acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131colormag foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`
Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`
Entre os muitos privilégios que tenho em relação a viagens, um deles volta à tona todo dezembro: já ter celebrado viradas de ano em diferentes destinos.
O post Celebrando o Ano Novo ao redor do mundo apareceu primeiro em Viajão.
]]>Dia desses, recebemos um material bem legal da Organização Nacional do Turismo Japonês sobre como se comemora o feriado de Ano Novo no Japão. Essas celebrações duram quatro dias e são chamadas de oshougatsu. Vou compartilhar um pouco dessas tradições japonesas no texto, mas esse conteúdo me fez pensar em todas as festas de Ano Novo que já tivemos a chance de celebrar pelo mundo.
Entre os muitos privilégios que tenho em relação a viagens, um deles volta à tona todo dezembro: já ter celebrado viradas de ano em diferentes destinos. Aqui no Viajão, já passamos o réveillon no litoral paulista, em Buenos Aires, em Viña del Mar, na Disney, no trabalho na Capital Paulista, em Curitiba…
Cada lugar tem sua tradição. Então vou contar de duas viradas do ano que me chamaram a atenção: Buenos Aires e Disney.

A Disney não tem tradições. Ela tem o Traditions, que é o treinamento básico da cultura da companhia. E eu sou uma admiradora dele desde que fiz intercâmbio no Walt Disney World, na Flórida. Por isso, é um dos meus lugares queridos no mundo e onde passei um ano novo. E preciso dizer que, se a Disney é um lugar de sonhos, expectativa e realidade nem sempre se alinham.
Antes de mais nada, preciso dizer que foi uma virada do ano festiva! Só não foi como eu esperava. Minha expectativa era: passar o ano novo no Magic Kingdom, vendo fogos de artifício maravilhosos e festejando. Aí, ao começar meu intercâmbio nos parques, descobri que o MK não é o melhor lugar para adultos sem crianças (pelo menos, é o que me disseram meus colegas cast members). É um parque muito família, onde a festa termina pouco depois da meia noite. “Vá para o EPCOT, se puder”, foi o conselho que me deram.
Isso porque ele têm os pavilhões dos países e cada um celebra a chegada do novo ano com mini-celebrações que remetem à cultura que inspira aquele espaço. Parece legal, não? Acontece que os parques lotam muito nessa época do ano. Então mesmo funcionário não pode necessariamente entrar onde quiser. E como eu trabalhava no Animal Kingdom, onde não haveria festa da virada, eu voltei pra casa e celebrei jantando com meus vizinhos mesmo. Mas o EPCOT continua na minha lista de lugares onde quero celebrar um réveillon. E desde 2006, passo o dia 31 de dezembro acompanhando a linha internacional da data caminhando pelos fusos e imaginando viradas do ano pelo mundo.
Mais um ano novo em viagem no qual expectativa e realidade não se alinharam – mas foi tudo ótimo também! Estávamos viajando em seis pessoas, conhecemos mais uns quatro brasileiros no hostel. Em grupo grande, óbeio que enrolamos demais para decidir onde passar a virada. Já quase sem opção, um dos meus amigos descobriu um pub com uma festa e reservamos nossos lugares por cem dólares por pessoa (vale destacar que, em 2011, isso dava em torno de 200 reais).
Expectativa: um bar agitado. Realidade: uma mesa central para 20 pessoas e um menu completo de entrada, jantar, sobremesa, vinho e música ambiente.
Estávamos bem acompanhados: além de nós dez, tinha um sulafricano, três amigos *acho* que colombianos e um casal europeu (não faço ideia de onde). E assim, descobrimos que o costume argentino era de passar meia-noite em casa, com a família, e sair pra balada depois da uma da manhã. Então, aceitamos nosso pub privativo. À meia noite, todos os restaurantes da rua abriram as portas e as pessoas passaram a celebrar junto, na rua mesmo, com direito a banda e tudo mais. Foi bem divertido! O resultado dessa experiência é que, hoje em dia, cogito sempre passar o ano novo em um lugar e festejar em outro depois.

