Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio colormag foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php:6131) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/feed-rss2.php on line 8
Arquivos Dublin – Viajão https://www.viajao.com.br/bkp/tag/dublin/ construímos memórias Sat, 28 Nov 2020 23:46:31 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.9.4 https://www.viajao.com.br/bkp/wp-content/uploads/2018/10/cropped-IMG_2510-32x32.jpg Arquivos Dublin – Viajão https://www.viajao.com.br/bkp/tag/dublin/ 32 32 Vamos Pular? https://www.viajao.com.br/bkp/vamos-pular-47/ https://www.viajao.com.br/bkp/vamos-pular-47/#comments Fri, 04 Jan 2013 09:00:12 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=8518 Pois é, minha gente, o mundo não acabou! Estamos todos aqui. E já é 2013!!! Feliz 2013 a todos vocês,

O post Vamos Pular? apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Pois é, minha gente, o mundo não acabou! Estamos todos aqui. E já é 2013!!! Feliz 2013 a todos vocês, viajões.

E como 2013 está passando rápido! Já é dia 4 risos. Perceberam que esses papos são sempre os mesmos, todos os anos e zzZzzZzzZZ? Perceberam que às sextas-feiras costumamos ter sempre a mesma coisa aqui, pulos e zzZZzzZZZ… OH WAIT! Pulos são legais!!!

E mesmo que a Sandy esteja nos ignorando, que as férias estejam acabando, que o trabalho esteja voltando (rima é meu forte), a gente ainda tem fôlego pra manter a hashtag #pulaSandy em evidência!!!

Confesso que lembrei do Vamos Pular? várias vezes na minha viagem aos EUA. E bati algumas fotos que dividirei ao longo das sextas-feiras risos. Ah, e pra aparecer aqui, é só você mandar sua foto pulando em qualquer lugar pro souviajao@gmail.com

Hoje começamos o ano pra valer com a foto enviada pelo concorrente parceiro do blog Se pluga no mundo, o Cidilan.

Ele tá pulando na Praça das Armas, em Cusco, no Peru. Olha, Cidilan, como aqui somos a favor do desarmamento, nota 6,73 pelo seu pulo. Não queremos incentivar a violência risos. Valeu pela foto pulando no Peru!!! risadas

 A próxima foto foi mandada pelo irmã da viajona que aparece pulando. Mileine enviou o salto alto risos da Estela Cristina Denk (está à direita).

A Estela tá morando em Dublin e foi dar um PULINHO (tuntuntssss) na Guinness Storehouse com a amiga Gi Almeida (que, juro, aparece à esquerda).

Olha, Gi e Estela, desculpem, mas nota 7,48. É que somos um blog que não incentiva a combinação “beber e pular”. Então, se vocês foram até a Guinness Storehouse, não queiram nos enganar. Vocês beberam e pularam, isso é um perigo risos. Belo pulo! Cadê o teste do bafômetro pra essas meninas?

A Gabriele e o Guilber foram até as dunas de Genipabu, em Natal (um feliz, a todos vocês). Lá estavam eles, curtindo a praia, a areia NATALINA risos quando resolveram dar aquela descolada do chão, sabe?

Pois, então. O momento foi registrado. Nota 8,52 pra vocês Gabriele. Uma boa nota, concorda? Mas foi só pela dificuldade de pular na areia e pela dobrada de pernas que você deu. Avisa o Guilber que ele não se decidiu entre pular e levitar, uma outra arte BARROCA das fotos enviadas ao #pulaSandy risos.

Em Nova York, quando eu vi a Estátua da Liberdade lá no fundão, lembrei do #pulaSandy. Tudo bem, parece que to chutando o cartão postal mais famoso de NYC.

 Mas não foi a intenção. Acho que mereço nota 9,98, porque dá pra ver de leve o fio quase invisível que tá me fazendo flutuar, me puxando pelo capuz do casaco, néam? Risos

Essa outra batemos num bairro tranquilaço, que fica longe e perto da muvuca de Nova York ao mesmo tempo. Um dia postarei sobre esse lugar, aguarde.

