Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio colormag foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php on line 6131

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'viajaone_wordpress.wp_wpforms_tasks_meta' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_wpforms_tasks_meta`


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/functions.php:6131) in /home1/viajaone/public_html/bkp/wp-includes/feed-rss2.php on line 8
Arquivos inverno – Viajão https://www.viajao.com.br/bkp/tag/inverno/ construímos memórias Sat, 28 Nov 2020 23:54:43 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.9.4 https://www.viajao.com.br/bkp/wp-content/uploads/2018/10/cropped-IMG_2510-32x32.jpg Arquivos inverno – Viajão https://www.viajao.com.br/bkp/tag/inverno/ 32 32 Vai viajar pra neve? Como se vestir para o frio https://www.viajao.com.br/bkp/como-se-vestir-no-frio/ https://www.viajao.com.br/bkp/como-se-vestir-no-frio/#respond Mon, 08 Jul 2019 11:00:05 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=11391 Confesso que, com o hábito de usar camiseta e chinelo no inverno no Brasil, errei muito quando me encontrei em uma nevasca. Pra minha sorte, conheci pessoas acostumadas com invernos rigorosos, que me ensinaram a usar melhor meu guarda-roupa. E já dou um spoiler: usar camadas!

O post Vai viajar pra neve? Como se vestir para o frio apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Finalmente o inverno paulistano chegou em 7ºC! Para quem gosta de frio, é a hora de vestir os casacos e sonhar com neve. Mas confesso que, com o hábito de usar camiseta e chinelo no inverno de 20ºC do Brasil, errei muito quando me encontrei em uma nevasca. Pra minha sorte, encontrei pelos hosteis pessoas acostumadas com invernos rigorosos, que me ensinaram a não passar mais frio usar melhor meu guarda-roupa. E já dou um spoiler: use camadas!

Então é só vestir dez blusas, três calças e cinco meias?

Não exatamente. Uma das coisas mais importantes que aprendi sobre me vestir para não congelar é que é melhor ter roupas eficientes, do que usar muitas coisas ao mesmo tempo. Isso porque o ar precisa circular e criar bolsões entre as peças para manter a temperatura corporal. Então, se você se “espreme” em várias blusas e põe mil casacos, não tem como o ar circular. E aí, você pode até perder calor com mais facilidade.

Foi sentada em um hostel em Tromsø, quando estava -9°C do lado de fora, que um belga recém-chegado de uma temporada cuidando de renas no norte da Finlândia me ensinou as três camadas que você precisa: 

  • Uma blusa térmica e que deixe o suor escapar;
  • Um blusão de fleece ou jaqueta do tipo “down”, que são aquelas mais fofinhas, em geral, com plumas ou material sintético;
  • E uma jaqueta ou casaco, idealmente que proteja do vento e da chuva.

A primeira camada é mais confortável e precisa deixar a pele respirar. A ideia é não ficar molhada de suor, porque aí, a sensação de frio pode ser maior. A segunda camada vai ajudar a reter o calor corporal e te esquentar. Aqui, pode ser duas malhas finas, por exemplo. E a última camada é para proteger do vento. (Aliás, nas lojas físicas da Decathlon, onde costumo comprar essas roupas de frio, as peças de trekking são classificadas em camada 1, 2 e 3.)

Não esqueça protetor solar e óculos escuros na neve! O sol reflete na neve e queima muito

Cidade ou campo?

Isso faz muita diferença na hora de escolher a tal terceira camada. Se você for para um ambiente bem urbano, pode ser um casaco mais grosso, sem se preocupar muito se é impermeável. Nas cidades, a gente costuma entrar e sair de ambientes com boa calefação e consegue fugir do vento. Mas se você estiver numa caçada à aurora boreal, por exemplo, essa última camada precisa ser boa contra vento e água. 