Como falamos acima, o oshougatsu dura quatro dias: de 31 de dezembro a 3 de janeiro. E é uma festa focada em renovação e prosperidade para o ano seguinte. Ainda não passamos nenhuma virada de ano por lá, mas Traditions tradições são algo que me atrai muito! Quem sabe, não vivo algumas dessas experiências pessoalmente algum dia?
Segundo a Organização Nacional do Turismo Japonês, o oshougatsu é mais tranquilo. Ao invés de fogos de artifícios, a virada de ano é marcada pelas 108 badaladas do ritual budista Joya no Kane. A última badalada acontece à meia noite. Já nos templos xintoístas, o ritual de Saitan-sai é realizado durante a madrugada, com orações.
No Japão, também é tradição assistir ao primeiro nascer do sol, chamado de hatsuhinode. A crença é que, durante o primeiro nascer do sol, as divindades do ano novo vem semear boas energias, sorte e felicidade.
E você, que costumes de Ano Novo mantém por aí?
O post Celebrando o Ano Novo ao redor do mundo apareceu primeiro em Viajão.
]]>
Eu não sei bem explicar o motivo, mas eu adoro Buenos Aires. A principal dica sobre a cidade é: visite os pontos turísticos mais famosos. Mas como nós gostamos de construir memórias, eis algumas experiências para se viver na capital argentina.
O post 8 experiências para viver em Buenos Aires apareceu primeiro em Viajão.
]]>Eu não sei bem explicar o motivo, mas eu adoro Buenos Aires. Talvez seja porque foi o primeiro destino para onde viajei sozinha. Talvez porque a cidade é charmosa mesmo. Só sei que vale a visita (ou, pelo menos, a escala no caminho para a Patagônia). A principal dica sobre a cidade é: visite os pontos turísticos mais famosos. Mas como nós gostamos de construir memórias, eis algumas experiências para se viver na capital argentina:

Talvez não precise tomar o café. Mas como fica no antigo palco do teatro que hoje é uma das livrarias mais lindas que já vi, vale a visita. A livraria é a El Ateneo Grand Splendid, da Avenida Santa Fé, e fica a um quilômetro, mais ou menos, do Cemitério da Recoleta.

A visita ao Cemitério da Recoleta não só é uma experiência divertidíssima por causa das excursões de turistas de navios, mas é também uma ida a um museu (macabro) a céu aberto. Juro que parece um parque. Mais de 90 esculturas são consideradas monumentos históricos. O melhor é que, na pracinha em frente ao cemitério, tem feirinha de artesanato. E do outro lado da pracinha, tem barzinhos bons e várias opções de comida.
Brincadeiras à parte, a área central desse shopping center é bem bonita. E se você for no fim do ano, tem uma árvore de Natal bastante charmosa (há alguns anos, costuma ser temática de Carolina Herrera). Além disso, é sempre bom saber onde tem uma praça de alimentação (e um banheiro limpinho) na Calle Florida, que é uma atração turística, porém é um calçadão de centro.
Você provavelmente vai fazer isso no parque no entorno da Floralis Genérica. Mas o que eu mais gosto em Buenos Aires é que praticamente toda rua é uma alameda, com árvores quase de ponta a ponta. Então sempre gosto de aproveitar para tomar um sorvete numa praça, ou pegar um suco e comer debaixo das árvores. E como tem muita praça pelo caminho, são muitas opções para pausas. Gosto muito da Plaza General San Martin. E me perdendo caminhando pela cidade na minha primeira visita, descobri a praça abaixo (que, aliás, aparece no filme Medianeiras!).

Ok. Essa dica é meio ruim. Mas foi o que aconteceu todas as vezes que estive em Buenos Aires. Como é uma cidade com várias regiões planas, tipo entre a Recoleta e Palermo, ou entre a Recoleta e o Centro, pensei: “pra que metrô? Vou andando”. Uns 10 quilômetros de sapatilhas depois, eu decidi nunca mais viajar sem um tênis. Nesses bairros, é bastante tranquilo andar a pé, então dá para encontrar um café, ou uma unidade do Havana, ou uma sorveteria. Caminhe em Puerto Madero de um lado ao outro (os restaurantes de lá são mais caros!), caminhe em San Telmo de um lado ao outro (desviando das barraquinhas), caminhe muito!