A foto é na frente da Queensboro Bridge #ficadica risos. Nela estamos Giu e eu pulando como super-heróis pra salvar NYC do crime. Nota 9,53 pela força de vontade e luta contra o crime risadas.

Bom, deu de pular a cerca por hoje. Se você quiser aparecer por aqui e receber uma boa nota é só mandar a foto pulando pra souviajao@gmail.com 

Será um prazer rir ver seu pulo! Um forte abrass e bom fds!

O post Vamos Pular? apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/vamos-pular-47/feed/ 1
Colaborões. https://www.viajao.com.br/bkp/noite-em-dublin/ https://www.viajao.com.br/bkp/noite-em-dublin/#respond Tue, 10 Jul 2012 10:00:28 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=7398 Nessa edição dos Colaborões, vamos dar uma volta por Dublin! Mais especificamente, no Temple Bar - e os seus vários bares.

O post Colaborões. apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Que emoção!!! Hoje eu vou apresentar a minha amiga mais antiga NA VIDA, que quase “me viu nascer” e já fez altas viagens comigo, seja no mundo da imaginação do meu baú, nas viagens das mossas mães-madrinhas, nas estradas de vila velha onde nossos pais iam andar de kart, ou ainda afogando minha irmãzinha na piscina em sua primeira viagem, ou também me ajudando nos lanches que eu não conseguia comer! hahah E se tornou a mulher mais alto-astral, autêntica e de longe a que mais me provoca risadas sempre que nos encontramos!

Acontece que o irmão dela tá morando em Dublin e nunca me escreveu nada sobre lá! Parece que ele tá muito ocupado em uns negócios com a Rússia, algo assim (RISOS), mas ela que gosta de contar histórias e histórias já me prometeu umas 20 da viagem que fez com o pai pra visitar o irmão este ano! Com vocês, a primeira história de muitas de Fernanda Souza, aquela que não é a Mili das Chiquititas, também conhecida como Fernanda Joppert! Clap, clap, clap!

___________________________________________________

Night em Dublin

Há quase dois meses, estive na Irlanda, para fazer uma visitinha pro meu irmão…  Antes de mais nada, meu nome é Fernanda. Sou amiga da Amandinha desde que nascemos. Quando voltei de viagem, estava contando histórias pra ela e ela me pediu para escrever pro Viajão alguma coisinha que passei por lá.

Ir pra Irlanda e não beber cerveja, eu acho que deve ser até pecado né!? Então, nada melhor que escrever sobre pubs.

Chegamos em Dublin à noite. Óbvio que, após o check-in no hotel, fomos para a Temple Bar, no Temple Bar (o pub tem o mesmo nome da região dos pubs) e tomamos uma(s) Guinness.

 

É o pub mais famoso do mundo! Senti até uma emoção quando entrei la. E é muito animado. Fomos numa segunda-feira e estava lotadaço.

De la fomos para o The Mezz. Lugar diferente, todo decorado, tinha até um quadro escrito em português…..

…música massa, lugar animado, pessoas animadas. Adorei lá! Quem não iria adorar era o Tim Maia (“Vale o que vier, vale o que quiser. Só não vale dançar homem com homem e nem, mulher com mulher…”) porque lá homem dançava com homem e mulher com mulher. Alias, eles se beijavam também. E foi por isso que levei um susto quando fui sair do banheiro feminino e uma guria segurou meu braço… Eu já virei pensando “como vou dar um fora numa mulher e em inglês?”.  Assim que olhei, ela apontou meu pé. Eu estava com um pedaço de papel higiênico grudado no sapato. UFAAA!!!

