Essa semana vai ser uma chuva de lugares sensacionais em Mendoza aqui no Viajão. E pra começar bem a semana, vamos falar do melhor azeite do mundo, da olivícola Laur, em Mendoza na Argentina. #1Laur

Visitamos a olivícola especialista em produzir azeites e acetos balsâmicos, a Laur já foi considerada a número 1 do mundo pela EVOO (Extra Virgen Olive Oil) Ranking em 2021, 2022 e 2023, sendo a número 1 atualmente, e além dos seus azeites, os acetos não ficam pra trás.

A visita

A visita a Laur é guiada e você pode conhecer toda a parte da produção, a parte histórica, processos antigos e o mais importante, uma degustação dos azeites e harmonização com azeitonas e pães. Vale? Vale muito!

Começamos a visita com o guia apresentando o processo de barricada para os acetos e suas transformações com os diferentes barris. Cada fase do aceto demora 1 ano em cada barril e são trocados de ano em ano para que ganhem corpo e transformações químicas. Ao todo esse processo demora 15 anos.

Antigamente era o presente que era dado as meninas quando completavam 15 anos. Nas bodas, se abriam os barris com o aceto já pronto.

Logo depois visitamos a parte antiga da fábrica de Don Francisco Laur, um imigrante francês que criou todo esse processo de produção de azeite em Mendoza em 1889, sendo a primeira olivícola da região.

 

 

Entendemos o processo da época, de separar o óleo da água através de piscinas, porém naquela época não existia o processo de filtragem que existe hoje, então o azeite não era puro, na verdade tinha uma misturinha ali de terra e folhas risos.

Mas não vou dar spoiler de toda a visita. Vou deixar isso para vocês aproveitarem o lugar. Mas devo confessar que uma informação me chamou a atenção. Vocês sabiam que uma oliveira pode produzir azeitonas por mais ou menos 2 mil anos? Incrível. E conforme o tempo, as azeitonas aparecem com cores destintas, então a azeitona verde e a preta na verdade só são épocas diferentes de colheita.

A degustação

Dito isso, fomos ao que realmente interessa: a degustação!

Nos trouxeram tipos diferentes de azeite, com sabores que você nota em cada junção, com pão ou com queijo. O guia nos deu essa sequência, para finalizarmos com o aceto balsâmico e foi sensacional.

Saímos de lá valorizando ainda mais o processo e claro, com umas comprinhas na mão, porque né. Aliás nossa salada diária com o aceto se tornou regra aqui em casa.

Resumindo, vale conhecer o processo da olívicola número 1 do mundo. O preço é justíssimo, mais ou menos 30 reais para a visitação com a degustação. Os valores dos azeites também estão na média ou até mais barato do que vemos nos mercados argentinos, certamente mais baratos que nos mercados brasileiros.

Venham, aproveitem e vivam essa experiência com o Viajão Mendoza Experience!

Veja mais lugares incríveis em Mendoza: