A gente comenta sempre por aqui do quanto gostamos de viajar apenas com a mala de mão, né? Já fizemos isso diversas vezes. Mas sei bem que nem sempre é possível. Logo, se você vai fazer uma viagem de avião e vai levar tanto a mala despachada quanto a de mão, esse post é para você. Abaixo, elaborei um checklist de como montar a mala de mão perfeita, com o que levar e não levar. Bora?

Como montar a mala de mão

Antes de começar a fazer as malas, faça uma listinha de tudo que você pode precisar nesse trajeto. Se é apenas um vôo, por exemplo, a coisa é mais simples. Mas a gente já fez uma viagem para a Ásia que eram três vôos de oito horas cada, já pensou? Pois eu não gosto nem de lembrar, risos. Mas passando para o que interessa, é interessante incluir:

1. Nécessaire

Aqui entram itens básicos de higiene, como álcool gel, escova e pasta de dentes, fio dental, desodorante e o que mais você costuma usar. Lembre-se que o ar condicionado do avião resseca muito a pele e olhos, então incluir hidratante para mãos, rosto, lábios e até colírio pode ajudar. Em trajetos muuuito longos (tipo esse que citei aqui em cima), levo também lencinhos umedecidos. Ah, não dá para levar nada com mais de 100 ml na mala de mão, ok?

2. Dinheiro, cartões e documentos

Sim, sei que parece óbvio, mas em uma das nossas viagens uma pessoa já despachou todo o dinheiro sem querer na mala grande hahaha. Então não custa lembrar, né? Tudo isso precisa ficar com você o tempo inteiro! Eu costumo deixar na doleira mesmo, para não perder de vista em nenhum momento – não coloco nem no compartimento de malas do avião.

3. Eletrônicos e carregadores

Sim, tudo isso também deve ir contigo no avião. Computador, tablet, celular (esse é óbvio), câmeras… Até porque são itens caros, né? Em geral a pessoa do check-in pergunta se você não está despachando nada eletrônico sem querer, mas não custa deixar esse lembrete. Ah, deixe o computador num compartimento de fácil acesso, você precisará retirá-lo da mala ao passar pelo raio-x.

4. Kindle

Por aqui somos super fãs do Kindle – você consegue levar uma biblioteca inteira para sua viagem. Isso tudo sem ocupar muito espaço – e sem pesar também. Aproveite as horas sem internet para por a leitura em dia.

5. Travesseiro de pescoço

Uma confissão aqui: eu odeio travesseiro de pescoço hahaha. Me atrapalha pois o espaço já é reduzido no avião e me sinto ainda mais presa. Mas sei bem que a maioria das pessoas adora, então melhor levar um também.

6. Sapatos confortáveis e meias

Esse item não vai exatamente na mala de mão, uma vez que você pode ir já usando o calçado em questão. Lembre-se de escolher um modelo confortável. Ou seja, que não aperte seu pé (os pés incham em viagens longas) e que seja fácil de tirar e colocar. Isso porque em geral é preciso tirar os calçados ao passar pelo raio-x dos aeroportos. Já pensou fazer isso toda vez com botas de amarrar, com fivelas?

7. Casaco e muda de roupas extra

Mesmo que você esteja indo para um destino tropical, leve um casaco! Há muitas opções leves, como os casacos de pluma – o avião é frio e pode ser super útil. Leve também uma muda extra de roupa, para caso sua outra mala se perca no caminho (sim, é o pesadelo de qualquer pessoa, mas pode acontecer!).

8. Pasta com passagens impressas

Sim, sei que parece outro item inútil, pasta com papeis em pleno 2021? Pois é, mas digo que já precisei usar e nem faz tanto tempo, viu? Pois via das dúvidas, não custa nada imprimir suas passagens e deixar a mão para caso seja necessário. Imprima também comprovantes de visto, seguro saúde e uma cópia do seu passaporte.

E o que não levar?

Não é permitido levar embalagens de líquidos com mais de 100 ml. Ou seja, produtos de higiene ou garrafas, por exemplo. Também não é permitido levar objetos pontiagudos, fósforos ou aerossóis (mas para esse último em geral eles não dão muita bola, na verdade).

E, claro, se você tem mais alguma dica de como montar a mala de mão perfeita, deixa para gente aqui nos comentários!