O que bebemos lá, além de chopp, foi Bulmers. Uma cidra irlandesa que eles bebem bastante. E eu, como tarada por copos que sou, (tenho uma coleção bem grande de copos roubados de bar. Mentira!! Não são roubados!! São tipo, levados sem autorização hihi) quis levar o copo Bulmers pra casa porque aqui não vou encontrar um desses nunquinha! Mesmo sem bolsa, consegui esconder na minha jaqueta.

Viva! Consegui! Que alegria!!…. Só que não!!!!! No dia seguinte, deixei no hotel e saí. Quando voltei ele não estava mais lá. O hotel também serve nesses copos e a camareira levou achando que era do hotel!!!! ¬¬’

Bom, após 23 horas de viagem e de uma noite bem alcoólica agitada , eu estava muito cansada e faminta. Um Kebabzinho pra fechar a noite foi ótimo. Afinal, precisava de energia pois em poucas horas já estaria de pé para aquele bom e velho turismo pela cidade.

(Não colocarei fotos na Kebaberia pois o nível alcoólico e de cansaço deixaram as fotos bem feias e mal tiradas. Mas só para constar que foi assim que encerrei a noite). Hehehe

Acordei no dia seguinte, com aquele céu cinza, com uma chuvinha fina, típico de Dublin e bem conhecido aqui em Curitiba, dor de cabeça e fuso horário. (Acordar às 8 da manhã lá, era como se eu estivesse acordando às 4h aqui!! Terrível). Mas, numa viagem assim, não tem tempo ruim. Só que essa história fica pra um próximo post.

Beijos!

O post Colaborões. apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/noite-em-dublin/feed/ 0
Cebolas humanas https://www.viajao.com.br/bkp/cebolas-humanas/ https://www.viajao.com.br/bkp/cebolas-humanas/#comments Wed, 11 Jan 2012 10:00:51 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=5996 Ahhhh, Ryanair. Sempre que falamos de você aqui no Viajão, é sucesso de audiência. Um dos posts foi da Amanda,

O post Cebolas humanas apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Ahhhh, Ryanair. Sempre que falamos de você aqui no Viajão, é sucesso de audiência. Um dos posts foi da Amanda, esse daqui, sobre 10 motivos pra não voar nessa companhia tão amada/odiada pelos viajantes desse mundão!

Dá uma olhada em alguns comentários que os viajões fizeram aqui no blog a respeito do resgate do soldado Ryan da Ryanair:

“Tive que jogar coisas fora no aeroporto pq não havia mais tempo para pagar 40, euros para colocar a mala no porão e a balança maldita não chegava nos 10k máximos para embarcar minha mala!” – Luís

“Nunca mais. E tenho dito!!! Minha experiência foi traumática!” – Giselle

“Cheguei em Frankfurt e a primeira coisa que fiz foi chorar, chorar e chorar e ligar pro Brasil querendo vir embora. Nunca me senti tão humilhado…NÃO VOO DE RYANAIR NEM POR 5 EUROS!” – Victor

Ufa, depois desses desabafos frenéticos, vamos ao post!

Dessa vez, quero contar a minha (única) experiência voando de Ryanair. Eu e mais três amigos optamos pela companhia falcatrua pra podermos ter vivido isso pelo menos uma vez na vida! Compramos um voo barato (acho que custou 15 libras), de Londres a Dublin.

Só que atenção! O problema começou na bagagem, como acontece com todos. Tínhamos mochilas e bagagens pequenas, mas que não podíamos levar em cima por causa do peso. Resultado? Chegou o terror da noite: d-e-s-p-a-c-h-a-r.

Confesso que a moça do check in foi mega gente boa. Sem ela, minha vida não seria a mesma teríamos nos ferrado muito! Lembro que eu não queria despachar, porque teria que pagar 50 libras pra isso. Então, vi se minha mala tava dentro do peso autorizado pra levar a bordo – 10 quilos. Não, não estava. Tinha o dobro de peso risos.

