Vontade de dar um pedala nesses governantes! Vou chamar o Away Gil Brother pra resolver as paradas por lá.

Por outro lado, conhecer os moradores de lá é saber que existe muita gente boa no Brasil. Gente de bom coração dispostos a melhorar as coisas. União de Vila Nova é um lugar onde os moradores fazem a diferença. Lá nada é feito sem a aprovação deles. A segurança que hoje existe lá é devido a ação dos moradores.

Fiquei triste com muitas coisas por lá, em especial foi saber que existia o MacFavela que foi fechado por ordem judicial do próprio MacDonald’s. Poxa, ia ser um comilão animal!

Resumindo é isso, conhecer o outro lado da moeda te faz viajar também, nem que seja pela indignação. Aí vai um videozinho da Missão Solidária Marista. Aquele abraço.

O post Ex-Pantanal. apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/ex-pantanal/feed/ 0
É Show! https://www.viajao.com.br/bkp/e-show/ https://www.viajao.com.br/bkp/e-show/#respond Thu, 24 Nov 2011 10:00:10 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=5363 Aproveitando a onda de festivais desse ano, resolvi relembrar minha última experiência viajona/musical, o SWU 2010. Confesso que este ano

O post É Show! apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Aproveitando a onda de festivais desse ano, resolvi relembrar minha última experiência viajona/musical, o SWU 2010. Confesso que este ano fui uma negação pra isso, nem Rock’n’Rio, nem SWU, nem Planeta Terra, nem Pearl Jam, nem Eric Clapton (boatos que o viajão xóia cobriu o evento, mas não pra gente e sim pra Globo 😛 ).

Enquanto me debato pra comprar ingressos pro Lollapalooza aqui (ainda sou o número 4.549 na fila de espera) vou contando um pouco da minha experiência na primeira edição do SWU.

Todo mundo sabe que SWU significa Starts With U, e é assim por conta do apelo sustentável do festival. Verdade que ano passado eu me amarrei nessa idéia (1 membro) e fui toda engajada conferir o evento amigo do planeta e, de quebra, assistir o Kings of Leon! (Aqui em Curitiba a gente se acostuma a ouvir covers por todo lado, imagina se eu podia perder a chance de ver os caras de verdade!)

Logo, mas muito logo, a idéia do sustentável caiu por terra e dava pra perceber que não se fazem mais pessoas preocupadas (e inocentes) como eu! O público que se preocupa com isso claramente não era o mesmo que escolheu aquelas bandas, por isso não sei nem se dá pra chamar isso de jogada de marketing. A sensação era de que todo aquele discurso servia como desculpa pra cobrar estacionamentos super caros.

(Enquanto isso no Lollapalooza = 2.227 na fila de espera)

Nessa primeira edição de SWU a festa rolou na Fazenda Maeda em Itu – hoje é em Paulínia – o lugar era enorme, irado, amplo! Mas nem por isso, ou justamente por isso, em nenhum momento tive a sensação de que o volume estava no máximo, sabe como? Fora isso a roda gigante e a torre de Heineken eram maneiras mesmo!

No primeiro dia chegamos tarde, fui no Rage Against the Machine, muito mais pra acompanhar os amigos do que por conhecimento de causa. O maior problema até então estava sendo o frio e o vento que quase me matou! Saí do hotel de short e camiseta, sem levar casaco e o lugar ventava tanto que no final do dia sentia cada alvéolo do meu pulmão gelado! Mas teve um momento… logo no começo do RATM… que a coisa começou a esquentar… o povo começou a chegar junto, empurrar e de repente quase me vejo pisoteada! Acompanhada de um casal de amigos GRANDES e bem dispostos a me proteger, ouvi um papo assim “Se começarem a empurrar a gente agarra a Amandinha!” E foi assim que aconteceu. Até que, além de me segurar, eles tiveram também que me ajudar a pular a grade e tudo mais… INVASÃO NA ÁREA VIP! Foi a minha sorte, pois além de mais espaço na área vip tinha uma lâmpada bem forte apontada pra uma árvore e fiquei ali, me esquentando até o show acabar como uma primitiva no fogo!

