Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio colormag foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php:6131) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/feed-rss2.php on line 8
Arquivos colômbia – Viajão https://www.viajao.com.br/bkp/tag/colombia/ construímos memórias Tue, 01 Dec 2020 14:42:40 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.9.4 https://www.viajao.com.br/bkp/wp-content/uploads/2018/10/cropped-IMG_2510-32x32.jpg Arquivos colômbia – Viajão https://www.viajao.com.br/bkp/tag/colombia/ 32 32 Colaborões https://www.viajao.com.br/bkp/colaboroes-44/ https://www.viajao.com.br/bkp/colaboroes-44/#comments Tue, 06 Mar 2012 09:00:41 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=6456 Vamos dançar salsa, rumba e reggeaton? Tenho muita GINGA risos. A nossa colaborona de hoje vai nos falar sobre isso

O post Colaborões apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Vamos dançar salsa, rumba e reggeaton? Tenho muita GINGA risos. A nossa colaborona de hoje vai nos falar sobre isso e muito mais. Uma experiência inesquecível que viveu na Colômbia, no último ano novo.

Letícia Vidica é jornalista e resolveu embarcar de mala e cuia pra Cartagena e afins. Ela pirou com o lugar e as paisagens. E teve dias de REALEZA, bebendo e tomando sol, de frente pro mar, como se não houvesse amanhã risos. Boatos que ela estava numa pior, porrããããn…

AH! E você também pode mandar sua história de viagem! Escreva pra souviajao@gmail.com e prepare-se pra dar autógrafos na rua! Tamo aguardando!

———

Caribe colombiano

Cartagena das Índias é uma cidade apaixonante. Uma verdadeira viagem no tempo. Suas casinhas coloridas (que nos lembram algo de Paraty ou Salvador) com suas sacadas coloridas pelas flores ‘primavera’, seus becos, seu povo… tudo é realmente fascinante e apaixonante. Quatro, cinco dias são suficientes para conhecer a cidade.

A dica número 1 é explorar a cidade. Ande, ande muito… em cada rua, cada beco a gente descobre algo novo, uma lojinha nova, uma praça nova (a cidade é cheia de praças), um restaurante novo…

CUSTOS/MOEDA

A moeda é o Peso Colombiano. Para saber quanto está gastando em reais é só dividir por 1.000. Por exemplo: 6.000 pesos = 6 reais. Porém, quem converte não se diverte hein? É uma cidade com custo barato.

DICA – NÃO LEVE TODO O DINHEIRO EM CARTÃO. LEVE UM POUCO EM CASH. NEM TODO LUGAR ACEITA CARTÃO DE CRÉDITO E NÃO É NADA FÁCIL ENCONTRAR UM CAIXA PARA SACAR.

HOSPEDAGEM

O centro da cidade é todo murado. Eles chamam de ‘cidade murada’. A muralha foi construída para evitar os ataques dos piratas e ainda preserva canhões. É o melhor lugar para se hospedar porque é lá que está o charme da cidade.

O centro é preservado e ainda mantém todo o clima do século 16. Se você busca o charme da cidade, ele está lá. Além disso, ficar dentro da cidade murada facilita muito a locomoção porque dá para fazer tudo a pé. Leve ou compre ou vá até o Centro Turístico e pegue um mapa da cidade.

No segundo dia, você vai dominar tudo. É fácil andar por lá (apesar de uma mesma rua poder ter 3 nomes diferentes rs).

Se optar por um albergue, indico o El Viajero (Calle 7 Infantes). É top de linha e muito bem localizado. Fica perto de tudo.

TRANSPORTE

Se ficar dentro da Cidade Murada, a sua locomoção principal será os seus pezinhos. Raramente vai precisar de um táxi, mas quando precisar de um, a dica é: negocie a corrida antes. Os táxis não tem taxímetro. Pergunte quanto custa a corrida. Em média sai 6 mil pesos (ou 6 reais).