Aí, a funcionária simpática me sugeriu: “tire sua roupa fique pelado de dentro da mala e vista o máximo que conseguir pra diminuir o peso”.

Sim, foi o que comecei a fazer. Coloquei TRÊS CALÇAS risos. Vesti QUATRO CASACOS. Amarrei outro na cintura. Tudo ali, ao lado dos guichês de check in! Fiasco? Quase nada! Suando de calor, em pleno outono, pesei a mala de novo. BINGO! Foi possível levar comigo, em mãos!

Eu andava pelo aeroporto e os outros me olhavam com JULGAMENTOS. Eram tantas calças, que eu parecia um robô andando (sim, todos achavam que eu estava cagado). Não deu outra, meus amigos também resolveram fazer isso.

Parecíamos cebolas humanas! Várias camadas de roupa, engordamos uns 18 quilos cada. Mas tudo pra economizar uns bons trocados! Valeu a pena e foi engraçado. O voo em si? Básico. Poltrona não reclina (não morri por isso) e lanches são cobrados (não morri também).

Resumindo: voe de Ryanair uma vez na vida só pra ver qualé! Os voos são baratos, lembre-se disso. Vale a pena pra quem vai com uma malinha de mão, com as coisas básicas. Não vale pra quem tá viajando pela Europa e precisa levar a CASA NAS COSTAS! Assim, sairá caro.

Só lamento uma coisa: não ter batido mais fotos ou feito vídeos desse momento meio “cebola”. Sim, realmente foi de chorar!

O post Cebolas humanas apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/cebolas-humanas/feed/ 4
Estátua!!! https://www.viajao.com.br/bkp/estatua/ https://www.viajao.com.br/bkp/estatua/#comments Wed, 10 Aug 2011 10:00:55 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=3889 Quarta-feira, o susto de segunda já passou, sobrevivemos à terça e este é o momento da semana que já estamos

O post Estátua!!! apareceu primeiro em Viajão.

]]>
Quarta-feira, o susto de segunda já passou, sobrevivemos à terça e este é o momento da semana que já estamos assim meio anestesiados, paralisados e não precisa nem o cumpadre Washington gritar “Estátua” pra gente ficar paradinho na cadeira… Mas tudo bem, logo logo chega sexta-feira e a galera já sai pulando!!!

Quarta cansa! – mesmo em Paris.

Falando em estátuas, elas são uma presença constante em fotos de viagem, fazem parte da história dos lugares, mas frequentemente são alvo de chicletes, passarinhos, sol, chuva, tempestade e alguns outros vandalismos.

Picasso e minha irmã gêmea gorda – Málaga.
A Brigitte Bardot – que era uma moça bonita – Búzios.

Mas não dá pra negar que é espontâneo de qualquer turista viajão interagir com elas, sentar no colo, tirar seus óculos… enfim, posso apostar que vocês viajões devem tirar mais fotos com estátuas do que pulam em meio à multidão! Logo, devem ter vááárias dessas.

Eu e Oscar na fatídiga Dublin.
João-Bobos bizarros no Museu Reina Sofia – Madri.

Eu arrisco até que isso pode virar um quadro do viajão, basta você enviar as suas para o souviajao@gmail.com, mas atenção: Não vale bonecos de cera, não vale painéis onde só se encaixa a cabeça… a categoria aqui é de ilustres feitos de bronze ou aço, ou ainda papel maché, mas tem que ser coisa DE RUA, belesss??

Vou ficar aqui paradinha esperando! 😉

O post Estátua!!! apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/estatua/feed/ 1
Jardim de Inverno https://www.viajao.com.br/bkp/jardim-de-inverno/ https://www.viajao.com.br/bkp/jardim-de-inverno/#respond Mon, 18 Jul 2011 10:00:14 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=3534 Vendo amigos irem e virem de Dublin satisfeitos, resolvi repensar e sabe o que eu lembrei? Não se fazem jardins como lá!

