A gente fala muito por aqui sobre como organizar uma mala prática e compacta, né? Claro que é essencial pensar bem nas roupas, calçados, material fotográfico e outros itens que são mesmo necessários… Mas meu post de hoje não é sobre isso! Hoje estou aqui para indicar alguns itens essenciais de viagem que acabam ficando esquecidos – e a gente só se dá conta que precisa quando já está lá. 

Itens essenciais de viagem: “T” ou régua

Hoje em dia, todos nós temos muitos aparelhos cuja bateria precisamos carregar no final do dia. Celular, câmera, power bank, Kindle… E se você estiver dividindo o quarto com mais pessoas, pense que esse número se multiplica. Muitos dos hotéis (em especial os mais antigos, claro) não foram construídos pensando nisso. O que significa que há poucas tomadas e muita gente querendo carregar o celular. 

Você resolve isso facilmente levando um T (ou benjamin em algumas regiões), uma régua ou até um plug com várias entradas de USB. Acredite em mim, ajuda muito e você não passa mais aperto com equipamentos sem bateria. Se for para outro país, pesquise também se precisará de um adaptador. 

Caneta

Sim, isso mesmo, haha. Um item básico desse e muita gente esquece (eu mesma vivia esquecendo). É especialmente útil em viagens internacionais, pois vários países pedem uma ficha que é preenchida à mão e depois entregue no guichê da imigração. Essa ficha é normalmente entregue dentro do avião, pelas comissárias de bordo, um pouco antes da aterrissagem no país em questão. E aí, se você tiver uma caneta na sua mala de mão, você já preenche a ficha no avião mesmo. Muita gente preenche só já em terra firme e acaba demorando ainda mais nas filas burocráticas dos aeroportos. Poupe esse tempo!

Passagens impressas

Essa é uma medida que vale mais para viagens internacionais também. Mas acredito  (e espero) que em breve isso não seja mais necessário, uma vez que temos usado cada vez mais os cartões de embarque eletrônicos, no celular mesmo. Por enquanto, acabo sempre levando as passagens impressas pois ainda há muitas companhias aéreas que pedem (em especial as menores e mais simples – usamos várias em viagens pela Ásia). Coloco todas numa pastinha pequena e deixo sempre à mão em aeroportos. 

Após os vôos, você pode ir descartando as páginas impressas e usar a pasta para guardar lembranças de viagem. Se for pedir as milhas desses trechos após voar, lembre-se de guardar também os cartões de embarque.

Imagens dos seus cartões e documentos

Em viagens, especialmente no exterior, todo cuidado é pouco com documentos, cartões e dinheiro, né? Pois bem, para reforçar esse cuidado, lembre-se de, antes de embarcar, fotografar as páginas da foto do seu passaporte (onde ficam os números) e os cartões de crédito que estiver levando. Salve também o PDF com a apólice de seguro saúde (se você comprou sua passagem com cartão de crédito, é muito provável que já tenha o seguro incluso, então é só solicitar no site da emissora do cartão). Se não tiver incluso, lembre-se de comprar um a parte

Salve as fotos numa pasta no seu celular. Assim, se você tiver qualquer problema – como perder o cartão de crédito, por exemplo, você tem salvo o número dele e o telefone pra onde ligar sem precisar pesquisar em um momento de nervosismo. Se estiver em grupo, compartilhe com seus colegas de viagem o documento do seguro saúde – assim, caso algo aconteça com você, eles terão também os contatos para onde ligar. 

Saquinhos ziplock

Sempre coloco alguns, de tamanhos variados, em alguma divisória da mala e deixo lá. Em algum momento, serão úteis, acredite! Se estiver indo para vários países, são ótimos para separar notas de dinheiro e não misturar tudo. Podem servir para guardar celular e carteira em um passeio de barco, por exemplo, ou mesmo para guardar roupa de banho molhada caso precise fazer a mala e ela ainda esteja úmida. Se você não for para destinos que envolvam água, pode trocar por saquinhos de tecido. De qualquer forma, lembre-se que os de plástico também são reutilizáveis – é só higienizar e tá tudo certo. 

Itens essenciais de viagem em tempos de pandemia

Bom, além das utilidades que descrevi aqui em cima, os saquinhos podem ajudar também a armazenar e separar máscaras faciaisitem essencial em tempos de pandemia. Leve também álcool em gel e sabonete em folhas.

Ufa, acho que é isso! Você tem mais algum item essencial que acaba sempre ficando esquecido? Compartilha com a gente aqui nos comentários!