PONTOS TURÍSTICOS

Praça do Relógio: é o ‘marco zero’ da cidade. É onde fica a estátua do fundador. À noite, um grupo de jovens apresentam danças tradicionais colombianas ao som dos atabaques (((ao ouvir o som não tem como lembrar da batida da umbanda ou candomblé, das batidas do pelô… rolou uma identificação muito grande))).

O show é de graça e, ao final, eles passam um chapéu, se quiser dar alguma moedinha, fique à vontade. Se não apenas admire o show.

É também na Praça do Relógio que ficam estacionadas, à noite, as carruagens para o city tour na cidade. Vale muito à pena. Cartagena é encantadora de dia e muito mais encantadora de noite. Me senti viajando no tempo.

A cidade se ilumina e te encanta. Em média, eles cobram 45 mil pesos por 25 minutos de passeio. Se der uma choradinha, consegue desconto.

DICA CARTAGENA – PEÇA DESCONTO PARA TUDO. ELES COSTUMAM DAR. “UM DESCUENTITO POR FAVOR” …

O bacana de fazer esse passeio é que eles passam pelos principais pontos turísticos e depois você pode voltar de dia nos que mais gostar. É uma forma de já conhecer a cidade.

DICA – ACHO UMA BOA PARA O PRIMEIRO DIA DO ROTEIRO!!!!

De dia, a Praça do Relógio é ponto de passagem obrigatória para todo mundo. Lá está a saída principal da muralha. Nas ruas próximas estão as casas de câmbio e as casas onde você pode fazer chamadas internacionais (((NÃO TEM ORELHÃO NA CIDADE. FIZ UMA VIA CRUCIS E SÓ ENCONTREI ORELHÕES SEM TELEFONE)))).

Ali também ficam várias barraquinhas que vendem doces na Passagem dos Doces. Parecem os doces para Cosme e Damião.

Muralha: Andar nas muralhas é um passeio gratuito e que vale muito a pena. Você pode caminhar nelas, ver os canhões ainda preservados, admirar o mar, sentar, pensar, jogar conversa fora… se quiser pode visitar o Museu das Fortificações que fica embaixo das muralhas. Eu não visitei, mas acho que custa 7 mil pesos.

DICA – UM ÓTIMO PASSEIO PARA O FIM DE TARDE OU UM DIA ENSOLARADO.

Bovedas: O local foi uma base militar e uma prisão para onde eles levavam os escravos. Hoje foi transformado num local para compra de artesanato local e outros souvenirs. Cada antiga cela se transformou em lojinha. A maioria aceita cartão de crédito. Fica perto da muralha.

DICA – CUIDADO PARA NÃO IR NO PRIMEIRO DIA E TORRAR TODO O DINHEIRO!!!!

Plazas (praças): Cartagena é cheia de pracinhas. Quase uma a cada quarteirão. De dia, é fácil encontrarmos pessoas sentadas nos bancos vendo a vida passar, velhinhos jogando damas, casais namorando, turistas fotografando, colombianas vendendo cocadas (como uma baiana de Salvador).

À noite, as praças também são um espetáculo à parte. Os bares colocam as mesinhas para fora, ouve-se música em todo canto, as luzes das praças se acendem. Há decorações (não sei se natalinas), mas que se iluminam coloridas à noite e fica um jogo de luz espetacular.

DICA: SENTE NA PRAÇA E DELICIE-SE DAS COMIDINHAS DE RUA OU EM ALGUM BARZINHO, ESCUTE O SOM E BEBA UM ‘MOJITO’. A PLAZA DE SAN DIEGO É UMA DAS PRAÇAS BEM CHARMOSINHAS DE LÁ.