O post Jardim de Inverno apareceu primeiro em Viajão.

]]>
Deixa eu aproveitar e fazer este post enquanto o frio não nos deixa de vez (ele tá se ensaiando mas ainda anda por aqui).
Eu já fui um tanto RUDE quando falei de Dublin aquela vez. Mas agora, vendo amigos irem e virem de lá satisfeitos, e com este climinha ameno, resolvi repensar e procurar algo de bom pra falar. Sabe o que eu lembrei? Não se fazem jardins como lá!
No caso era primavera, mas com um ventinho tipicamente curitibano, capaz de virar guarda-chuvas e fazer pensar: será que chove?

Esse é o St. Patrick’s Garden, o jardim da Catedral St. Patrick.
_______
No tempo que passei sem lenço nem documento lá,  não tive nada a fazer se não sentar e esperar, respirar, contar até 10 e esperar mais um pouco. E vamos combinar que com essas paisagens não devia nem ter reclamado!

O Stephen’s Green parece ser o mais conhecido. É  bem central, tem shopping e rua com o mesmo nome e me pareceu o melhor pra sentar e ficar.

_______

A Merrion Square é uma das maiores e mais visitadas praças. Além do visual aconchegante  tem um monumento em homenagem ao famoso residente que costumava ser o grito e a pedra no sapato da sociedade irlandesa, Oscar Wilde.
________

Já estes são os jardins que ficam dentro do Trinity College.
_______
E finalmente o Phoenix Parque, o maior parque urbano de toda a Europa. (Fotos só no pequeno pedaço que consegui andar sem a bateria acabar).

O post Jardim de Inverno apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/jardim-de-inverno/feed/ 0
Vamos Pular? https://www.viajao.com.br/bkp/vamos-pular-4/ https://www.viajao.com.br/bkp/vamos-pular-4/#comments Fri, 06 May 2011 10:00:52 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=2337 Ironia é a Sandy ter cantado tanto “Vamos pular!” pra depois cantar “Pés cansados” risos. Mas não vamos desistir! Queremos

O post Vamos Pular? apareceu primeiro em Viajão.

]]>
Ironia é a Sandy ter cantado tanto “Vamos pular!” pra depois cantar “Pés cansados” risos. Mas não vamos desistir! Queremos ver a Sandy pulando com toda sua alma aqui no Viajão!

Ok, depois do momento Campanha #pulaSandy, vamos ao que interessa! Os pulos dos Viajões desse mundo clap clap. Vou começar com uma foto dos Viajões desse blog e sua turminha do barulho. Foi tirada no Parque Tanguá em Curitiba, no mesmo dia do tutorial do pulo que postei ontem. (veja aqui)

Na ordem: Amanda, Michele, eu risos, Bruno Frango, Sabrina, Xóia e Marina Pinky (zero  pra ela).

————–

Essa seção aqui também é descobrimento de talentos. Sandro Superman na Califórnia que caminha no ar em Chicago, muito boas. Dificuldade nível 4 esse hein. (numa escala até 5)

————–

A viajona Laila mandou sua foto pulando em Malahide – Dublin/Irlanda com seus amigos também! Uma boa dica é dar as mãos pra galera não perder o ritmo no ar. Na verdade eu to deduzindo isso, eles podem apenas se gostar muito mess.

————–

As Patrícia Hirozawa e as “Garotas Design” também mandaram bem. Sincronia total em Jurerê Internacional em Florianópolis. Chique mess. (Denise, Ana, Paty, Lis e Anna)

————–

Da mesma família e gênero de fotos, a viajona Jéssica de Carvalho (a do lado esquerdo de vestido branco) também mandou sua foto com suas amigas na praia de Icaraí em Fortaleza. Ganhou pontos pelo melhor ângulo da foto risos.

