Dizem as histórias de família que, quando eu era pequena, depois de uns 40 minutos de uma viagem de carro já começava com o famoso clichê: “Já tá chegando?”. Não estava. Em geral, faltava ainda umas 4 horas de viagem até o destino. Apesar dessa pressa em chegar ao destino, minha memória é de sempre gostar de viagem de carro. Adorava parar nos postos diferentes pelo caminho, planejar a playlist (o Viajão tem algumas playlists boas!) e fazer todas aquelas brincadeiras de estrada. Lembrei dessa história revendo pela milésima vez Carros. E fiquei pensando: quais outros filmes podem ajudar a falar sobre viagens com crianças? A lista não tem nenhuma ordem em particular ou indicação etária, mas espero que sirva de inspiração para que crianças e adultos alimentem a vontade de viajar e descobrir um destino novo . (Mas se for pra ver um só dessa lista, veja o 5. hahaha)

1. Carros

Começando pelo filme que inspirou essa lista. Você já viu Carros? Eu amo esse filme por muitos motivos e um deles é pelo cenário de cidades pequenas de interior dos Estados Unidos. Que são bem realistas nessa animação, salvo pelo fato que, bom, os personagens são todos carros. No enredo, o Lightning McQueen (que tive o prazer de fotografar na Disney, vide imagem abaixo) se perde a caminho de uma corrida e sai da via expressa indo parar em rodovias menores e uma cidadezinha. A animação claramente faz referência à história Rota 66, que corta os Estados Unidos. E, portanto, tem o efeito colateral de te deixar com vontade de ir numa road trip, tipo, agora.

Relâmpago McQueen, personagem de Carros, desfila em parque da Disney. A animação é um dos destaques dessa lista de filmes para crianças.
Só não rolou pedir autógrafo…

Para quem quiser ver o trailer original em inglês, é esse aqui:

2. Bolt

Esse filme não aparecia muito nos comentários quando foi lançado, do que eu me lembro. Mas as aventuras desse cachorro celebridade de série de tv que tem certeza que tem superpoderes atravessando o país depois de se perder da dona são cheias de momentos fofos. A começar por ele aprendendo a ganhar comida em um estacionamento de motorhomes. O cachorrinho atravessa os EUA em busca da dona (dublada pela Miley Cyrus) e faz amigos pelo caminho. Como todo viajante, né?

3. As aventuras de Tintim

Até hoje, não sei definir se o Tintim me influenciou mais a ser jornalista ou a ser viajante. Depois da série de tv, o cartoon belga virou filme em 2011 pelas mãos do Steven Spielberg. Ainda que não tenha exatamente a mesma magia da série, é também um pouco mais suave e menos assustadora. Qualquer uma das animações será uma boa escolha se você quiser sonhar com aventuras pelo mundo atrás ou de tesouros misteriosos, ou de uma boa história, como o Tintim. Além disso, pode ser um aquecimento para uma visita ao Museu Hergé, na Bélgica, em homenagem ao criador do querido personagem.

4. Esqueceram de mim 2

Quem aqui nunca sonhou em visitar Nova York depois de ver as aventuras do Kevin em Esqueceram de Mim 2? Honestamente, todas as vezes que eu revejo esse filme, eu quero entrar em um avião rumo à Big Apple (de preferência, de propósito e sem ter me perdido da minha família, mas enfim. haha) Nova York é uma cidade que consegue se renovar o tempo todo, sem perder o clássico. Prédios que estão lá há décadas abrigam o que há de mais novo no mundo. Então mesmo o filme de 1992 retém paisagens que qualquer visitante de NY pode encontrar. Na minha opinião, esse filme pode ser tanto tradição de Natal, quanto tradição pré-viagem ou até mesmo, no avião.

5. Paddington

Esse filme é uma preciosidade! Tanto o 1 quanto o 2. São filmes infantis, mas com um humor britânico e com uma produção de arte impecável. Paddington 2, inclusive, teve uma avaliação de 100% no Rotten Tomatoes por muito tempo, com 245 críticas positivas. Até que recebeu uma avaliação negativa e perdeu sua nota perfeita. Ainda assim, as aventuras desse urso que, para fugir de desastres naturais na sua floresta natal do Peru é enviado pela tia para Londres são cativantes e lindamente executadas.

6. Up – Altas Aventuras

Ok, é preciso superar as lágrimas nos primeiros cinco minutos desse filme. Mas Up é um filme sobre o amor por aventuras, sobre destinos de sonhos e sobre criar novos sonhos. Aliás, a Paradise Falls, que o Carl tanto queria visitar, é inspirada na Angel Falls, uma cachoeira na Venezuela. Para quem quiser visitar um dia, fica localizada no Parque Nacional Canaima, e é a maior do mundo, com 979m de altura. Já esse parque é quase do tamanho da Bélgica (país do nosso querido Tintim): tem cerca de 30 mil km². E, sejamos honestos, se um motorhome já parece legal, imagina uma casa voadora?

Bônus: Planeta do Tesouro

Se não tem bônus na lista, não sou eu, né? Esse é mais um dos filmes que eu realmente nunca ouço as pessoas comentando, mas que sempre me deixa com vontade de sair em uma aventura. No caso do Jim Hawkings, o protagonista dessa animação, é uma aventura quase perigosa em busca de um tesouro. E ao lado do Morph, um dos companheiros mais fofos que a Disney já fez. Aliás, esse filme é inspirado no clássico da literatura Treasure Island, sobre piratas. Mas dessa vez, é uma ficção científica que se passa no espaço. A trilha sonora deveria estar em toda playlist de viagem, porque combina muito com viagem de carro. (Está na nossa! haha)

Como não poderia deixar de ser, a maioria desses filmes está disponível na plataforma da Disney+. As Aventuras de Tintim tem no NET NOW.