Hoje vou contar uma pequena experiência que eu tive em Milão. É tipo o quadro #fail do blog Finestrino, onde sempre dá uma treta de viagem, aquela coisa fora do previsto.
Vou falar sobre os trams em Milão. Chegando pela estação Cadorna, você já encontra esses bondinhos amarelos rodando a cidade, práticos mas antigos. Lá da época da 2ª Guerra Mundial.
É engraçado observar as plaquinhas que existem nos trams, (considerando que é da época do êpa), mensagens como “Proibido Cuspir.” e “Bancos preferenciais para pessoas de muleta.” Sabe como é, soldados voltando não tão inteiros da guerra.
Mas qual foi a treta meu? A treta foi que em Milão você compra as passagens antes de entrar em qualquer transporte público, ônibus, metrô e também no tram. Mas como eu cheguei em Milão meio de madrugada, minha amiga da onça falou que não tinha problema eu pegar o tram sem o ticket, justamente porque era de madrugada, assim não haveria nenhum fiscal, além da lenda que os fiscais nem fiscalizam muito os trams, acho que nem se importam muito com as relíqueas amarelas.
Mas aí beleza, de fato deu tudo certo na madrugada. Encontrei a Ju e o Matteo, casal 20 que me hospedou e até me emprestaram pantufas. Mas no dia seguinte, logo cedo, saí para conhecer a cidade sozinho, já que a Ju é super CDF e foi pra aula. Com o pequeno detalhe que ela esqueceu de me avisar que os tickets dos trams você compra numas banquinhas, tipo de jornal mesmo, ou nuns cafés (isso pra quando você está no bairro).
Entrei no tram, perguntei aonde era a maquininha do ticket, e ninguém soube me dizer, clássico. E por sorte do turista aqui, pra terceira pessoa que eu fui perguntar adivinhem quem era? O fiscal! Mais clássico ainda. Aí não teve jeito, nem explicações, 34 euros pro seu guarda porque estava sem o ticket (detalhe que o ticket é 1 euro). Acho que foi uma meia hora na malemolência tentando explicar naquele inglês/italiano mas o guarda não quis saber mesmo. Minha última cidade do mochilão e minha primeira multa da vida.
Resumindo, paguei a multa e tive passe livre o dia inteiro nos transportes de Milão, clap clap. Então já sabe, sempre tenha um ticket em mão ou então os trams pegarão você. Aquele abrass na sua carteira.
Quer um pior? Um amigo meu que morava lá na mesma época que eu… na última SEMANA morando lá, sabia dos esquemas e tal e a carteirinha dele venceu.
Ele nem comprou outra porque já ia embora.
Aham. Fomos passear sei lá onde, e pegamos o tram. E pegamos um fiscal também.
34 euro de multa 3 dias antes de voltar pra casa. Fala sério né? Marcou demais! hahaha