————–

O Kayo também pulou, mas achei desnecessário a foto sem camisa, mas valeu pelo Hollywood ali atras, clap clap. Mas mandou bem na segunda foto em Chicago. A galera ta profissa mesmo, devo confessar.

————–

E pra finalizar os pulos de hoje, três garotas pulando em Campo Largo da Roseira em São José dos Pinhais-PR. Longe hein? Mas está aí, Karin Mesquita (que ja foi colaborona), Bianca Gugelmin e Jéssica Muniz desfilando beleza no ar.

————–

Sensacional viajões! Continuem mandando suas fotos pulando para souviajao@gmail.com e não deixem de nos seguir no Twitter também! (@blogviajao). Aquela voadora no peito de vocês! Abrass.

O post Vamos Pular? apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/vamos-pular-4/feed/ 7
Uma capital em dois toques https://www.viajao.com.br/bkp/uma-capital-em-dois-toques/ https://www.viajao.com.br/bkp/uma-capital-em-dois-toques/#comments Thu, 10 Feb 2011 10:00:06 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=1372 Fiquei exatas 15 horas na cidade. Acho que nunca vi um lugar tão rápido nessa vida. Mas essa foi a

O post Uma capital em dois toques apareceu primeiro em Viajão.

]]>
Fiquei exatas 15 horas na cidade. Acho que nunca vi um lugar tão rápido nessa vida. Mas essa foi a experiência em Dublin, na Irlanda. E a ideia hoje é falar sobre essa “coisa” de visitas-relämpago.

Chegamos à noite, por umas 21h. Do aeroporto ao centro, onde ficava nosso hostel, foram mais umas duas horas (contando toda a chatice, burocracia, malas, espera de busão e ida). 23h chegamos ao hostel, checkin, conversa com brasileiros (sim, é o que mais tem em Dublin) e saída para comer e visitar a área dos pubs.

Volta pro hostel umas 3h, banho, dormir, acordar 9h, tomar café, visitar a cidade das 10h até as 11h, pegar um bus pro aeroporto, embarcar às 13h e estar na Alemanha às 15h.

Sim, esse foi meu ITINERÁRIO na terra dos pubs. Mas confesso que consegui ver alguma coisa (tipo, três ruas, um monumento e o rio). Foi por motivo de força maior mesmo, precisava voltar pra Alemanha e acabei indo pra Dublin só pra acompanhar o povo! Mas confesso que até valeu a pena.

Claro, preciso voltar pra lá. Meus amigos disseram que é massa e que não vi nada (certamente eu imaginava isso, néam?). Como experiência-relâmpago, foi susse.

E você, caro viajão? Já conheceu uma cidade assim, só no ENTRA E SAI? (uh!) Qual foi seu recorde (negativo) de permanência? Conta aê right now!

O post Uma capital em dois toques apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/uma-capital-em-dois-toques/feed/ 11
Colaborões https://www.viajao.com.br/bkp/problemas-irlanda-assistencia-ao-turista/ https://www.viajao.com.br/bkp/problemas-irlanda-assistencia-ao-turista/#comments Fri, 07 Jan 2011 02:05:23 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=1056 O Colaborões de hoje vai contar sobre as férias frustadas e a dor de cabeça na terra do U2. A

O post Colaborões apareceu primeiro em Viajão.

]]>

O Colaborões de hoje vai contar sobre as férias frustadas e a dor de cabeça na terra do U2. A história de hoje aconteceu em Dublin, na Irlanda, e quem vai contar pra gente vai ser a colaborona Amanda Malucelli (@amandamalucelli), leitora fiel do Viajão, publicitária, apreciadora da moda e de cinema e que também é uma tremenda viajona! Segurem seus documentos!

