Ainda não foi dessa vez que alcancei a mala perfeita – mas acho que estou chegando perto. Isso porque pesquisei bastante sobre costumes e o que vestir no Egito para acertar nas peças. Além disso, tentei organizar bem a mala de mão por causa dos voos internos e anotei tudo que estava levando. E assim, aprendi muito sobre o que costumo errar na hora de decidir o que levar em uma viagem (meu erro: levo mais peças do que preciso).

Os meus 9,25 kg da mala de mão + mochila como item pessoal foram muito bem aproveitados. No fim da viagem, eu inesperadamente ainda não tinha usado várias roupas. Então, se fosse fazer hoje nosso roteiro de duas semanas pelo Egito, o que eu iria com certeza levar na mala?

Na mala para o Egito, levei dois macaquinhos versáteis de algodão. Na foto, no templo de Karnak, em Luxor, vesti camiseta branca por baixo de macaquinho azul com estampa florida branca, tênis e óculos escuros. O templo de Karnak tem centenas de colunas. Algumas aparecem nessa foto.
Esse macaquinho de algodão é uma das peças mais versáteis que já levei em viagem. Eu tenho em duas cores: esse estampado da foto e um preto.

Organização

Um ponto de atenção importante é que, para uma mala mais compacta funcionar, você vai precisar lavar roupa durante a viagem. Não é algo que toma tanto tempo e há várias alternativas: o serviço do hotel, lavanderias de rua (usamos muito dessas na Ásia), lavanderias coletivas disponíveis em hostels e alguns hotéis, e até mesmo lavar a roupa na pia do quarto mesmo! (Se o hotel tiver aquele varal no chuveiro, melhor ainda!)

Além disso, é possível usar organizadores para otimizar o espaço na mala de mão e achar as roupas mais facilmente. Dá para separar roupas de praia que você só vai usar em alguns dias da viagem, organizar melhor os carregadores e eletrônicos, e o que mais você achar bom segmentar para facilitar na hora de encontrar. Eu também uso os cubinhos para separar o que está limpo e o que já foi usado – e aí, calcular melhor quando lavar roupa.

Hábitos culturais

É sempre importante respeitar costumes locais na hora de escolher o que levar na viagem e o que usar em cada passeio.

O Egito é um país majoritariamente muçulmano. Os costumes de como se vestir são mais conservadores (e mais rígidos com mulheres do que com homens). Os moradores que você vai encontrar pelas ruas costumam estar de calça comprida e, muitas vezes, de manga comprida também. A maior parte dos homens de bermuda eram turistas. As mulheres estavam sempre com alguma variação de calça comprida e camisa de manga longa ou túnica, e cabelos cobertos. Para nós, mulheres turistas, só foi pedido para cobrir o cabelo na hora de visitar mesquitas.

Como mulheres devem se vestir no Egito?

O ideal é usar calças ou saias abaixo do joelho e mais soltinhas e camisetas ou blusas que cubram os ombros e não sejam muito decotados. Vestido (com mangas) e legging também é uma possibilidade. Ou então, regatas com um lenço para cobrir os ombros dependendo do local. E leve sempre um lenço (ou um segundo lenço) na mala para o Egito para cobrir os cabelos, caso precise.

Uma das mesquitas que visitamos (a Mesquita de al-Azhar, a mais antiga do Cairo) já tinha aventais com capuz que iam até o chão para as mulheres colocarem por cima da roupa e não se preocuparem durante a visita (entrada grátis, aliás). Na Cidadela de Cairo, visitamos duas mesquitas. Em uma delas, pediram para eu cobrir os cabelos, mas tinha várias turistas sem lenço nenhum. Mas, como mencionei agora há pouco, o ideal é respeitar os costumes locais e eu fiquei mais tranquila tendo colocado o lenço (até porque estava tendo uma reza naquele momento).