Catedral: É possível ver a catedral em todo canto da cidade. Ela é muito bonita. À noite, fica toda iluminada e é um ótimo fundo para fotinhos hehehe

Museu da Inquisição: No local aconteciam os julgamentos da época da Inquisição. É um casarão bonito, mas com um ar de macabro. A energia é pesada lá, mas vale a visita. Acho que paga uns 12 mil pesos.

Na parte inferior, há salas com os instrumentos utilizados para a tortura das bruxas, escravos e todos considerados inimigos da inquisição (forca, guilhotina, canhão, instrumentos de bruxaria etc). Na parte superior, é um museu que conta a história da cidade.

PRAIAS

As praias da cidade de Cartagena não são bonitas. Não se iluda!!! Para ver o mar azul do Caribe, você terá que visitar as ilhas. Para isso, tem que ir de barco. Visite uma das Ilhas do Rosário (são 27 ilhas) e a Playa Blanca. Dica: vá ao porto da cidade de onde saem os barcos e compre os passeios lá. Tem vários guichês que vendem passeios para ilhas autorizadas. Na Isla del Pirata, eu paguei 80 mil pesos pelo passeio com almoço – fora a taxa de 12 mil pesos que tem que pagar para entrar no porto.

O passeio é o seguinte: um barco de alta velocidade fretado para 35 a 50 pessoas que sai pela manhã do porto – por volta de 08h30/09h. São 40 minutos para chegar na ilha. O local é paradisíaco.

Mar azul de todos os tons, cenário de filme e uma ilha todinha para você e as outras pessoas vips. Durante o dia tem passeio para o aquário e snorkel. O almoço é farto e saboroso. Vale a pena comprar almoço no passeio das ilhas. Às 15h, o barco retorna para o porto.

Tem a Playa Blanca que é uma praia pública, mas também tem que pagar pelo barco para te levar até lá. Em média 55 mil pesos sem almoço. Vale a pena não pagar pelo almoço porque você vai conseguir comer nos restaurantes da praia. A praia é pública mas o mar é aquele azul maravilhoso.

Se não quiser ser incomodada pelos vendedores da praia (que são muitos), vá para as pontas da praia ou ignore totalmente. Se você simular qualquer sorriso, aguente!!!! Eles farão tudo para te convencer a comprar.

Na cidade, tem a praia de Bocagrande, um bairro fora da cidade murada, onde estão concentrados os hotéis e grandes edifícios. Para quem conhece, lembra a Praia Grande (SP). É uma praia normal, não tem mar azul, mas dá para entrar no mar. O bairro tem mais clima de cidade. A avenida paralela a avenida do mar concentra muitos restaurantes e lojas de marcas famosas. Tem até dois cassinos por lá. Quem quiser arriscar a sorte…

VIDA NOTURNA

O ritmo da cidade é a salsa, rumba e reggeaton. Todos ritmos muy calientes e dançantes. Uma boa pedida para quem gosta de dançar. Por isso, a gente ouve esse som em toda esquina, todo barzinho … Há várias casas noturnas que tocam o ritmo. Eu indico o CAFÉ HAVANA, que fica na Calle de La Media Luna (fora da cidade murada). É bom pegar um táxi até lá porque é uma área um pouco escura e estranha. Você vai gastar 6 mil pesos a corrida.

O local é bem agradável, música muito boa, ótimo para dança ao som da banda que toca ao vivo. Turistas e colombianos cartagenos frequentam o lugar. As bebidas são um pouco caras, mas vale experimentar o Mojito de lá. Falando em Mojito … essa é a bebida da cidade: rum + gelo + hortelã + limão…uma delícia.

Foi a minha bebida na cidade – doce e refrescante. Se gostar de cerveja, as mais tradicionais são Club Colombia e Águila. Há vários bares, mas só fui nesse. Indicaram Donde Fidel, Café Del Mar (esse fica em cima da muralha)…tem um outro em frente a muralha também.

