Eu não costumo me incomodar com voar. Nas últimas férias, aliás, foram 14 voos. Mas não é que eu fique exatamente confortável. Meu joelho fica batendo na poltrona da frente, nunca me entendo bem com a posição da tela pra ver filmes, e quando você viaja sozinha e senta na poltrona do meio, então?

Depois da nossa conversa lá no podcast com a Silvia Panchal, que é comissária de bordo e chefe de cabine da Emirates, fiquei pensando nas dicas para um voo mais confortável. E também em alguns itens que podem te ajudar a passar o tempo no avião.

Interior de avião sem nenhum passageiro.

Travesseiro

A gente sabe que nem sempre o travesseiro que a companhia aérea oferece é o mais confortável. Então, por que não levar o seu próprio? Pode ser um de pescoço ou um travesseirinho que você consiga levar a bordo. A Silvia contou que leva uns pequenos, para deixar para trás se precisar.

Cubo organizador

Os cubos organizadores foram muito úteis na minha última viagem, na hora de arrumar uma mala de mão compacta. Mas eu gosto de montar um “kit voo” com o que eu posso precisar no avião – por exemplo, canetas, caderno para anotações, remédios que tenho que tomar, chiclete, etc. E aí, deixo esse kit comigo no assento. Assim, não preciso ficar levantando para mexer na mala o tempo todo. E tudo fica organizado durante o voo, em vez de colocado de qualquer jeito naqueles bolsos da poltrona. Eu tenho usado esse da foto e uma outra nécessaire que uma amiga fez para mim.

Kindle

Em voos longos, o maior desafio para mim é passar o tempo. Mas depois que eu comprei um Kindle, comecei a ler muito mais em viagens. Antes disso, eu cheguei a levar um livro para ler nos trens, achando que ia me distrair com outras coisas. No final, acabei comprando mais dois livros pelo caminho – e haja espaço na mala! Já quando viajei de navio, levei o Kindle e deu para ler quantos livros eu quisesse (foram quatro nos 15 dias de cruzeiro). Agora, não fico mais sem!

Kindle aberto com display que mostra capa de guia de viagem sobre o mundo.
Eu tenho literalmente um mapa mundi no Kindle.

A Marina, aliás, sugeriu uma lista de livros em destinos interessantes e estão todos na minha fila agora.

Chinelos

Outra dica da Silvia que já incorporei ao meu “kit voo” para a próxima viagem. Eu sempre viajo de tênis e costumo tirar a bordo porque ninguém merece para tentar ficar mais confortável para dormir. E aí, quero levantar e ir no banheiro. Aí tem que colocar o tênis de novo, toda amassada naquele assento do meio que sempre sobra pra mim. Mas um chinelo ou pantufa com sola de plástico seria muito mais prático! Acho que, na próxima vez, vou testar uma dessas meias antiderrapantes. Será que funciona?

Pessoa veste meias pretas com solado emborrachado.
Se forem tão práticas quanto são em casa, pode ser uma boa ideia.

Moletom de fleece

Meu moletom de fleece sempre viaja comigo, porque faz parte dos meus itens para se vestir para o frio. Mas acho muito prático no avião, já que dá pra dobrar bem sem amassar e ajuda a esquentar no ar condicionado a bordo. Acho mais prático do que levar um cobertor e mais confortável do que ficar de casaco.

Dica extra: Massinha de modelar

Essa é para os pais que viajam com crianças! Já pensou em levar massinha para entreter os pequenos durante o voo? A Silvia comentou que faz isso para o filho e eu achei a ideia ótima! Se você que está lendo esse post também tem filhos, conta pra gente o que você leva para entretê-los!

Os produtos são sugestões nossas. Ao usar nossos links de afiliados, você pode ajudar o Viajão \o/.