———

Dublin. Eu não sabia quase nada sobre este lugar até que tal cia. aérea, Ryanair,  me deu a cidade como única opção viável para ir de Londres a Liverpool – sim, eu teria que entrar e sair da Inglaterra para aproveitar as tarifas de $0.00 euros! Hoje “Ryanair” pra mim é sinonimo de “furada” e Dublin não fica muito atrás. Desculpem a imparcialidade, mas os viajões que tiverem boas lembranças de lá podem defender a vontade…

No começo foi tudo bem, até o simpático furgão Paddy Wagon, que tivemos que esperar duas horas para nos levar ao hostel, e que, mais tarde, descobri que se tratava de um trocadilho com o antigo veículo que levava prisioneiros (Vocês vão entender como isso fez sentido!!!).

Enfim, foram dois dias tranquilos e com tempo de sobra pra ver tudo que a cidade da Guinness, do U2 e de Oscar Wilde oferecia. Entre o Temple Bar, Trinity College, Dublin Castle, Christ Church, portas coloridas, pubs com direito a balançar os canecos no ar, velhos bêbados em toda esquina e atendentes mal encarados de lojas de conveniência, sobrou até tempo para fazer compras. O nome da loja é sugestivo, “Penney’s”, mas as mulheres deliram mesmo é com os preços, que batem qualquer Zara e H&M. Foi lá que minha desgraça aconteceu, e é aí que a aventura começa pra vocês. Entrei no provador carregada, saí feliz da vida e, duas araras pra frente, senti falta de alguma coisa que estava presa ao meu corpo: meu porta documentos!


Voltei correndo pro provador, e nada! Eu não queria acreditar, por quase três horas eu procurava entre araras transbordando e consumidoras frenéticas, mas não tinha outra opção: “PERDI MEU PASSAPORTE!” (Além de cartões e parte do meu dinheiro). Nem precisa ser viajão pra imaginar a dor de cabeça que isso representa… só de imaginar a burocracia que seria pra eu viajar dali a praticamente 24h… Nesse meio tempo que fiquei procurando, encontrei Nicole empolgada com suas compras e contei o que tinha acontecido, ela se encarregou de ligar pra minha mãe-agente de viagens.  A única solução era ir à delegacia.

Pra compensar o clima hostil da delegacia naquela noite, no dia seguinte conseguimos encontrar uma ajuda que caiu dos céus (não sem antes andarmos a cidade toda para encontrar): o ITAS – Irish Tourist Assistance Service (anote isso!). Pelo menos eu nunca ouvi falar de uma cidade que tivessem voluntários 24h para ajudar turistas roubados! Vai ver que aquela não era então a menos indicada pra perder os documentos, só a mais esquisita! Bernard e os outros voluntários realmente fazem diferença entre irlandeses hostis de herança vikkin, são mais da turma dos conservadores católicos bonzinhos. Aí você pode pensar que meu drama tinha sido resolvido, mas ainda tem chão pela frente…

Era páscoa, a embaixada do Brasil estava de folga e, claro, que o telefone emergencial também. Diante disso, nada a afazer a não ser esperar de braços cruzados 4 dias inteiros! O ITAS me arranjou hospedagem grátis no Issac’s Hostel, um dos mais conhecidos lá. Eles me receberam bem, mas não puderam evitar os olhares de peninha como você assistindo o filme “Terminal” com Tom Hanks, (e conforme a estadia ia se estendendo, como vocês vão ver, começaram a me odiar). Concordamos que a Nicole, me deixando em boas mãos, não precisava perder suas passagens para Livepool e Barcelona, então ela estava liberada pra passar seu aniversário sozinha na terra dos Beatles!

