Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio colormag foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`


Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131
Vai viajar pra neve? Como se vestir para o frio – Viajão

Vai viajar pra neve? Como se vestir para o frio

Finalmente o inverno paulistano chegou em 7ºC! Para quem gosta de frio, é a hora de vestir os casacos e sonhar com neve. Mas confesso que, com o hábito de usar camiseta e chinelo no inverno de 20ºC do Brasil, errei muito quando me encontrei em uma nevasca. Pra minha sorte, encontrei pelos hosteis pessoas acostumadas com invernos rigorosos, que me ensinaram a não passar mais frio usar melhor meu guarda-roupa. E já dou um spoiler: use camadas!

Então é só vestir dez blusas, três calças e cinco meias?

Não exatamente. Uma das coisas mais importantes que aprendi sobre me vestir para não congelar é que é melhor ter roupas eficientes, do que usar muitas coisas ao mesmo tempo. Isso porque o ar precisa circular e criar bolsões entre as peças para manter a temperatura corporal. Então, se você se “espreme” em várias blusas e põe mil casacos, não tem como o ar circular. E aí, você pode até perder calor com mais facilidade.

Foi sentada em um hostel em Tromsø, quando estava -9°C do lado de fora, que um belga recém-chegado de uma temporada cuidando de renas no norte da Finlândia me ensinou as três camadas que você precisa: 

  • Uma blusa térmica e que deixe o suor escapar;
  • Um blusão de fleece ou jaqueta do tipo “down”, que são aquelas mais fofinhas, em geral, com plumas ou material sintético;
  • E uma jaqueta ou casaco, idealmente que proteja do vento e da chuva.

A primeira camada é mais confortável e precisa deixar a pele respirar. A ideia é não ficar molhada de suor, porque aí, a sensação de frio pode ser maior. A segunda camada vai ajudar a reter o calor corporal e te esquentar. Aqui, pode ser duas malhas finas, por exemplo. E a última camada é para proteger do vento. (Aliás, nas lojas físicas da Decathlon, onde costumo comprar essas roupas de frio, as peças de trekking são classificadas em camada 1, 2 e 3.)

Não esqueça protetor solar e óculos escuros na neve! O sol reflete na neve e queima muito

Cidade ou campo?

Isso faz muita diferença na hora de escolher a tal terceira camada. Se você for para um ambiente bem urbano, pode ser um casaco mais grosso, sem se preocupar muito se é impermeável. Nas cidades, a gente costuma entrar e sair de ambientes com boa calefação e consegue fugir do vento. Mas se você estiver numa caçada à aurora boreal, por exemplo, essa última camada precisa ser boa contra vento e água. 

Para calças, o esquema é parecido. Existe calça térmica, ou você pode colocar uma legging ou meia-calça como camada 1. Mas a camada externa vai depender do destino. Por exemplo, se for pro campo, existem calças forradas e que são quebra-vento. E você pode alugá-las em lojas esportivas no seu destino. Afinal, não tem porque comprar um trambolho desses para não usar no Brasil, né?

Pé frio

Aí você me diz: “mas eu sinto muito frio no pé. Vou pôr três meias.” Foi o que eu pensei. E não importa o que eu fizesse, meu pé continuava um gelo. Mas aí, eu lembrei desse tal ar que precisava circular. Aprendi que, se o pé fica muito apertado no sapato, é mais fácil perder calor. Precisa ter ar dentro do sapato pra “segurar” o calor ali (física nunca foi meu forte. Leitores que manjem de troca de calor, me expliquem a ciência disso?). E para manter os pés confortáveis e quentinhos, lã de merino é um dos materiais mais recomendados. É super leve e esquenta bem. 

Já quanto aos sapatos, começa a ficar mais difícil. O ideal é ter algo de cano alto, confortável e com solado ranhurado, para escorregar menos. Existem botas forradas, mas nunca consegui usar nenhuma fora da neve, porque são quentes demais pro meu dia a dia. O que usei muito foi um tênis impermeável, com a tal meia de lã. Não passei frio, mas não é o ideal, pois não ficava muito firme no pé. Só não vá pra neve com botas de camurça, porque assim que você entra em algum lugar fechado, a neve derrete e seu sapato fica encharcado.

E, para finalizar, não esqueça de luvas, gorros e cachecol. Agora existem luvas “camada 1”, que é pra usar por baixo de luvas quentes. Dá até pra usar o celular com elas. Eu gosto de usar um cachecol que dê pra cobrir o nariz. E quanto ao gorro, o que mais me atende é um forrado com fleece ou algum material que proteja as orelhas.

Rachel com gorro, cachecol cobrindo o rosto, casaco grosso com capuz, em rua com neve.
Aproveitei o gorro do casaco de lã para bloquear o vento – o que meu gorro não fazia bem o suficiente…

Lugares fechados

A ideia das camadas também é que você possa diminuir a quantidade de peças de acordo com o frio. E isso é muito importante para seu conforto. Além disso, desacostumada ao frio, eu não tirava nunca o casaco, mesmo quando entrava em lojas e restaurantes. A gente não tem muito esse costume no Brasil, né? Choquei os primos americanos quando passei o almoço inteiro de casaco. E foi assim que aprendi que é importante deixar o ar quente dos lugares com calefação entrar nas camadas internas. Então, se entrar numa loja, abra o zíper do casaco. Sentou pra almoçar? Tire o casaco e deixe seu corpo “esquentar”. Assim, quando você colocar o casaco de volta, tem mais calor corporal pra circular entre as camadas que você lindamente construiu.

E você, tem algum truque pra encarar o frio? Deixa pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.