Para calças, o esquema é parecido. Existe calça térmica, ou você pode colocar uma legging ou meia-calça como camada 1. Mas a camada externa vai depender do destino. Por exemplo, se for pro campo, existem calças forradas e que são quebra-vento. E você pode alugá-las em lojas esportivas no seu destino. Afinal, não tem porque comprar um trambolho desses para não usar no Brasil, né?

Pé frio

Aí você me diz: “mas eu sinto muito frio no pé. Vou pôr três meias.” Foi o que eu pensei. E não importa o que eu fizesse, meu pé continuava um gelo. Mas aí, eu lembrei desse tal ar que precisava circular. Aprendi que, se o pé fica muito apertado no sapato, é mais fácil perder calor. Precisa ter ar dentro do sapato pra “segurar” o calor ali (física nunca foi meu forte. Leitores que manjem de troca de calor, me expliquem a ciência disso?). E para manter os pés confortáveis e quentinhos, lã de merino é um dos materiais mais recomendados. É super leve e esquenta bem. 

Já quanto aos sapatos, começa a ficar mais difícil. O ideal é ter algo de cano alto, confortável e com solado ranhurado, para escorregar menos. Existem botas forradas, mas nunca consegui usar nenhuma fora da neve, porque são quentes demais pro meu dia a dia. O que usei muito foi um tênis impermeável, com a tal meia de lã. Não passei frio, mas não é o ideal, pois não ficava muito firme no pé. Só não vá pra neve com botas de camurça, porque assim que você entra em algum lugar fechado, a neve derrete e seu sapato fica encharcado.

E, para finalizar, não esqueça de luvas, gorros e cachecol. Agora existem luvas “camada 1”, que é pra usar por baixo de luvas quentes. Dá até pra usar o celular com elas. Eu gosto de usar um cachecol que dê pra cobrir o nariz. E quanto ao gorro, o que mais me atende é um forrado com fleece ou algum material que proteja as orelhas.

Rachel com gorro, cachecol cobrindo o rosto, casaco grosso com capuz, em rua com neve.
Aproveitei o gorro do casaco de lã para bloquear o vento – o que meu gorro não fazia bem o suficiente…

Lugares fechados

A ideia das camadas também é que você possa diminuir a quantidade de peças de acordo com o frio. E isso é muito importante para seu conforto. Além disso, desacostumada ao frio, eu não tirava nunca o casaco, mesmo quando entrava em lojas e restaurantes. A gente não tem muito esse costume no Brasil, né? Choquei os primos americanos quando passei o almoço inteiro de casaco. E foi assim que aprendi que é importante deixar o ar quente dos lugares com calefação entrar nas camadas internas. Então, se entrar numa loja, abra o zíper do casaco. Sentou pra almoçar? Tire o casaco e deixe seu corpo “esquentar”. Assim, quando você colocar o casaco de volta, tem mais calor corporal pra circular entre as camadas que você lindamente construiu.

E você, tem algum truque pra encarar o frio? Deixa pra gente nos comentários!

O post Vai viajar pra neve? Como se vestir para o frio apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/como-se-vestir-no-frio/feed/ 0
Tá quente, tá frio… https://www.viajao.com.br/bkp/ta-quente-ta-frio/ https://www.viajao.com.br/bkp/ta-quente-ta-frio/#comments Mon, 25 Jul 2011 10:00:36 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=3636 O fato é que o clima altera nossa percepção, e por isso resolvi coletar alguns depoimentos de pessoas que foram para os mesmos lugares que eu, em épocas diferentes.

O post Tá quente, tá frio… apareceu primeiro em Viajão.

]]>
Ainda estamos nesse clima de tá quente, tá frio… E isso me fez pensar em como uma paisagem, uma cidade, uma viagem pode ser diferente conforme o clima que você pega.

