Se você gosta de museus, já deve ter ouvido falar do Smithsonian. (Ou talvez, tenha visto no filme “Uma noite no museu 2” haha). Fundado em 1846, é o maior complexo de museus, centros de pesquisa e de estudo do mundo. E são números impressionantes mesmo. O acervo museológico do instituto tem 155 milhões de itens e mais de dois milhões de volumes nas bibliotecas. O Smithsonian administra 19 museus, 21 bibliotecas, o Zoológico Nacional dos EUA, centro de pesquisas em ciências, astrofísica, meio ambiente… e a maior parte deles fica em Washington D.C. 

Aliás, são 17 museus do instituto por lá, além do zoológico e de galerias. E com uma característica que todo turista adora: são todos grátis! Isso mesmo. É só chegar e entrar. E, se quiser, deixar uma colaboração em algum dos pontos de doação. 

Antes da pandemia, em 2019, o complexo recebeu mais de 20 milhões de visitantes. E vale muito a pena se juntar a esse número no futuro. Portanto, veja alguns museus imperdíveis do Smithsonian em Washington D.C.

Uma curiosidade: 2.116 itens do acervo do Smithsonian estão emprestados para instituições no Brasil. Já viu alguma dessas obras nos museus brasileiros? Conta pra gente nos comentários!

Smithsonian Castle, em Washington DC (Foto: Sara Cottle/Unsplash)

Onde ficam os museus do Smithsonian

Em Washington D.C., é só caminhar pela National Mall que você vai de um museu ao outro do Smithsonian. Muitos ocupam prédios ao longo desse parque que liga Capitólio, onde fica o Congresso norte-americano, e o Washington Monument, o Lincoln Memorial e a Tidal Basin, bem pertinho da Casa Branca. Ou seja, em uma região da cidade inevitável para os turistas.

Tem algumas estações de metrô nos arredores. A mais próxima vai depender de qual museu você quer visitar. Mas na dúvida, tem uma que se chama Smithsonian. Fácil de lembrar, né? Vale usar o metrô em Washington D.C., que achei bem prático. Principalmente considerando as áreas turísticas. Não é tão lindo quanto o de Estocolmo, mas achei as entradas das estações, em especial, bem elegantes.

Como falei, todas as unidades do Smithsonian em Washington D.C. tem entrada gratuita, mas os horários de visitação variam de lugar para lugar. Por isso, a gente sempre recomenda checar o site dos museus para ver como estará o funcionamento na época da sua viagem.

National Air and Space Museum

Começando a lista de museus por um que adorei visitar: um museu inteiro dedicado à aviação, aos astronautas, a tudo que nos encanta no ar e no espaço. O National Air and Space Museum ocupa um dos principais prédios no National Mall e contém aeronaves, espaçonaves, mísseis, simuladores, miniaturas… e até mesmo pedras lunares! Uma delas, inclusive, você pode tocar. E, bom, é uma rocha. Minha experiência não foi de uma sensação muito atípica, exceto por estar gelada em um dia quente e com várias pessoas encostando na pedra. Mas só de pensar que alguém coletou essa rocha na lua, já achei sensacional. Outro dos (muitos) destaques do museu é um módulo lunar das missões Apollo – que, seriamente, eu admiro muito os astronautas. É muito pequeno para uma viagem tão grandiosa!

Vale ressaltar que o famoso ônibus espacial Discovery está em exposição em um centro ligado a esse museu, mas em outro lugar: o Steven F. Udvar-Hazy Center, perto do aeroporto de Dullles.

Vários modelos de avião em saguão do Air and Space Museum do Smithsonian.
Para quem curte aviação, é *o* museu para se visitar.

National Museum of Natural History

Esse foi o museu Smithsonian mais visitado de 2019: mais de 4 milhões de pessoas. Aliás, Museus de História Natural são sempre um encanto para adultos e crianças, com viagens a milhões de anos no passado com fósseis de dinossauros, maquetes de biomas, insetos, invenções tecnológicas, o famoso diamante Hope, um pavilhão das borboletas… com certeza, algo para todos os gostos. Para as famílias, há uma área chamada ‘Q?rius’, sobre a ciência do dia a dia.

De acordo com o museu, ele ocupa uma área do tamanho de 18 campos de futebol americano. Se quiser ter uma ideia do quanto dá para se perder conhecer no museu, tem um tour virtual para se divertir sem sair de casa. 

Foto: Alejandro Barba/Unsplash

American History Museum

Acho que é tranquilo afirmar que quem visita a cidade de Washington D.C., nos Estados Unidos, está interessado em história. E esse museu é dedicado à história dos Estados Unidos. Quem indicou a visita foi um parente distante, professor de política em Washington – então acho que tá mais do que recomendado para quem curte o tema, né?
Um dos destaques mais “estadunidenses” é a bandeira que deu origem ao hino dos EUA. Confesso que nunca tinha parado para prestar atenção na letra até a visita a esse museu. (As aberturas dos jogos de futebol americano ganharam outra cara depois disso).

Essa é a entrada para a área da bandeira, onde não pode tirar foto.

Esse é um museu bastante lúdico, com quizes junto às instalações, enquetes interativas (na época da minha visita, tinha uma sobre centavos que pedia para você votar usando justamente moedas de centavos). Além disso, costumava ter também atores que encenavam personagens da história dos Estados Unidos. O museu me surpreendeu (e a outros 2,8 milhões de visitantes em 2019).

National Museum of African American History & Culture

Um dos museus mais visitados do Smithsonian, é dedicado à cultura afro-americana. O propósito deste museu é divulgar a história e a cultura dos afrodescendentes e toda a sua contribuição para a formação da sociedade dos EUA. Dos movimentos sociais, a personalidades, a momentos históricos, a registros e objetos da época da segregação. Esse é um museu de histórias que recebeu dois milhões de pessoas em 2019. E que vale colocar na lista para conhecer quando estiver em Washington D.C. 

Jardins do Smithsonian

A capital dos EUA é uma cidade que convida a caminhadas pelos parques e muitos monumentos em espaços abertos. E o Smithsonian também tem sua opção ao ar livre. Aliás, a instituição chama seus jardins de “museu sem paredes” e eles foram uma ligação entre os diferentes prédios. 

Quer curtir uma cidade ainda mais charmosa? Tente aproveitar a época do Festival de Cerejeiras.

Outros museus para conhecer pelo mundo:
Da costa leste dos EUA para a costa oeste: conheça cinco museus para visitar em Los Angeles
Vai para Paris? Programe o que vai ver no Louvre e descubra outros museus pela cidade das luzes
Não é só o Smithsonian que reúne vários museus. A USP tem vários centros de pesquisa e estudo – e a gente indica cinco na capital paulista para seu próximo passeio por São Paulo