GASTRONOMIA

Em Cartagena, come-se muito bem. Muito peixe, camarão, abacaxi, banana, batata… e o melhor de tudo: é possível comer bem pagando pouco. Na cidade, não deixe de experimentar o arroz com coco (é uma espécie de arroz que parece temperado com leite de coco).

Tem também camarões e peixe (claro!!), ceviche, os famosos plátanos (esse é um acompanhamento quase que obrigatório deles. Tipo o nosso arroz e feijão. É uma banana da terra que eles fritam e fica parecendo aquelas batatinhas gordurosas que vendem nos camelôs brasileiros, mas é muito bom). Você vai encontrar plátanos em todos os pratos e também na rua como salgadinho.

As comidinhas da rua também são bem saborosas e gordurosas. Vale experimentar: empanadas (fogazza com massinha de fubá e recheio de carne, frango etc); arepas com huebos (um bolinho de purê de batata com recheio de ovo cozido inteiro e frito), deditos (uma massinha de pão recheada com queijo), cocadas etc. Comi todas e não passei mal.

Visite o restaurante La Cocina de Carmela (esqueci a rua). Você vai comer muito bem por 8 mil pesos – o almoço. O restaurante parece um bistrô e é muito bom. Café Lunático (fica na Calle de La Media Luna) tem um ceviche maravilhoso e um arroz com curry.

Bem, Cartagena é isso aí. O resto eu vou deixar você descobrir se não perde a graça. Boa viagem. Aproveite e divirta-se!!!

O post Colaborões apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/colaboroes-44/feed/ 1
Colaborões. https://www.viajao.com.br/bkp/colaboroes-16/ https://www.viajao.com.br/bkp/colaboroes-16/#comments Tue, 10 May 2011 05:42:58 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=2384 Antes de mais nada, queria dizer que a placa do carro dela é BBI, logo já podemos imaginar o nível

O post Colaborões. apareceu primeiro em Viajão.

]]>
Antes de mais nada, queria dizer que a placa do carro dela é BBI, logo já podemos imaginar o nível da pessoa risos. Brincadeiras a parte, hoje temos a publicitária bonitaça e minha amiga aí da foto, Bianca Gugelmin clap clap, contando sua história em Bogotá e Cartagena na Colômbia. Se ela foi em busca de uma esmeralda eu não sei, mas sei que Cartagena ganhou mais uma esmeralda com ela lá (cantadas: check!). Se liguem na história aí, e valeu Bi! (Quem não lembra do filme “Tudo por uma esmeralda”? Veja aqui)

————


A minha história com a Colômbia começou há anos: uma de minhas melhores amigas tem família colombiana. Crescemos juntas, praticamente como irmãs, e perdi a conta de quantas vezes  nos encontramos para comer as deliciosas obleas con arequipe (ocasiões em que eu me afundava nessa iguaria maravilhosa).  Estou aqui no Viajão hoje para contar um pouco mais da minha viagem!

Visitei a Colômbia no final do ano passado para passar o Natal (e alguns diazinhos a mais, porque eu também sou filha de Deus). Meu primeiro destino foi Cartagena de Índias, uma cidade costeira e caribenha, antigo porto das colônias espanholas na América Latina. Além de porto, Cartagena foi, por muito tempo, a saída principal da rota do ouro dos colonizadores para a Europa. Com isso, ela era constantemente atacada por piratas, ladrões e frotas de outras nações européias interessadas nas muambas dos espanhóis (porque a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa, né). Nessa onda de arrastão à Cartagena, o governo local se viu obrigado fortificar a cidade com muralhas e um castelo militar. O castelo protegia a entrada costeira e, as muralhas, o interior da cidade. Elas foram construídas no século 17 e estão de pé até hoje! Intactas, ótimas para passear e cheias de histórias para contar.