A maioria das minhas viagens eu fiz no verão ou na primavera local. Na verdade sempre meio que fora de temporada, pois os preços são mais baixos e tem menos turistas pra competir. Além disso, temperaturas amenas são melhor para o humor e para os passeios. Então foram marços no Nordeste e setembros em Nova York…

O fato é que o clima altera nossa percepção, assim como o estado a companhia e o estado de espírito quando se vai assistir um filme, e por isso resolvi coletar alguns depoimentos de pessoas que foram para os mesmos lugares que eu, em épocas diferentes, eis o que descobri:

Camila Lucchese, 21 anos, melhor amiga desde a infância. Desafio: LIDAR COM O FRIO e preparar o vestuário.


“O que mais me motivou quando decidi ir pra Nova York em janeiro foi a neve. E as promocões de inverno, e claro! Pesquisei em vários blogs o tipo de roupa necessario para aguentar o frio abaixo de zero, que nós, moradores de Curitiba, pensei, já estaríamos acostumados.”

“Peguei algumas ceroulas, meia-calça de lã, luvas, gorros, cachecóis e um sobretudo, sabendo que ia adquirir alguns lá mesmo, pelo melhor preço possivel! ‘O negocio é usar várias camadas, diziam.’ Já saindo do aeroporto percebi que não era bem assim. O vento entra por todos os ‘orifícios’ das suas roupas, gola, mangas, barra da calça, queimando as orelhas, a ponta do nariz.”


“Praticamente escorreguei no gelo que tinha na calcada pois fazia alguns dias que nao nevava, e percebi que definitivamente precisava de uma bota especial, aquelas UGGs tão polêmicas entre fashionistas, mas que esquentam o pé e têm sola de borracha, protegendo destes terriveis escorregões. As luvas de lã que tinha trazido pareciam inexistentes, pois não eram forradas e o vento entra pelos furinhos. Ou seja, eu realmente não estava preparada. Pelo menos temos a calefação e, desta forma, o único lugar em que você sente frio é a rua, onde passamos a maior parte do tempo.”


“Como nem tudo é sempre tão facil, pegamos a maior nevasca em 20 anos, o que tornou praticamente impossível caminhar pelas ruas. Ainda, descobri que as tal UGGs não são tão boas assim, porque a cada pisada no gelo derreitido elas ficavam encharcadas, o que me faz te aconselhar a comprar galochas no lugar. E ainda, pros dias em que está nevando, é imprescindível uma roupa com touca e impermeável.”



Uma coisa que eu e a Camila sempre compartilhamos é a mania por fotos, muitas fotos… mas dessa vez ela falou que tinha até preguiça de largar as sacolas na neve, tirar as luvas e pegar a máquina! E ainda reclamou por estar sempre de bochechas rosas!

“O mais terrível foi a balsa para a Estatua da Liberdade e o topo do Empire State, onde ventava tanto que os dentes doiam e eu me revezava entre tirar fotos e entrar na parte segura e quentinha.”

“O ideal para se aquecer é o chocolate quente, que eu recomento a ingestao de 30 em 30 minutos se você estiver frequentemente no frio.Outra dica é acordar bem cedo, pois 4 horas da tarde já escurece, te dando a sensação de que é noite e você deve jantar e ir dormir. O problema é acordar cedo com aquela paisagem congelante na janela.”


“Tirando tudo isso, a paisagem é linda, matei minha vontade de fazer bonecos de neve e guerrinha de bolas de neve, comprei tudo o que podia e mais um pouco, pois as promoções são realmente incríveis! Tanto que desisti de ir ao famoso Woodburry.”

“Mesmo passando por alguns perrengues, foi uma viagem maravilhosa, amei a cidade, o seu ritmo e lifestyle, e agora morro de vontade de cohece-la no verão!”


Ou seja, o clima muda não só a paisagem, os programas, mas todo o ESQUEMA DE VIDA da galera e dos viajantes, tem que repensar a mala, itinerário, transporte…

Outro exemplo RÁPIDO e bem RELEVANTE eu diria, pelo menos se você sonha em conhecer a Torre Eiffel:

Camila Baptista, 21 anos, amiga desde o colégio. Desafio: ACOMPANHAR A AGENDA DE INVERNO DAS ATRAÇÕES TURÌSTICAS!