Eu só peguei táxi na rua em Buenos Aires uma vez, no desespero, porque era 1º de janeiro e eu precisava chegar logo ao aeroporto. O problema é que a fama negativa deles nunca vai embora. E como viajar sozinha tem suas particularidades, eu optei pelo transfer do Tienda León. Comprei na hora, no balcão do aeroporto, e aí já reservei a volta também, para um horário cedo. Ele vai até um “terminal” da companhia e depois você troca para um táxi (incluso) até seu hostel. Ou você pode pedir para o seu hotel reservar um táxi para você.
Sério. O doce de leite deles é muito gostoso e provavelmente vai ter no seu café da manhã, para comer junto com uma medialuna, que é um croissant sem recheio e bem macio. Tostadas, em geral, são um misto frio (fica a dica) bem quebra-galho para a hora da fome. Ao invés de um pão de queijo, a empanada é um lanche rápido que vale por uma refeição. Vale estudar também o “almoço executivo” que é oferecido em vários restaurantes. Prato principal, sobremesa e uma taça de vinho por um valor fixo. Por que não?
Ah, o Caminito… como não amar as cores e os sons? Cuidado com batedores de carteira, porque é muito cheio. Tem restaurantes gostosos por ali também. Eu honestamente adorei visitar o La Bombonera. O passeio de museu + visita ao estádio custa uns 42 reais e você chega bem pertinho do gramado. Esse é um daqueles pontos de Buenos Aires onde é super ok caminhar pelo Caminito e super ok pegar a rua até a Bombonera, e super ok ir embora da Bombonera até o metrô. Mas não é muito bom de perambular. Então pergunte no hostel qual ônibus pegar para se perder menos. Eu peguei ônibus e metrô de boa por Buenos Aires, aliás.

Quanto ao dinheiro, o peso argentino está bem desvalorizado, e, assim como no Chile, compensa levar reais e trocar lá. Pode ser no aeroporto mesmo, no Banco La Nación, que a conversão costuma valer a pena. Achei mais difícil encontrar casas de câmbio boas e abertas em outras regiões da cidade.
Como eu já fui quatro vezes (!), confesso que a maior parte das coisas bem turísticas eu fiz há alguns anos. No começo de 2018, eu só comi doce de leite e bebi vinho. E em 2017, fui caminhar pelo Puerto Madero e fazer comprinhas na Calle Florida. Mas eu amo Buenos Aires. Voltaria mais e mais vezes, se pudesse. Quem vem comigo?
O post 8 experiências para viver em Buenos Aires apareceu primeiro em Viajão.
]]>
Sexta-feira 13… E quase Natal, falta pouco! Aposto que você já pegou no peru do seu chefe da firma, já
O post Vamos Pular? apareceu primeiro em Viajão.
]]>Sexta-feira 13… E quase Natal, falta pouco! Aposto que você já pegou no peru do seu chefe da firma, já planejou onde estará nas festas de fim de ano e já imaginou como curar a ressaca de um reveillon como se não houvesse amanhã (ou 2014 risos).
Já que você já fez tantas coisas e já leu tantos “jás” como nunca antes na vida, eis uma pergunta que já faço: já mandou sua foto pulando pra esse humilde blog, seu viajão? Bate pulando aí no trabalho mesmo, ou no sofá de casa, ou a cerca e manda pro souviajao@gmail.com
Queremos que você nos ajude a fazer a Sandy pular. Não, não desistimos ainda. #pulaSandy, bem alto pra gente, purfaaaaa!
Que tal começarmos os trabalhos dessa sexta antes de sairmos pro répi áuor? Vamos detonar avaliar as fotos que a galera tá mandando pra gente.
