Já comentamos por aqui que alugar uma casa para passar as férias ou um feriado é uma das melhores opções que temos em épocas de pandemia. Você consegue ficar isolado, sem aglomerar, e mesmo assim arejar a cabeça, curtir um lugar diferente. Para isso, você pode buscar uma hospedagem no Airbnb – a plataforma é fácil de usar e por lá você encontra todo tipo de opção, como apartamentos, casas, quartos…

Em janeiro, nós do Viajão fizemos uma viagem de 12 dias e ficamos em duas casas diferentes, uma em Paraty (RJ) e uma em Ubatuba (SP). A experiência foi super interessante pra gente, então vou aproveitar para dividi-la por aqui com vocês.

Hospedagem no Airbnb: como escolher

Para começar, tenha em mente pra onde você quer ir, as datas e o que você está buscando. No nosso caso, queríamos casas amplas, confortáveis, com natureza em volta e piscina. Nossa ideia era realmente aproveitar a casa, curtir juntos, cozinhar, enfim. É diferente de só buscar um local para passar a noite, né?

No app ou site do Airbnb você encontra as infos sobre os imóveis.

O app ou site do Airbnb tem todos esses filtros, então você preencher e ver as sugestões. Dê uma olhada nas que te interessam e leia as avaliações e recomendações – aí você já tem uma base de como foram as experiências de outros hóspedes naquele local. Na própria área da descrição do imóvel você encontra também informações sobre o que está disponível por lá. Vai viajar em época de calor? Veja se tem ar condicionado. Vai estar em grupo? Uma lava-louças pode ser providencial.

Veja também se a hospedagem aceita pets, se esse for seu caso – algumas não permitem. Lembre-se também de sempre de preencher corretamente o número de pessoas, porque isso pode impactar no preço final da diária. Basicamente, é como procurar um hotel, só que com mais alguns detalhes para ficar atento.

Airbnb em Paraty

Nossa primeira parada (fomos de carro) foi em Paraty (RJ). A casa que alugamos fica a cerca de 10km do centrinho da cidade, numa área totalmente cercada pela natureza. É uma casa ampla, com quatro quartos de casal (e cinco camas de casal no total). Ela fica em condomínio enorme que abriga outras casas e muitas cachoeiras (que, como ficam em terreno privado, são vazias).

A experiência foi incrível porque a piscina tem vista maravilhosa e fica junto com a churrasqueira. Ou seja, aproveitamos bastante essa área externa. Além disso, as cachoeiras que ficam dentro do terreno são lindas – nem chegamos a conhecer todas, mas eu amei tê-las disponíveis praticamente só pra gente (mesmo que o condomínio tenha outras casas, não encontramos ninguém por lá). As trilhas tem calçamento de pedras em grande parte do percurso e são fáceis de fazer (mas bem cansativas, há muita subida).

A gatinha vai de brinde com a casa, risos, o cão foi um oferecimento nosso mesmo.

Como ponto negativo, tivemos problemas com o ar condicionado na primeira noite e os quartos que ficam na parte debaixo da casa são bastante quentes – acabamos nos mudando pra sala. A internet, em alguns dias, também ficou bastante intermitente. Mesmo assim considerei o saldo final bastante positivo, amei a experiência. Durante esse período, fizemos também um passeio sensacional de veleiro.

Ps.: como qualquer casa no meio do mato, há muitos insetos e mosquitos na casa a partir do final da tarde. Isso inclui cigarras, mariposas e besouros gigantes, risos. Além disso, como a casa fica distante do centro, é preciso se programar bem quanto às refeições (fomos ao mercado na chegada), pois sem chances de iFood por aqui haha.

Airbnb em Ubatuba

Saindo de lá, seguimos para Ubatuba. Aqui, no caso, a casa ficava na cidade mesmo (próxima à praia de Itaguá), mas também era bem ampla, com jardim e piscina. Essa casa tem quatro quartos com ar condicionado e ventilador, mas sem ar na sala. E é super confortável, cozinha totalmente equipada (só faltou a lava-louças!), fizemos todo tipo de receita por lá e nos divertimos bastante. Sabe aquele estilo casa de praia clássica mesmo? É assim.

Aqui, como ponto negativo, está o fato de que a orla da praia onde fica a casa não é das mais bonitas. Logo, para dar uma volta por outras praias e cachoeiras, precisávamos ir de carro. Mas vale a pena – visitamos alguns lugares como a praia de Picinguaba e cachoeiras ali perto (Poço do Cedro e Cachoeira da Laje) que são lindos e estavam bem tranquilos.

Adorei as duas experiências, deu pra descansar e conhecer lugares novos (mesmo que de forma diferente do que costumávamos fazer pré-pandemia). Deixei os links das casas aí no post mesmo, mas usando esse aqui e buscando pelas acomodações, vocês ganham desconto.

Aproveitando, você ficou em uma hospedagem no Airbnb que foi incrível? Divide com a gente o link aqui embaixo!