Com certeza você já ouvir falar da história do avião uruguaio que caiu nos Andes. Ano passado a Netflix lançou um filme contando a história desse acidente: A Sociedade da Neve. E hoje vamos falar da expedição ao avião uruguaio nas Cordilheiras dos Andes.

O filme retrata como os passageiros conseguiram sobreviver a queda do avião em 1972, no meio das montanhas e em temperaturas muito baixas, isolados pela neve e pela imensidão dos Andes.

O acidente aconteceu na região de Malargüe, na Argentina, no qual pertence ao estado de Mendoza, mais ou menos a 270 km da capital, que possui o mesmo nome.

Desde que o filme na Netflix virou sucesso de fato, a procura pela visitação a lugar se tornou muito grande e é possível fazer uma expedição até ao local da queda.

Essa expedição dura 3 dias, com acampamentos pelas montanhas e tudo muito bem organizado.

Considerado uma trilha de grau médio até o destino final, só pode ser feito durante o verão, no qual não se encontra muitos trechos com neve.

Vamos nessa?

O Viajão te leva até lá!

Assim sendo, o Viajão Mendoza Experience não ia perder essa expedição fantástica, emocionante e surreal.

Como havia dito antes, esse trekking só pode ser feito no verão por motivos óbvios, já que a quantidade de neve dificulta durante o inverno. E as datas para essa expedição já estão definidas.

Caso você queira viver essa experiência, abrimos a data para os dias 15, 16 e 17 de novembro de 2024 e a expedição tem capacidade para até 60 pessoas.

Vocês serão guiados por pessoas experientes na região, é claro. Por montanhistas e alpinistas profissionais, além de terem o suporte de cavalos para auxiliar na locomoção.

Quem pode ir?

Qualquer pessoa que seja fisicamente ativo é capaz de subir até ao local do acidente. Só para ilustrar, nossos guias já levaram pessoas de mais idade, que pelo grau físico tiveram que ir a cavalo boa parte do trecho.

Roteiro – Dia 01

Em primeiro lugar, é preciso viajar de El Sosneado, que de Mendoza dá cerca de 290 km, por mais ou menos duas horas de carro ou de preferência uma van por uma estrada de terra.

Durante a maior parte da expedição seremos acompanhados pelo forte Sosneado, um morro de 5.169 m, em que uma de suas encostas, dá origem a um dos principais rios de Mendoza: o Atuel.

Este é o primeiro rio que teremos que atravessar, no qual os tropeiros procuram a parte mais rasa para se passar com segurança conforme o fluxo do rio.

O primeiro dia termina após uma caminhada de 7 horas no acampamento El Barroso. Certamente é um lugar maravilhoso para apreciar o pôr do sol e descansar em um dos céus mais claros do mundo sem dúvida.

Roteiro – Dia 02

Estamos quase lá!

A expedição parte às 8h30 da manhã pois demora cerca de seis horas para chegar ao local do acidente.

Você começa a subir por caminhos estreitos até chegar a 3.550 metros acima do nível do mar em Vale de Las Lágrimas, um lugar cercado por geleiras eternas e pela natureza mais selvagem que os Andes oferecem.

Veja também nosso outros roteiros:

Cavalgada nos Andes
Culto ao vinho nas Cordilheiras
Cafés em Mendoza

Uma vez lá, você pode ver o monumento em que são lembrados os protagonistas da tragédia. Assim como placas e objetos que ficaram como registro e homenagem e pedaços do avião.

Dependendo da época do ano, da neve ou degelo, é possível ver alguns outros restos do avião.

Logo após regressamos ao acampamento base do Barroso, que demora aproximadamente 4 horas.

Ainda assim, você poderá apreciar novamente as lagoas atapetadas de verde, a imensidão das geleiras e o trabalho que há milhões de anos deixou marcada a descida das águas nas rochas. Inegavelmente lindo.

Roteiro – Dia 03

Enfim, o retorno.

Retornaremos à área abandonada do hotel. O caminho de volta leva aproximadamente 6 horas, mas será certamente um pouco mais calmo, ainda que as estradas de montanha são menos ameaçadoras.

Por fim, novamente em veículo até à zona do Sosneado.

O que está incluso?

O passeio conta com tudo o que você precisa, incluindo traslados de ida e volta. Confira o que oferecemos para essa expedição:

  • Autorização de entrada obrigatória
  • Seguro de Acidentes Pessoais
  • Barracas de montanha
  • Duas noites de acampamento
  • Todas as refeições da viagem
  • Cavalos de sela para travessia de rio
  • Mulas de carga para transporte de equipamentos
  • Assistência e coordenação permanentes
  • Guias de montanha profissionais
  • Professores de Educação Física com 25 anos de experiência
  • Pessoal especializado na Cruz Vermelha Argentina
  • Maleta de primeiros socorros


Serviços não incluídos:

  • Despesas de qualquer natureza causadas pelo abandono do serviço
  • Bebidas extras
  • Equipamento pessoal: roupas, saco de dormir e isolamento.

Contudo, você pode alugar seu saco de dormir conosco aqui em Mendoza.

Contato:

Entre em contato com a gente e viva Mendoza do jeito Viajão!

E-mail: mendozaexperience@viajao.com.br

Ou clique aqui e entre em contato pelo Whatsapp.

E faremos com que sua experiência em Mendoza seja inesquecível.