—
A Nathalia Nathy (nome artístico?) mandou essa foto, mas apenas essa foto no e-mail. Nem “oi”, “tchau” ou um “vsf” ela escreveu 
Sabe o que é o pior disso tudo, Nathy? Que eu não faço a mínima ideia onde você bateu essa foto com suas amigas risos (serássi são amigas/primas/irmãs/tias/noras/cunhadas?). PRESUMO que sejE num local com uma torre risadas. Aliás, não sei nem qual é você 
Percebeu como fiquei triste? Mesmo assim darei nota 8,9 pela HARMONIA, pelo CENÁRIO e pelas barbas cultivadas com tanto AFINCO pelas duas gurias do meio. Depois dessa, vou sair À FRANCESA kkk rsrsrs.
—
O Fabinho, do Be Free, nos mandou cinco fotos. C-I-N-C-O. Sim, todas divertidas, mas selecionei três.
Essa aqui ^ foi no Quênia. Mas sinto cheiro de trapaça, na boa. Fingem que tão segurando uma mangueira/cabo, mas na real é daquelas barras de flexão – toda torta. Bastou fazerem força com os braços. Nota 7,4 pela FALCATRUAGEM risos
^ Um pulo espetacular em Laos! Mas tem mais falcatruagem aí, minha gente. Além de dar uma de Tarzan, e pegar no cipó risos, você já aprendeu aqui com a gente que pulos na água pertencem ao nível: “molhei a fralda”. Nota 7,1 pela tentativa.
^ Hahahaha sério, uma das melhores dos últimos tempo. De “Vamos Pular?”, que tal mudarmos pra “Vamos Cair?”. Pela criatividade e pelo MORTAL DE COSTAS, 9,8. Média das três fotos: 8,1! \o/
—
Agora é a vez da Cristina Souza da Rosa, ela também tem um blog, o Sol de Barcelona! Ela mora em Barcelona (ah vá!) e foi pagar mico pular na frente da Sagrada Família.
Ela disse no mail que se a Sandy não pula, ela pula! E que fez o pulo exclusivamente pro Viajão, na frente da turistada mess! A foto tá sensa, Cris. Mas sei que essa calça/saia que você tá usando facilita a aderência e o POUSO. É baseada nisso daqui:
Nota 9,2, só porque você achou que não fôssemos perceber sua fantasia de esquilo voador risos
—
A Bárbara Lira também nos enviou uma foto. Ela diz que está pulando, mas eu quero que você venha comigo nesse swing e avalie no replay:
E então? A senhorita Bárbara está pulando mess na Oficina Francisco Brennand, em Recife? Hein? Hein?
Bárbara, ajoelhar NO CHÃO não vale, minha linda. Sério risos. Sácomé essas questã de perspectiva hoje em dia, néam?
Mãããs, como to de bom humor porque o fim de semana chegou, vou DESCOLAR um 8,8 pelo “pulo”. E fingir que não vi você se apoiar com a mão esquerda ali no muro risos
—
Em abril, a Gabriele Rossato foi até Buenos Aires e resolveu pular na frente da Casa Rosada… (beijo pra Cristina Kirchner risos)
E o Guilber, que tava com ela na viagem, pulou na praça do Congresso Argentino.
Darei nota 8,7 só por causa da variedade de locais, ok? A nota não foi mais alta porque uma pergunta não saiu da minha cabeça o tempo todo: vocês ensaiaram pra fazer a mesma pose? DESAFIO vocês a mandarem fotos pulando de outras formas. 3, 2, 1, valendo!!!
—
Por hoje é só, minha gente. Aproveite pra bater fotos pulando pra gente durante o fim de semana! Mas faça isso logo, porque o fds passa NUM PULO (tun tun tssssss).
Mande pro nosso souviajao@gmail.com e saia chorando de emoção com nossas notas justas e precisas, sempre. Um tapinha na bunda e até a próxima!
#pulaSandy
O post Vamos Pular? apareceu primeiro em Viajão.
]]>
Alô você, alô Brasil! Hoje é sexta, dia clássico aqui no Viajão. Melhor ainda é pensar que estamos numa sexta-feira
O post Vamos pular? apareceu primeiro em Viajão.
]]>Alô você, alô Brasil! Hoje é sexta, dia clássico aqui no Viajão. Melhor ainda é pensar que estamos numa sexta-feira em dezembro! Alegria dupla, sim ou não? Natal chegando, 2012 tá aí, todo mundo pulando ondinha, e por aí vai.
