Em uma Espanha que quer ser (só) Catalunha, podemos dizer que o que mais dá cor e alegria à Barcelona se chama Gaudí!

Deixamos (um pouco) de lado o OLÉ com suas castanholas e touradas (que a cidade inclusive foi a primeira a proibir), e sentimos uma Espanha um tanto mais leve, colorida e vibrante!!! As obras de Gudí estão por todo lado, pontuando a cidade com graça e criatividade!

Ares de Art Noveau com um toque quase alucinógeno, imagino o que esse cara tinha na cabeça, naquela época, pra fazer coisas tão incríveis até hoje!!! Não à toa, elas são hoje Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O Parc Güell é uma alegoria completa! Foi feito sob encomenda de um empresário riquíssimo, o tal Güell, no começo do século XX, fica na parte alta da cidade e por isso tem uma vista incrível!

Tem um pátio na parte de baixo com colunas estilizadas, chama Sala das Cem Colunas, ou Sala Hipóstila, com detalhes de mosaico no teto e uma acústica perfeita, por isso sempre rola uma guitarra espanhola nas tardes turísticas.

Dali saem as escadas de acesso aos famosos bancos de mosaico, aliás é um só banco “de ondinhas” que circunda todo um pátio da parte alta e forma junto com a “casinha”e a “capela” o Cartão Postal do parque. (Gosh!!! Nessas horas eu queria ser arquiteta pra poder explicar melhor essas maravilhas sem parecer que estou descrevendo um desenho infantil!!!)

Uma brincadeira legal é reparar na diferença entre os bancos e tentar escolher o mais bonito! Pode durar o DIA!