Além das grandes muralhas de Cartagena de Indias, a cidade ainda reserva outras surpresas muito boas. Primeiro, o clima. O frio intenso do inverno em dezembro era de 34 graus. No verão, em agosto, faz quase 50 graus (!!!). Segundo, a região central de Cartagena é tombada como patrimônio histórico. É uma área linda, charmosa e minúscula – só se anda a pé! As antigas casas coloniais foram transformadas em hotéis-butique, hostels e restaurantes típicos. Por falar nisso, a comida colombiana é uma dádiva dos deuses indígenas. Muitos frutos do mar, arroz com coco, patacón, uma espécie de disco de banana verde amassada e frita, frutas tropicais vendidas na rua como se fossem petisco, o arequipe, doce de leite já comentado nesse post , e as arepas. A arepa é tipo um bolinho feito com massa de milho, recheada de queijo, ou com molho de carne, bacon e ovos. Elas são típicas no café-da-manhã dos colombianos (e eu ainda não sei como é que eles conseguem sair para trabalhar depois).  Cartagena ainda possui várias igrejas e museus interessantes de se visitar. O maior deles é o Museu da Inquisição. Sendo colônia espanhola, a Colômbia também foi palco das loucuras da nave-mãe e Cartagena foi uma das cidades que mais sofreu na época. No museu, há replicas de vários instrumentos de tortura, alguns bem curiosos, além de uma ala só com a história da cidade de Cartagena e a colonização espanhola na Colômbia. Viajão também é cultura!

Depois de quase uma semana curtindo o duvidoso inverno de Cartagena, fui para Bogotá, a capital colombiana. Como em um passe de mágica, saí de uma temperatura de 30 e muitos graus para meros 13 graus em Bogotá (choque térmico, sim ou não?!). A cidade fica em uma região montanhosa e é bem elevada, o que acaba refletindo na temperatura. Com seus mais de 7 milhões de habitantes, Bogotá é uma cidade sensacional. Além do povo altamente educado e hospitaleiro, ela oferece o que há de melhor em restaurantes, baladas, entretenimento, como em todas as grandes cidades do mundo. A igreja de Monserrat, que fica no alto de uma montanha, vem com uma vista espetacular. O Museo Botero reúne muitas obras do grande artista plástico Fernando Botero, aquele que curte pintas pessoas, animais e até frutas gordinhas (com tanta comida boa nesse país, não é de se estranhar). Tem ainda o Museo del Oro, com centenas de milhares de artefatos, peças e heranças indígenas todas produzidas em ouro, cobre, prata e pedras preciosas. A alguns quilômetros da cidade, fica a Catedral de Sal, a maior igreja do mundo construída dentro de uma mina de sal. Tudo é feito de sal, inclusive a cruz e as estátuas dos anjos e santos. É inacreditável! Entre um passeio e outro, parei para apreciar um legítimo café colombiano, é claro, em um dos milhares cafés do Juan Valdez, uma rede de cafeterias estilo Starbucks no país. Nosso amigo Juan, inclusive, já fez uma simpática aparição no filme “Todo Poderoso”, com Jim Carrey. (Cultura inútil, check!).

Por fim, não poderia deixar de comentar sobre o lugar mais maluco e pirado que visitei. Chama-se Andrés Carne de Res e é um restaurante-bar-discoteca-parque de diversões muito conhecido nos arredores de Bogotá city. Nunca vi tanta decoração, velas, santos, animais empalhados pendurados, músicas de todos os tipos, figuras caricatas que te tiram para dançar, e muitas outras surpresas no mesmo lugar. O menu parece uma caixa registradora antiga, com manivela na lateral. Você gira, gira, gira a manivela e ele não acaba mais – são centenas de pratos e petiscos! Enfim, é impossível descrever tamanha doideira, por isso visitem o site do Andrés, e confiram as fotos abaixo.

É isso gente!
Espero que vocês tenham gostado da minha história.
E lembrem-se de considerar a Colômbia como seu próximo destino de férias. Vale muito a pena!

Um beijo,
Bianca.

O post Colaborões. apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/colaboroes-16/feed/ 1