São mais de 110 museus em Paris! Pensando nessa variedade incrível, resolvi reunir apenas alguns deles nesse post. Todos eles valem uma visita e, muitas vezes, acabam ficam esquecidos frente aos mais famosos, como Louvre, Musée d’Orsay e Pompidou. Esses três, é claro, merecem (e muito!) ser visitados – mas se você já conhece ou tem um tempinho a mais na cidade, esses aqui abaixo são alguns dos que eu super recomendo.

Museus em Paris além do óbvio

Eu morei em Paris por um ano – e visitei a cidade outras tantas vezes – e nem cheguei perto de conhecer todos. Mas tenho um carinho especial por esses aqui:

Musée de Montmartre

Para ser honesta, a parte de Montmartre que fica ali no entorno da Sacre Coeur não é minha favorita. Mas se você se afastar um pouco da essa área mais turística, vai descobrir algumas pérolas por ali. Uma delas é o Musée de Montmartre, que é definitivamente uma joia. Fica escondidinho numa ruela, mas é um imóvel grande, com jardim amplo e lindo. O museu conta toda a história de Montmartre, que foi um dos bairros mais boêmios de Paris, onde muitos artistas viveram e criaram suas obras nos séculos passados.

Além também fica a reconstituição do que foi o apartamento-atelier de Suzanne Valadon e seu filho Maurice Utrillo. Valadon tem uma história incrível, foi uma das primeiras mulheres pintoras a fazer sucesso na cena artística antes reservada aos homens. E Valadon é até hoje conhecido como o pintor que retratou a cara de Montmartre. É maravilhoso!

Fora tudo isso, Renoir viveu no imóvel que hoje abriga o museu entre 1875 e 1977. Por conta disso, os jardins foram reformados em sua homenagem e tem um café ali também. Perfeito para um dia de sol.

Palais de Tokyo

O Palais de Tokyo é um centro de arte moderna e contemporânea. Localizado em um imóvel de arquitetura grandiosa, bem pertinho do Trocadéro, o museu abriga uma série de exposições temporárias incríveis. Além do acervo que é bem interessante. Ali ainda tem um restaurante e um café com vista incrível para a Torre Eiffel. É um dos endereços mais modernos da cidade e vale muito a pena conhecer.

Musée de la Chasse e et de la Nature

Ou Museu da Caça e da Natureza. Sim, é isso mesmo, essa é uma das coisas mais curiosas que vou recomendar, ainda mais enquanto pessoa que é contra caça e armamentos haha. Esse museu está localizado em um imóvel amplo bem no centro do Marais, um dos bairros mais nobres da cidade. Lá dentro, apesar do estranhamento que causa a visão de tantas armas e animais empalhados, você quase sente que entrou em um filme do Wes Anderson. As tapeçarias e a decoração são incríveis!

Ah, vale dizer que esse museu ficou fechado por cerca de dois anos para ampliação e renovação. Foi reaberto apenas recentemente – ainda não vi como ficou depois da reforma.

Petit Palais e Grand Palais

Esses dois ficam um em frente ao outro, bem no início da Champs Elysées (no lado oposto ao Arco do Triunfo) e são mais famosos. Especialmente o Grand Palais, que por muitos anos abrigou os desfiles da Chanel na cidade. Além disso, ele costuma receber uma série de exposições temporárias muito concorridas – é bem comum ver filas na entrada. Por isso mesmo, é bem indicado conferir a programação e garantir os ingressos para esse museu com antecedência, ok? Já o Petit Palais tem entrada gratuita e costuma ser mais tranquilo. Ambos tem coleções incríveis de arte francesa e arquitetura maravilhosa.

Musée de l’Orangerie

Fica dentro do Jardin des Tuileries, que é um ponto turístico muito visitado – mas sei que muita gente “pula” o museu ou não sabe que ele existe. O que é uma pena, uma vez que lá dentro estão expostas telas imensas de Claude Monet. Sim, as famosas Nynphéas estão lá! Ou seja, vale MUITO a pena conhecer. Aliás, uma boa ideia é combinar essa visita com a visita aos jardins de Monet, em Giverny. Se você for conhecer os jardins, visite o museu em seguida – a experiência será incrível.

Fondation Louis Vuitton

Nem sei como começar a lista dos motivos para conhecer, mas vamos lá. Em primeiro lugar, o museu foi projetado pelo famosíssimo Frank Gehry (o mesmo do Guggennheim de Bilbao e da Casa Dançante em Barcelona) e foi inspirad em um barco. Lá dentro, fica a coleção particular de obras de arte de Bernard Arnault, o atual presidente do grupo LVMH (que inclui a Louis Vuitton e uma série de outras marcas de luxo). Além disso, o espaço abriga também exposições temporárias bem concorridas – melhor sempre checar a agenda e comprar com antecedência.

E, por fim, o museu fica dentro do Jardin d’Acclimatation, um parque bem grande – e lindo – com muitas opções de brinquedos para crianças.

Musée Rodin

Para terminar, o museu que celebra a arte dos escultores Auguste Rodin e Camille Claudel. O imóvel abriga tanto obras deles quanto peças da coleção particular de Rodin. O museu também tem um jardim lindo, onde ficam muitas das esculturas. Confesso que gostaria de revisitar todos os que inclui aqui nessa seleção, mas o Musée Rodin é uma das minhas prioridades pois só fui uma vez há muuuitos anos (acho que na minha primeira visita à cidade) e estava muito frio! Sei que o jardim é maravilhoso durante a primavera e espero poder voltar em breve.

Lembrando que esses são apenas alguns poucos dos muitos museus em Paris! Qual deles você gostaria de conhecer ou revisitar?