(Enquanto isso no Lollapalooza = voltei ao 4.452 na fila de espera!!!!)

 

No outro dia de SWU teve de tudo um pouco, amigos na fila, esquecer o ingresso no hotel (em Campinas) e voltar buscar, cerveja barata fora do festival, vontade de fazer xixi num ônibus que não chegava nunca, Regina Spektor fofa, Joss Stone poderosa, Dave Matthews e o meu objetivo final: Kings! Não sei se era aquele problema do som ou falta de calor do público, mas apesar do show ótimo parecia que se você levantasse a voz pra cantar seria meio que sozinho na investida. Mas beleza, ganhei umas subidas e ombros e gritei o quanto pude.

hitzinho que TODOS adora…


Kings of Leon from Amanda Malucelli on Vimeo.

 

Nesse dia fui de moletom e meia-calça e tudo foi melhor! Saldo positivo, entre feridos, nenhum morto e ótimas lembranças! Estes festivais são assim: sempre uma mistura de alegrias e frustrações, “Como vamos?”, “Com quem vamos?”, “Onde vamos ficar? Camping? No way!”; “Qual é o caminho?”, “Cadê GPS?”, “Mais 50 paus de estacionamento?????”, críticas à organização e momentos de longas esperas… mas no fim, muita diversão e sempre melhor ter ido pra poder falar!!

Desse em específico 3 breves conclusões: 1 – Quando o Verde não é de verdade todo mundo desconfia. 2 – geração celular 3G esquece de curtir o show e 3 – Camisas Xadrez já estavam na moda em 2010.

Agora com licença que – até o fechamento desta edição – tá difícil conseguir esse Lollapalooza e… ops… esgotou a pré-venda! :/

O post É Show! apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/e-show/feed/ 0
10 reais da alegria. https://www.viajao.com.br/bkp/10-reais-da-alegria/ https://www.viajao.com.br/bkp/10-reais-da-alegria/#comments Thu, 15 Sep 2011 10:31:45 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=4435 Sempre falo que assunto “compras” é meio de gurias. E é verdade, mulher gosta de entrar em lojinhas, ver cada

O post 10 reais da alegria. apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Sempre falo que assunto “compras” é meio de gurias. E é verdade, mulher gosta de entrar em lojinhas, ver cada prateleira, dançar no balcão, comprar e comprar. A mulher desse blog já provou que faz parte desse grupo, postou ontem sobre outlets na Argentina e se você procurar vai achar mais compras da Amanda.

Então, só pra fazer a alegria da mulherada, hoje vou falar sobre compras! Irra! Confesso que não sou o maior comprador do mundo, mas já postei algumas coisas por aqui, como o outlet em Lisboa e só.

Mas hoje vou pra um ambiente totalmente louco. Nada de marcas, ou melhor, nada de marcas originais, nada de menininhas de blog procurando o look perfeito (risos), nada de super megastores, nada de pessoas, porque eu to falando da clássica rua 25 de março em São Paulo.

Fui na humildade, ver o que o povo anda comprando. Estamos em setembro e a rua já está meio que aquecendo pro natal. É coisa de louco, muitas e muitas pessoas lotando as lojinhas e camelôs, tudo com o preço lá em baixo.

Pra quem já foi ali pro vizinho Paraguai (Cidade del Leste), vê muita semelhança, pessoas te abordando com um made in china, ruas sujas e pessoas com sacolas gigantes, só faltou a ponte e as pessoas contrabandeando cigarros.

Poxa Coqs, que legal, e aí? Aí que eu provei que você pode comprar presentes pra sua família com apenas 10 reais! Afinal, a rua mais popular de São Paulo não podia me deixar na mão, e eu fui em busca de presentes legais! Confira aí e aquele abraço no seu bolso.

Ps1.: A banda da minha irmã mais velha está lançando o single Bullets, da banda Subburbia. Confira aqui e aqui.

Ps2.: Na verdade minha irmã mais nova já tem quase 19 anos, logo ela está saindo da adolescência, não entrando, mas prefiro manter a ideia que ela é ainda adolescente. Hahaha.

