Há algum tempo, eu tenho pensado em como ser mais responsável com questões ecológicas nas viagens. Afinal, ser um turista responsável e sustentável é muito importante para o Viajão. E se buscamos reduzir o desperdício e fazer escolhas sustentáveis no nosso dia a dia, isso precisa fazer parte das nossas rotinas na estrada também.

Por isso, bem-vindos ao EcoViajão! Esse é um espaço pra gente conversar sobre como podemos cuidar do futuro do planeta durante nossas viagens e divulgar iniciativas sustentáveis interessantes do setor de turismo.

Nesse primeiro texto, eu vou ser bem clichê e falar sobre algumas coisas bem simples que tenho feito. Tem a ver com os conhecidos três Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

Garrafa de vidro com logo do mundo do Viajão na areia da praia

A ideia por trás dos Rs

Reutilizar e reciclar são formas de reduzir o que é descartado no meio ambiente. Depois que a gente reduz o que é possível diminuir de consumo, podemos pensar em compensar o uso desses materiais e a emissão de CO2, por exemplo. Essa já é uma questão mais complicada para nós, pessoas físicas, mas vale entender o que as empresas têm feito nesse sentido e se podemos contribuir para isso.

A United Airlines, por exemplo, tem um programa para empresas contribuírem com doações para os projetos que a companhia aérea apoia como contrapartida pela emissão de carbono em viagens corporativas. A AirFrance também anunciou no ano passado que iria colaborar com ações do chamado carbon offsetting dos voos domésticos da companhia na França. Iniciativas interessantes, associadas a metas internacionais de diminuição da emissão de gases nocivos ao meio ambiente e ao uso de fontes de energia renováveis – e que precisamos acompanhar para que tenham o efeito desejado.

Mas, como falamos, tudo começa por reduzir.

Como diminuir o uso de plástico na viagem

A gente ouve desde sempre sobre os prejuízos do plástico ao meio ambiente. Demora para se decompor, polui os rios e oceanos, faz mal aos animais que acabam comendo ou se enroscando nele. No Disney’s Animal Kingdom, os restaurantes não distribuem canudos e tampas plásticas e não pode entrar com balões, justamente por causa disso. Há quem precise usar canudos de plástico, e muitos lugares já oferecem opções biodegradáveis. Mas caso você possa usar um reutilizável, por que não? O mesmo vale para aqueles talheres plásticos que costumam quebrar na segunda garfada. Recentemente, comprei meu kit de talheres de bambu para ter na bolsa e tentar nunca mais usar esses descartáveis.

Colher, garfo e faca de bambu ao lado de garrafa de vidro.

E tem um hábito bem fácil de adotar: trocar as garrafinhas de plástico pelas de vidro ou metal. Um ótimo jeito de garantir os 2 litros diários de água na mesa do escritório ou hidratar as cordas vocais no karaokê da road trip. E por aí, quais outros itens você carrega contigo que te ajudam a diminuir o lixo produzido?

Consumo consciente e sustentável

Vale dizer já nesse post que o consumo consciente não é só desses objetos, mas também de coisas que, às vezes, a gente nem percebe que está usando – tipo água e energia. Nem vou falar (dessa vez) sobre a duração do banho ou sobre escovar os dentes com a torneira aberta. Quem já viajou para lugares com uso restrito de água – como certos resorts e viagens de barco – sabe da importância de garantir o banho do dia seguinte. Mas tem pequenas coisas que a gente pode começar a reparar na hora de escolher um hotel ou AirBNB, como as fontes de energia usadas. Nossa piscina das férias em Paraty era aquecida por energia solar! E tem hotéis investindo em alternativas mais sustentáveis para abastecer o consumo.

Em Los Angeles, era muito comum ver carros elétricos pela rua. E eu to muito curiosa para experimentar um no dia a dia. Quem sabe até pegar estrada e cruzar as Américas tipo o Ewan McGreggor fez em uma Harley-Davidson elétrica na docu-série Long Way Up. Quando passar a pandemia, se der certo esse rolê, prometo contar tudo aqui no EcoViajão!