Esta joia do Mianmar tem mais de três mil templos para você desbravar e fará você voltar no tempo. Mas então, o que fazer em Bagan? Primeiro, o mais importante: chegar a esta linda cidade, partindo de Yangon, por exemplo, é fácil! O voo dura 1h20min e custa aproximadamente R$ 400.

Pôr do sol do alto de um templo em Bagan

Quando você desembarcar no aeroporto de Nyaung-u (NYU), o mais perto de Bagan, passará pela imigração e, em seguida, precisará pagar uma taxa! Isso porque a cidade é uma zona arqueológica com os milhares de templos espalhados numa área de 26 km².

A taxa custa USD 25 para cinco dias de permanência na cidade. É importante manter o papel SEMPRE com você, os guardas podem pedir pra vê-lo a qualquer momento dentro de Bagan.

Tirando os imensos e lindíssimos templos, a cidade não tem grandes construções. Tudo é muito simples. E é aí que está o charme de Bagan.

Você pode programar três dias para relaxar e mergulhar nas belezas naturais que verá pela frente.

      1. Alugue uma moto elétrica (e-bike)

Você não precisa ter carteira de habilitação para motocicletas no Brasil para se aventurar nas motos elétricas em Bagan. Elas são movidas à bateria, não atingem altas velocidades e é um bom jeito de ir de um templo a outro, rapidinho, e ainda curtir a exuberante natureza no meio do caminho.

Andando de e-bike por Bagan

Um dia de aluguel custa USD 5.

      2. Ande de bicicleta

Desbravar as estradinhas de terra entre os templos também pode ser uma aventura e tanto pedalando. Você se exercita, para a bike onde quiser para entrar nos templos e faz tudo no seu tempo. 

Um dia de aluguel custa uns USD 2, mas veja se seu hotel não oferece uma bike de graça! Muitos fazem isso!

     3. Veja o sol nascer e se pôr do alto de um templo

Só é possível subir no topo de alguns templos para admirar a paisagem e, consequentemente, o começo e/ou o fim do dia. Escolha o Bulethi ou o Shwe-san-daw Pagoda. E prepare a câmera pro espetáculo!

Vista do Bulethi Temple, em Bagan

      4. Voe de balão

Apenas três empresas (Baloons Over Bagan, Oriental Ballooning e Golden Eagle) realizam os tão famosos voos de balão em Bagan. Lembre-se que o passeio precisa ser reservado com antecedência (costuma esgotar rápido) e pode ser cancelado no dia por causa das condições meteorológicas (neste caso, as empresas devolvem o dinheiro).

Os balões só voam no nascer do sol

O problema é que voar de balão sobre Bagan, por 45 minutos, custa a “bagatela” de USD 320 / 350. Se você tiver condições, faça! Já guarde o dinheiro para isso.

      5. Conheça os templos por dentro

A maioria dos templos tem centenas e centenas de anos. E dá pra entrar em muitos, dos gigantes e luxuosos aos menores e mais simples! Dentro, é fácil se surpreender com esculturas, estátuas, imagens, pinturas nas paredes. Mas lembre-se sempre de tirar o calçado. Entre descalço!

Pintura na parede de um templo

Alguns dos principais templos: Ananda (século 11), Shwezigon Pagoda (século 11), Sulamani (século 12), Gubyaukgyi (século 12),  Htilominlo (século 13).

Estátua de Buda dentro de um templo

Aproveite para relaxar e fazer parte de Bagan. Esqueça o relógio. A cidade que faz você voltar no tempo, não quer te apressar. Pode ter certeza disso.