O Viajão fez 1 ano essa semana (clap clap), e nosso quadro “Vamos Pular?” tá quase no seu aniversário também! Quase 1 ano recebendo fotos de vocês caros viajões, pulando pelo mundo, ou tentando pular. Então não vamos deixar essa chama apagar, e que venha mais pulos para nós.
Desistimos da Sandy, ela aprontou muito esse ano e não pulou pra nós. Então Sandy, se um dia eu te encontrar na rua, não se assute, porque adoro esse seu sorriso bobo e a sua cara de assustada, enrosca no meu pescoço e risos.
Então, vamos para os pulos de dezembro pra galera que recebeu o 13º pulando de alegria.
—
Começamos com as figurinhas carimbadas desse blog. Michele (vice-campeã das asinhas de frango, lembram? aqui) e o próprio Frango, se divertindo e pulando em Morretes. Confesso que a dificuldade é grande em pular com bóias, então dou uma nota 9 pela sincronia. Palmas pra esses garotinhos! Boatos que semana que vem vai ter mais fotos deles! Um exemplo de comprometimento com o Vamos Pular.
—
O segundo pulo do dia é a da Camila Faiçal (não faz açúcar ok? tudumtss), pulando na frente de uma casa meio rosa. Um pulo meio de sapos em Buenos Aires, mas tá aí, registrado o pulo de muita personalidade, extravagância e alegria. Valeu Camis! Nota 7 (na média) para o seu primeiro pulo por aqui! Ps.: Observerm que tem um pombo pulando também, nota 5 pra ele.
—
A Kaila Pelisser também não quis ficar de fora dessa! Afinal ela ficou sabendo que hoje é sexta e pulou para o Viajão! Diretamente do Parque Passaúna em Curitiba ela mostrou agilidade e perseverança no seu pulo, sem contar o pôr do sol, que trouxe mais brilho para esse registro (dramatizando). Valeu Kaila! Nota 7,5 pelo seu pulo cheio de graciosidade, ahahaha.
—
E por fim, eu não poderia ficar de fora dessa. Afinal eu pulo todas as sextas. Então vai ai minha participação com uns pulos em Lisboa. Me dou nota 10 no pulo duplo (eu que mando nas notas mess), afinal, exige muita força e dedicação para tal. Palmas para as cobaias Cris e Karin (minhas primas). E um abraço para o Fá, que conseguiu tal feito também.
—
E é isso minha gente. Se você tem foto pulando por esse mundo, mande pra gente no souviajao@gmail.com e vamos pular! Aquela voadora e aquele abrass.
O post Vamos pular? apareceu primeiro em Viajão.
]]>O post Vamos Pular? apareceu primeiro em Viajão.
]]>Gostaríamos de ampliar essa alegria com o BRASIL, com a ajuda da nossa musa (que está em baixa com toda essa onda rock que ta rolando) Sandy! Mas só pra dar uma aderência, não deixe de mandar lá no Twitter o clássico de sexta: #pulaSandy.
—
Então vamos começar os belos pulos dessa sexta com ela, que todo mês aparece por aqui. Já foi Colaborona 2 vezes, já apareceu em vídeos fazendo strip, e já pulou aqui também. Karin Mesquita é o nome dela, com seu novo book “Deixa o vento me levar em Buenos Aires”, junto com sua amiga Fernanda Spinello. Valeu garotas, em breve mandamos o cartão fidelidade.
—
O segundo pulo de hoje também é de garotas, e melhor, NA PRAIA (só alegria). Hingrid já pulou por aqui também, e tomou gosto pela coisa e levou a Suria nessa onda! No único dia de sol em Zimbros-SC que teve no feriadão! Dificuldade quase nada em pular em areia, mas levam 10 pela lembrança do Viajão no feriado que só choveu. Valeu garotas!
—
E como aqui podemos dividir pulos com o Universo, por que não mostrar o seu pai? A Fernanda Agostini mandou a foto do pai dela Darci pulando na frente do Reichstag em Berlin! E olha meu, um pulo bem pulado, bem bolado e bem esticado! Valeu Família Agostini pela participação, queremos ver a família inteira um dia hein!