O post 10 reais da alegria. apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/10-reais-da-alegria/feed/ 7
O pulmão de um centrão https://www.viajao.com.br/bkp/o-pulmao-de-um-centrao/ https://www.viajao.com.br/bkp/o-pulmao-de-um-centrao/#respond Thu, 12 May 2011 10:00:25 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=2325 O Trianon é um pulmon no centro de Son Paulon risos. Esse parque rende momentos relaxantes enquanto a Avenida Paulista

O post O pulmão de um centrão apareceu primeiro em Viajão.

]]>
O Trianon é um pulmon no centro de Son Paulon risos. Esse parque rende momentos relaxantes enquanto a Avenida Paulista PEGA FOGO bem ali, grudadinha nele.

Em plena tarde de sexta-feira, resolvi fugir da loucura da famosa avenida e, ao andar alguns metros, CARQUEI pro Parque Trianon. Jamais tinha ido e/ou reparado nele (preciso de óculos s ou n?). Fiquei de cara.

O lugar faz você esquecer que está em SP, principalmente no centrão! É outra VIBE, outro ritmo. Inclusive, resolvi DEITAR num dos bancos e… bom, pra ver o que aconteceu, dá play no vídeo aí embaixo risos.

Acredito que fiquei umas duas horas ali, viajando total! Lembra muito os parques abertões da Europa, só que ao contrário risos. É que o Trianon é todo cercado, repleto de árvores gigantescas, então é difícil você ver o que tá rolando lá fora, quando tá nessa AMAZÔNIA!

Olha, bati tanta foto ali, que meu filme de 36 poses cartão de memória ficou saturado. Mas é que são vários os trecos pra você fotografar. De vegetação a estátuas. De pessoas a LAJOTAS. Parque + pessoas + natureza = book fotográfico risos.

E não me senti inseguro lá dentro, não. Vi vários guardinhas de olho em tudo. Inclusive observando esses VÂNDALOS que insistem em deitar nos bancos. Mal educados!

Já nos segue no twitter? Vai lá @blogviajao


O post O pulmão de um centrão apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/o-pulmao-de-um-centrao/feed/ 0
Filhos da fruta https://www.viajao.com.br/bkp/2069/ https://www.viajao.com.br/bkp/2069/#comments Mon, 25 Apr 2011 10:00:47 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=2069 Comer frutas… taí algo que curto, mas que tenho preguiça na maioria das vezes. Preguiça de descascar, de comprar, de

O post Filhos da fruta apareceu primeiro em Viajão.

]]>
Comer frutas… taí algo que curto, mas que tenho preguiça na maioria das vezes. Preguiça de descascar, de comprar, de lavar.

No mercado, por exemplo, o que é mais PRÁTICO? Comprar maçãs e mamões, ou um pacote de bolacha recheada risos? A segunda opção basta abrir, a outra precisamos fazer mil coisas antes.

Mas, como gosto de frutas, resolvi experimentar as mais diferentes do mundo do Mercadão de São Paulo. O post de hoje também serve pra DESINTOXICAR você depois de tanto chocolate na Páscoa.

Aliás, há alguns dias eu postei sobre o Mercado Público paulistano, e comi coisas gordurosíssimas, lembra? Pastel de bacalhau e sanduíche de mortadela. Uns ficaram com nojo, outros tiveram o apetite arrombado.

Agora vou falar sobre o POMAR encontrado nos corredores daquele lugar! Sério, são umas 13.289 barraquinhas que vendem frutas. E das mais diversas possíveis! Todas são de qualidade extrema (pelo menos visualmente) e os caras não economizam mesmo na hora de fazer você provar.

Experimentei RAMBUTAN, PITAYA, CHIRIMOYA, MORANGOS GIGANTESCOS… E fiz um video disso tudo, com a ajuda de uma COLABORONA ESPECIAL: Roberta Silveira (@robertareporter).

É o Mercadão de SP surpreendendo a galera. Quem disse que só de gordura vivem aqueles corredores, hãn, hãn?

[polldaddy poll=4942829]

O post Filhos da fruta apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/2069/feed/ 7