40! 35! 27! 20! 18! 15! 10! Tá, cincão fechou!!! É barganha! Vem aqui! Você vai querer! Corre! Compra! Não perde! É da melhor qualidade!

Estranhou essa parte ali de cima? Não estranhe, porque são apenas algumas coisas que você vai ouvir quando for ao Grand Bazaar (Grande Bazar) em Istambul. Cara, é simplesmente um lugar COBERTO com umas 4 mil LOJAS!

Mulheres, podem desmaiar agora. Mas voltem depois pra continuar lendo, ok?

Então, tire pelo menos uma tarde e uma noite inteiras pra conhecer um POUCO do que é o Grand Bazaar. Ali você já vai ver de cara a simpatia dos turcos. A galera é MUITO gente boa (e não é só porque querem vender, não).

Eles batem-papo, interagem o tempo todo, e CURTEM DEMAIS os brasileiros. Tanto é que a maioria ARRANHA COISAS EM PORTUGUÊS pra que você compre.

No quesito compras, o lugar tem de tudo. De joias (verdadeiras e réplicas) até CHÁS! Sim, algo bem comum na Turquia, o TCHAI. E no Grand Bazaar a galera vai servindo pra você, de graça mess.

Quando passear pelos corredores, saiba que você será chamado o tempo todo pelos vendedores, que ficam em frente às lojinhas. É nessa hora que tem que surgir seu PODER DE PECHINCHA.

Se você se interessar por algo, incorpore a FERNANDA MONTENEGRO/TONY RAMOS e mande bala.

E lembre-se: NUNCA diga “sim” de primeira. Recomendação que recebemos no hotel e funcionou demais! O cara vai te falar um preço quando você perguntar o valor de qualquer coisa. Faça cara de quem chupou limão e esfregou a língua na brita.

Aí ele vai perguntar o porquê de sua cara. Você diz que tá caro BAGARAI. Aí ele vai perguntar quanto você quer pagar. E aí você avacalha.

Se ele não aceitar, VIRE AS COSTAS E VÁ EMBORA. Como se nunca tivesse a fim de comprar aquilo. Tenha certeza: ele correrá atrás de você e negociará de novo.

Compramos altas coisas agindo assim e, em algumas, pagamos até 80% a menos do primeiro valor colocado (mas calma, nem tudo é baratíssimo!). Por isso, aproveite e ATUE! Meryl Streep/Jack Nicholson ficarão orgulhosos de você, seu TURCO!