Sempre falamos por aqui de como montar uma mala pequena e funcional, né? Pois hoje vou focar em como montar uma nécessaire de viagem menor e, obviamente, mais leve. Afinal, quando se viaja com pouca bagagem, todo espaço que pode ser economizado vale ouro!

Nécessaire de viagem

Nécessaire de viagem compacta

Quando a gente fala em dicas para mala ou nécessaire, é claro que essas dicas valem para qualquer viagem. Mas essas aqui embaixo valem ainda mais para o caso de viagens internacionais. E ainda mais para o caso de você, como a gente, curtir viajar com mala de mão.

Isso porque nesses casos, você deve seguir algumas regras para passar nos aparelhos de raio-x dos aeroportos. Em viagens internacionais, você não pode levar embalagens de produtos cremosos ou líquidos maiores que 100 ml. Além disso, em muitos aeroportos eles te pedem para colocar seus produtos num saquinho ziplock que não é muito grande – o que ficar de fora, você precisa deixar por lá.

Para evitar tanto perder produtos quanto ficar parado no raio-x para que o operador inspecione sua bagagem, separei quatro dicas que funcionam super bem pra mim. Juro, me considero uma profissional da nécessaire (haha) e raramente sou parada, então vai na minha!

Shampoo e condicionador sólidos

Nécessaire de viagem

Pra resumir toda a questão, vou dizer o seguinte: tudo que você puder trocar por versões sólidas, troque! Isso vale para shampoo, condicionador, sabonete pro corpo e pro rosto. Eu uso shampoo sólido há muitos anos – no meu dia a dia e, especialmente, em viagens. Eles duram muito, ocupam menos espaço na mala em geral, liberam espaço da sua nécessaire de líquidos e ainda não vazam na sua bagagem. Fora isso, é menos plástico no mundo, né? Uma vez que você está dispensando as garrafas plásticas.

Hoje em dia já temos também muitas opções de condicionador – o que não se encontrava com tanta facilidade há alguns anos. Isso quer dizer que você consegue montar a sua nécessaire de banho só com produtos sólidos. Na hora do raio-x, não precisa nem tirar da mala. Quer coisa melhor? Só testa aí e depois me agradece (haha).

Frasco de perfume

A maioria dos frascos de perfume tem menos de 100 ml. Então se você quiser, você pode levá-los na mala de mão em viagens internacionais. Isso quer dizer que você deve levar? Por favor: não!!

Nécessaire de viagem
E aí, levar esse frasco de vidro enorme e pesado ou um mini com o mesmo cheiro? Fácil essa, né?

Esses frascos são, em geral, pesados (vidro, né?) e ocupam muito espaço na nécessaire por conta do design. Fora isso, justamente por conta do formato, chamam muita atenção no raio-x. É super comum que o operador peça para revistar malas por conta do frasco de perfume.

Nécessaire de viagem
Você encaixa o fundo da embalagem mini no borrifador do perfume e ‘bombeia’ o líquido pro frasco menor. É super fácil.

O que fazer, então? Ora, existem frascos miniatura de perfumes já próprios para você encaixar na saída spray do frasco grande. Tipo esse aqui. Eu uso há muitos anos e não fico sem. Assim você usa o mini como um refil de viagem e leva o mesmo perfume que usa no seu dia a dia.

Produtos multifuncionais

Provavelmente alguns de vocês já sabem que há quase 13 anos eu bato ponto lá no Coisas de Diva, né? Pois bem, então vocês já sabem que eu adoro cosméticos e maquiagens. Então para conseguir fazer uma nécessaire de viagem mais leve e ainda assim ter os cosméticos que acho essenciais, eu opto pelos multifuncionais. Por mais que em casa eu use vááários cremes, pras viagens eu costumo escolher um só e simplificar minha rotina. Um produto que possa ser usado no rosto e área dos olhos, por exemplo. Um blush que sirva também como batom e sombra. Dá super certo e economizo espaço.

Miniaturas e amostras

Nécessaire de viagem

Eu tenho uma caixa onde guardo todas as miniaturas e amostras de produtos que ganho. Assim, quando vou montar minha nécessaire, eu recorro a essa caixa e pego tudo que vou precisar. Também fico de olho em potinhos que podem ser reaproveitados, aí uso como refil. E, claro, amostras grátis são ótimas para viagens porque você vai usando e descartando as embalagens ao longo dos dias. Ah, além disso tudo, várias marcas atualmente vendem produtos em embalagens menores, o que acho ótimo também.

Mas se você não tiver minis ou amostras, pode sempre comprar potinhos próprios para isso. Hoje em dia é fácil encontrar em farmácias. Eu indico muito essas embalagens de silicone, pois são mais maleáveis e você consegue usar todo o produto.

Para terminar, eu sempre prefiro optar por nécessaires transparentes para carregar os produtos líquidos. Isso porque, em viagens internacionais e, claro, dependendo do país, o operador do raio-x fica satisfeito e não pede para trocar os produtos para o saquinho ziplock. Na Europa, por exemplo, onde eles costumam ser mais rígidos quanto a isso, em geral não cola – mas na Ásia ninguém nunca me pediu para fazer essa troca. Ou seja, economizo alguns minutos no raio-x.

Aproveito também para indicar a nossa seleção de posts sobre o assunto por aqui. Já falamos sobre motivos para viajar com mala de mão, alguns essenciais de viagem que também facilitam muito a vida e, por fim, alguns itens bobos mas que fazem diferença.