Vamos falar de manias. Afinal, sempre que a gente faz alguma coisa com certa freqüência, como viajar, desenvolvemos nossas próprias técnicas, hábitos e esquisitices.
Alguns arrumam a mala criteriosamente, enrolam as roupas, separam por combinações, por cores, por dias. Alguns gostam de levar o próprio travesseiro. Alguns levam apoio pra cabeça, alguns andam sempre com uma muda de roupa na bagagem de mão. Alguns viajam com roupas praticamente “descartáveis” só pra trazer tudo novo. Alguns só levam calças caque. Alguns levam malas, malas e baús de coisas que não dão conta de usar, enfim, cada louco com a sua mania.
E como se viajar já não fosse mania suficiente, eu coleciono algumas manias de viagem. Desastrada que sou, nada de desenvolver uma mania que me ajude a lembrar onde coloquei o passaporte ou os documentos, nãããããão…
Minha mania faz peso, atrapalha pra caramba e ainda dá uma certa ansiedade: tenho mania de cacarecos!
Eles são principalmente souvenires, coisas que se compra (e se gasta $$$) em lojas de museu e banquinhas pra turistas, como aqueles posters de quadro famoso que você leva enrolado junto com a bagagem de mão. Coisas que você JURA que vai ter onde usar ou pra quem dar de presente. Ainda tenho umas 15 camisetas I S2 NY que acabaram não sendo dadas pra ninguém (agora não dá mais, já usei todas).
Ahh, e eu sou daquelas que adora ganhar esses cacarecos de presente dos outros também! Podem me mandar cacarecos, nem que sejam camisetas do tipo “alguém foi pra não sei onde e lembrou de mim”
E tem também aqueles souvenires no sentido literal da palavra, como mapas, cartões, tickets de metrô, papeis do restaurante e tudo o que for de graça! Isso é, papéis, quilos de papéis.
Além, é claro, de brindes de avião, aeroporto e hotéis. Juro que já cheguei a passar meses só levando pra academia os xampus de hotel, e tenho até hoje geleinhas do café da manhã de Paris. Alguns podem chamar essa mania de clepto-mania, mas eu sou da teoria de que se está ali pra usar, comer, pegar, porque não levar pra casa? Uma questão de re-utilização!
Eis uma pequena amostra do resultado destes últimos meses aí.
E você viajão? Qual a sua mania de viagem?
Me identifiquei. Guardo tudo e compro um monte de porcaria. Não tem mais espaço no meu quarto…
Minhas aquisições mais sem noção são: sombrero mexicano (quase não ocupa espaço, magina), um dragão de pelúcia de 2m (oi?), uma Barbie de NY e uma caveira mexicana que não dá pra olhar que pode quebrar já. Além dos 21 scrapbooks. Fácil? Preciso de 1 casa com quarto especial “viagens”!! haha