Rachel dentro do templo de Abu Simbel, ao lado de estátuas. Veste vestido verde midi, até abaixo dos joelhos, com lenço cinza pendurado no pescoço, e tênis verde de cano baixo.
Vestido e lenço para cobrir os ombros também foram uma combinação ótima para os dias de calor no Egito.
Cairo, templos e praias

Em Cairo, calça ou saia midi e camiseta estavam perfeitos para o dia a dia. Saí um dia à noite com um vestido na altura do joelho e também estava bem adequado. Durante o cruzeiro, os turistas estavam bem mais “relaxados” nas paradas nos templos. Vi muitas mulheres de shorts, de cropped, com blusa sem alça… eu nem tinha levado nada do tipo, então nem era uma opção para mim. E, honestamente, não recomendo. Realmente são roupas que só vão funcionar nessas paradas super turísticas. Mas, por exemplo, se você for caminhar pelas cidades de Aswan e Luxor, onde começam e terminam os cruzeiros, você vai chamar atenção se estiver com peças mais decotadas ou curtas.

Já nos resorts à beira do mar Vermelho, o dress code é bem mais relaxado. Pode usar vestido, shorts, saída de praia, biquíni… é realmente uma área turística, de veraneio e cheia de estrangeiros.

Rachel na Crystal Mountain, no deserto no Egito. Veste calça comprida azul de algodão, camiseta branca, tênis cinza, boné e óculos de sol.
Calça levinha e camiseta para o passeio no deserto – que incluía muitas horas em trajeto de carro e que terminaria com um voo no dia seguinte.

O que levar na mala para o Egito?

Se fosse para montar hoje uma mala para o Egito, eu levaria menos peças. Exagerei nos lenços, camisetas e sapatos. Mas levei peças que permitiam combinações variadas – e isso foi um grande acerto!

Como era verão, levei dois casacos levinhos (pensando no frio de São Paulo na ida e na volta e em ter opções – sabendo que iria repetir meu favorito). Poderia ter levado um moletom só, para as noites mais fresquinha e para os voos. Se fosse para lá nos meses do inverno, aí trocaria algumas camisetas por manga comprida e levaria dois casacos.

O que não pode faltar na próxima mala para o Egito

• • Duas calças leves (ambas longas ou uma pantacourt e uma longa)
  • • Uma saia ou vestido midi/longo
  • • Cinco camisetas
  • • Uma camisa de linho ou algodão
  • • Um moletom ou casaco leve
  • • Um lenço (para ombros e cabeça)
  • • Um boné
  • • Um par de chinelos
  • • Um tênis
  • • Uma sandália
  • • Roupas íntimas para seis dias
  • • Pijama leve
  • • Uma roupa de banho e saída de praia
  • • Celular, Kindle ou Tablet, câmera e seus carregadores
  • • Nécessaire (com muito protetor solar)
  • • Remédios básicos
  • • Documentos impressos

Para os homens, a quantidade de peças é a mesma. É só trocar as saias/vestidos por bermudas longas (pelo menos na altura do joelho, tá?). Três itens (duas bermudas e uma calça, por exemplo) são o suficiente na mala para o Egito. Leve também camisetas em vez de regatas, apesar do calor. De resto, é o que você prefere usar mesmo (mais calças, ou mais camisas do que camisetas…).

Viajar para o Egito com mala de mão é possível!

Em vez das duas calças leves, eu levei dois macaquinhos pantacourt, que me permitiram variar a roupa – com camiseta por baixo, com camisa por cima… – e uma calça comprida. Para provar que cabe muita coisa na mala de mão, eu ainda tinha uma calça jeans comigo que tinha usado no voo internacional! Além disso, levei um vestido a mais do que listei, uma sapatilha a mais, uma camisa a mais e levei maiô *e* biquini. Viajar só com a mala de mão é super possível! risos

Duas fotos lado a lado. À esquerda, foto em grupo com balões ao fundo e Rachel usa camisa azul de linho com manga comprida por cima de macaquinho azul com estampa florida branca. À direita, Rachel em porta do Templo de Philae, com camiseta rosa por baixo de macaquinho azul com estampa florida branca.
O macaquinho florido em duas versões: com camisa por cima (enquanto o calor permitiu) e com camiseta por baixo. Também saí por Luxor só com um lenço para cobrir os ombros no dia que estava mais calor.

Se estiver com dúvidas, uma fonte interessante para mim foram as redes sociais. Fotos marcadas nos lugares turísticos vão mostrar o que as pessoas estão usando naquele local. Mas independentemente do que você ler por aí, ou encontrar de figurinos durante o passeio, dificilmente você vai errar se tiver o respeito pela cultura local como regra na hora de se vestir. E isso vale para qualquer destino.