“Quase na hora de voltar para o Brasil, finalmente fui conhecer Paris! Acho que fui me despedir do frio, pois Lisboa, onde eu morei durante 6 meses, era bem menos frio que outros países da Europa. Eu e mais duas amigas fomos no início de Fevereiro e, devido ao mal tempo, infelizmente não conseguimos fazer o que TODOS os turistas buscam fazer por lá: subir na Torre Eiffel!!!”

“Mas tudo bem, vivendo e aprendendo. Da próxima vez, das duas, uma: ou vamos em outra época do ano ou nos programamos com antecedência e não deixamos o melhor pra última hora. Mas mesmo assim, valeu a pena. Ao menos subimos até o segundo andar. Tudo bem que não deu pra ver muita coisa devido a neblina, mas deu pra sentir o gostinho e já podemos dizer que subimos na torre (afinal, ninguém precisa saber que não fomos até o último né?).”

Como vocês já devem ter percebido eu sou meio que obsecada por Paris, já a Baptista diz que não gostou taaaanto assim quanto era sua espectativa… Será que isso tem a ver com o clima?

Paris é “O” lugar pra andar de bicicletas de cestinha, deitar na grama dos jardins e fazer pique-niques de vinho e baguettes… e isso acho que não dá pra fazer na neve né?

Enfim, como diria meu amigo Saramago:

“A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. (…) É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava.”

[polldaddy poll=5266457]

O post Tá quente, tá frio… apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/ta-quente-ta-frio/feed/ 1
Jardim de Inverno https://www.viajao.com.br/bkp/jardim-de-inverno/ https://www.viajao.com.br/bkp/jardim-de-inverno/#respond Mon, 18 Jul 2011 10:00:14 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=3534 Vendo amigos irem e virem de Dublin satisfeitos, resolvi repensar e sabe o que eu lembrei? Não se fazem jardins como lá!

O post Jardim de Inverno apareceu primeiro em Viajão.

]]>
Deixa eu aproveitar e fazer este post enquanto o frio não nos deixa de vez (ele tá se ensaiando mas ainda anda por aqui).
Eu já fui um tanto RUDE quando falei de Dublin aquela vez. Mas agora, vendo amigos irem e virem de lá satisfeitos, e com este climinha ameno, resolvi repensar e procurar algo de bom pra falar. Sabe o que eu lembrei? Não se fazem jardins como lá!
No caso era primavera, mas com um ventinho tipicamente curitibano, capaz de virar guarda-chuvas e fazer pensar: será que chove?

Esse é o St. Patrick’s Garden, o jardim da Catedral St. Patrick.
_______
No tempo que passei sem lenço nem documento lá,  não tive nada a fazer se não sentar e esperar, respirar, contar até 10 e esperar mais um pouco. E vamos combinar que com essas paisagens não devia nem ter reclamado!

O Stephen’s Green parece ser o mais conhecido. É  bem central, tem shopping e rua com o mesmo nome e me pareceu o melhor pra sentar e ficar.

_______

A Merrion Square é uma das maiores e mais visitadas praças. Além do visual aconchegante  tem um monumento em homenagem ao famoso residente que costumava ser o grito e a pedra no sapato da sociedade irlandesa, Oscar Wilde.
________

Já estes são os jardins que ficam dentro do Trinity College.
_______
E finalmente o Phoenix Parque, o maior parque urbano de toda a Europa. (Fotos só no pequeno pedaço que consegui andar sem a bateria acabar).

O post Jardim de Inverno apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/jardim-de-inverno/feed/ 0
Poeirão https://www.viajao.com.br/bkp/poeirao-8/ https://www.viajao.com.br/bkp/poeirao-8/#respond Sun, 10 Jul 2011 10:00:43 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=3333 E que frio nesses últimos dias, né? Por isso a gente resolveu relembrar hoje um post beeeem estilo “freezer”. Nossa

O post Poeirão apareceu primeiro em Viajão.