—
Agora por que não abrir espaço pros nossos concorrentes? Sim, o Viajão tem um bom coração, e queremos ver a galera do Blog Finestrino pulando de alegria também. Fábio Mesquita (parente da Karin da primeira foto, sim ou não?) mandou seus pulos na África. No Kenya, em Manila e no Safari de Masai Mara com uma galera. Fico feliz e triste ao mesmo tempo de não ver um leão nessa foto! Valeu Fabinho!
—
E pra encerrar os pulos de hoje, outra figurinha carimbada por aqui. Paola Caroline! Pulando no Carnaval em Caiobá. Mas vamos confessar, pular no carnaval é fácil! Mas percebam que no meio de tantos pulos, tem alguem relax, de boua, FLUTUANDO! Valeu meninas!!
E é isso aí! Essa é a colaboração do Viajão para você ter um belo final de semana. Pule bastante, e de preferência, mande pro souviajao@gmail.com que colocamos aqui e compartilhamos alegria com a geral!
Ah! e só pra constar, não esqueçam de votar em mim e na Amanda pro empregos dos sonhos da STB! Só clicar aqui e aqui e clicar no coração azul! Facin! Aquela voadora no peito de vocês!
O post Vamos Pular? apareceu primeiro em Viajão.
]]>O post Vamos Pular? apareceu primeiro em Viajão.
]]>Mas, claro, nosso objetivo maior por aqui é fazer com que nossa querida Sandy pule alto pro Viajão! Por isso, bora colocar a tag #pulaSandy lá no twitter! Tenho fé que a @SandyLeah irá atender o nosso pedido um dia, purfa!
Não desistiremos. Que a força do pulo esteja conosco, sempre. Vamos pular? Bora pros saltos enviados pelos viajões! Estão sensacionais!
———
Pra começar dando IBOPE, uma foto sexy enviada pela viajona Karen Giraldi. Isso foi nas dunas de Natal – RN. A Karen é a de vestido branco, a Raquel é a de rosa e a de biquíni é a Grazi. Clap clap pela formosura pelo salto!
———
Este é um pulo que está virando mania. O salto “xá eu tirar a poeira dos meus tênis”. Você jumpa, dá um TOTOZINHO com os calcanhares e clica. O humorista Fábio Güeré (@fabioguere) fez e garante: sapatos limpinhos pra uma eternidade.
———
Isso que é uma viajona antenada. A Bárbara Martinez fez uma visita técnica com os colegas de facul pro interior de São Paulo. Quando quase estavam indo embora, lembrou do “Vamos Pular?” e colocou todo mundo pra TRABAIÁ! 10 pelo cenário e 7,9 pela sincronia risos. Na foto: Bárbara, Gabriela, Marina, Pâmela e Amanda.
———
O viajão Danilo Lemos aproveitou o PULINHO que deu em Buenos Aires a capital do Brasil pra bater a foto acompanhado da Ligianne Camara e da Liana Maia. Nem quero imaginar o pós-foto com aqueles TUBOS PRETOS posicionados estrategicamente.
Nessa, o Danilo inventou um novo estilo no “Vamos Pular?”. O da MOCHILA HUMANA. Pulo siamês em Colonia del Sacramento, no Uruguai, com a Ligianne grudadaça.
———
Essa é no Museu do Olho, em Curitiba. São Thaiane, Ana, Andressa e Bruna da Silva (a irmã do Coqs). #nepotismo risos. Estamos de OLHO em vocês, meninas (tun tun tssss).
———
Buenos Aires está virando o cenário preferido dos viajões pra um PULINHO. A Amanda Corrêa resolveu inspirar a Sandy na praça da Casa Rosada. Ficou tudo azul com o pulo risos.
———
Falta você mandar a sua foto pulando e aparecer aqui, viajão! Inspire-se e envie pra souviajao@gmail.com
E depois de tanto desafiarmos a gravidade, vamos abrir uma eleição. Vote na sua foto preferida de hoje, ok?
[polldaddy poll=5094537]
Ah! Siga-nos no twitter @blogviajao e curta nossa página no Facebook! 
O post Vamos Pular? apareceu primeiro em Viajão.
]]>