Fiquei totalmente sozinha e, sinceramente, não tava muito no clima de socializar com o pessoal do hostel… Afinal, todos estavam de férias, cozinhando felizes (eles adoram gastar seu tempo no hostel cozinhando, né?) e eu era o Tom Hanks por ali, vendo a cada dia meu quarto de 8 pessoas ser preenchido por histórias diferentes, a minha sempre parecia a pior! No fim, depois de um primeiro momento reclusa e chorosa, andei muito pela cidade e também acabei conhecendo brasileiros (aliás eles são praga em qualquer lugar), espanhóis, sul-africanos, italianos, e até um argentino que ficou tentando me embebedar e me assediou na véspera de eu ir embora, mas calma, isso está a dias de acontecer ainda…

Finalmente chegou o dia em que a embaixada abriria as portas e eu já estava lá antes mesmo do Cônsul! Pra resumir isso que já está muito longo, agora vem a parte burocrática da história… entre fazer passaporte novo, conversas diplomáticas e idas e vindas (de ônibus e na chuva) entre a embaixada brasileira e espanhola (afinal eu queria ter certeza que voltaria pra Espanha, onde estudava, sem problemas por não ter meu visto), sempre com a ajuda dos voluntários do ITAS, meus pais e minha madrinha me mandando dinheiro, se estenderam mais  4 intermináveis dias até que eu tinha em mãos um novo passaporte (pela foto parecia que eu tinha sido presa) e uma carta da embaixada espanhola avisando que um dia já tinha  existido um visto ali! UFA!

Era uma quinta-feira e agora era só esperar pelo vôo semanal Dublin-Sevilla no sábado, mas como se eu já não tivesse bem cansada e não tivesse sido assediada por um argentino pentelho na véspera, a bendita Ryanair me omitiu uma informação, de onde conseguir o famoso carimbo “Check Visa” para não-europeus, e na hora de embarcar me barraram! (Atenção viajões que insistirem em viajar de ryanair apesar dos meus conselhos, não esqueçam de carimbar o seu check visa)

Eu só não morri ali porque eu bem conheço a lei de Murphy, mas o brasileiro com pé quebrado que sofreu o mesmo golpe não estava tão acostumado com essas “zicas”, saiu mancando e esbravejando em português pelo aeroporto… só quando contei um pedaço da minha história ele se acalmou, e saiu até conformado de lá…


Tive que comprar em outra companhia, AerLingus, uma passagem (bem mais cara) pra outra cidade, há 200Km da minha, mas desde que chegasse a Espanha, tava em casa… Mais 6 horas de espera e embarquei para Málaga. Cheguei umas 10h da noite e o máximo que pude ver da cidade em que Picasso nasceu foi uma rodoviária digna de país de terceiro mundo, eu teria que esperar pelo meu ônibus as 3h da manhã!
A essa altura minhas coisas já estavam num saco de lixo pra facilitar o carregameto (essa coisa de mochila não é demais pra mim).  Junto comigo uma polonesa que estava voltando pra casa de mala e cuia depois de terminar com o namorado (imaginem aquela gordinha polaca com cara de emburrada sentada em sua mala gigante), além de uma espanhola simpática que, só no meio da conversa, percebi que era uma garota de programa. Uma garoa de programa, aliás, bem acostumada com a violência das noites, ficava me dando conselhos para não confiar em ninguém e tomar cuidado com tudo… coitada, mal sabia que o treinamento tinha sido intenso nos últimos dias…

Finalmente as 3h peguei o ônibus e as 6h da manhã cheguei na minha casinha! Meus amigos dormindo tranqüilos e eu chegando da guerra… soltei o saco de lixo no chão, falei: “Nicole, consegui, to viva!” e caí na cama. Nicole dormindo respondeu: “hmmm, que bom, deita aí”.


Bom viajões e viajonas, essa história toda foi para lembrar que nunca estamos imunes de que alguma coisa, ou tudo, dê errado num mochilão. Então agarrem seus passaportes e estejam preparados!  Bon Voyage!

PS.: Segundo o site do ITAS “96% said the help provided by the service was sufficient for their needs”, realmente, mas também diz que “96% of victimised tourists would still recommend Ireland as a holiday destination”, isso eu já não posso dizer… mas também, com a minha sorte, é claro que eu me enquadro nas exceções!

O post Colaborões apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/problemas-irlanda-assistencia-ao-turista/feed/ 3