]]>
E que frio nesses últimos dias, né? Por isso a gente resolveu relembrar hoje um post beeeem estilo “freezer”. Nossa ideia é congelar o fim de semana mesmo pra que a segunda-feira não chegue nunca. Mas como ainda não temos esse poder risos damos uma ajudinha com algo congelante.

Sabe quais são as funções da neve? Então, clique aqui e reveja o que você pode fazer quando começar a cair o gelo acumulado dentro do congelador do São Pedro, ok?

Vai que ele resolve limpar a geladeira (que não é Frost Free) bem hoje aí em cima da sua cidade. Aí bata uma foto e mande pra gente! Um abrass e uma boa semana viajônica! 😉

O post Poeirão apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/poeirao-8/feed/ 0
Pé congelado! https://www.viajao.com.br/bkp/cidade-chamonix-na-franca/ https://www.viajao.com.br/bkp/cidade-chamonix-na-franca/#comments Mon, 30 May 2011 10:16:32 +0000 http://www.viajao.com.br/bkp/?p=2759 Muito frio aí? Como todos sabem, vivo em Curitiba, e aqui meu amigo, a friaca é tensa mess. Nesse momento

O post Pé congelado! apareceu primeiro em Viajão.

]]>

Muito frio aí?

Como todos sabem, vivo em Curitiba, e aqui meu amigo, a friaca é tensa mess. Nesse momento em que estou escrevendo está 4 graus, na humildade, meu pé está na masmorra já.

Mas tudo bem, venho através desse post mostrar que realmente vivemos em um país tropical (desconsidere Curitiba). Afinal, você aí, já passou por um frio de -20 graus? Então sinta-se feliz!

O destino de hoje é Chamonix. Já até postei meus tombos clássicos na pista de ski por aqui, mas hoje vou focar apenas no frio e na beleza da cidade branca de neve. (ficou estranho “cidade branca de neve”, não?).

Cidade bonita mesmo. Charmosa. Me arrisco em dizer até que é a cidade mais bonita da cidade (tudumts). Chamonix é um vale, montanhas pra todos os lados, canetas Mont-Blanc também, você acha em cada esquina, jogadas no chão. Mas nem tudo são maravilhas, pelo menos pra nós pobretões, já que a cidade é bem carinha mess.

Confesso que no quesito paisagem, acho que foi o lugar mais bonito que já passei. Boatos que no verão é tão bonito quanto, mas sem a neve (óbvio). Além de que no verão existem muito mais “atividades” pra você fazer, como escaladas, trilhas de bicicletas, essas coisas pra gente espuleta.

Cara, é animal! Subimos na montanha Brévent, uma das várias que da pra subir, com os bondinhos e tal. Me senti nos Alpes Suíços, porfa, lembrando que apesar de Chamonix ser na França, é o comecinho dos Alpes Suíços. Sensacional, mas o frio, PENSE! É algo fora do comum, até passei meio mal lá no topo da montanha, não conseguia respirar direito.

Apesar de eu ter foto apenas dos -20 graus, que foi tirada no “1º andar” da montanha, garanto pra você que la no topo estava muito mais frio, arrisco uns -30, mas não tenho como provar. Chamarei meus advogados pra resolvermos essa questão.

Então já sabe, se for pra Chamonix (leia-se Chamoní, você vai ver no vídeo que falamos errado, mas ok) leve um agasalho, porque você pode pegar um sereno a noite e ficar com tosse, assim você evita passar Vick Vaporub no peito. Seguindo esses passos, não há frio que te pegue! Aquele abrass.

Ps. Minha prima (a Cris) tem medo de altura. Haverão mais vídeos com ela e esse dilema em subir nos lugares.

 

O post Pé congelado! apareceu primeiro em Viajão.

]]>
https://www.viajao.com.br/bkp/cidade-chamonix-na-franca/feed/ 4