Hoje Curitiba completa 328 anos clap clap. Essa cidade ariana (alô signos), formadora de Paulo Leminski a Karol Conka nos traz uma diversidade incrível. Na maioria dos dias (com muitas ressalvas) chuvosa e com muitas possibilidades de curtir a cidade. Hoje meu desafio é trazer o Guia Rápido e Secreto com Lugares Conhecidos de Curitiba com a curadoria minha, curitibano desde 1986.

Pra quem não sabe, nossa equipe aqui do blog é composta por curitibanos. Hoje moramos metade em Curitiba e metade em São Paulo, então hoje as dicas são totalmente excelentes. Bora?

Infelizmente, por conta da pandemia, quase todas as dicas aqui estarão indisponíveis. Mas guarde no seu coração esse post porque quando isso passar, você vai poder aproveitar tudo da capital paranaense.

Os melhores bares para uma cerveja e um ponto de encontro com amigos ou até mesmo pessoas aleatórias:

Choripan

Se tornou um clássico mesmo sendo relativamente novo na cidade. Com 4 estabelecimentos em Curitiba, Choripan traz um conceito de comidas excelentes e arte ao mesmo tempo. Seu grande carro chefe são as linguiças servidas em diversos modos e a arquitetura que sempre traz cores e um lugar agradável pra tomar aquela cervejinha.

Ambiente externo do Bar Choripan
Foto retirada do site Choripan
Petiscos e Pratos do Bar Choripan Curitiba
Foto retirada do Instagram Choripan
Sanduiche Bar Choripan
Foto retirada do Instagram Choripan

Um fato importante é que todas as sedes priorizam espaços ao ar livre. Assim você fica livre pra conhecer novas pessoas que mesmo em Curitiba pode dar certo, acredite no seu potencial.

Dica do editor: Peça uma cachaça de Jambu para começar os trabalhos. Vai ser uma experiência incrível.

Hop’n Roll

Já dei a dica em outras oportunidades sobre esse lugar TÓPE (vai pegando as gírias). Focado em cervejas artesanais, Hop’n Roll traz uma variedade maravilhosa dessas cervejas, além de ter um cardápio de comidinhas alto astral.

Fachada do Hopn Roll
Foto retirada do Instagram Hop’n Roll
Parte interna do Hopn Roll
Foto retirada do Instagram Hop’n Roll

O espaço é bem arejado contando também com uma parte externa sensacional para aglomerar. Ô SAUDADE. Fora isso o que me chama muito atenção é a playlist do lugar. Nunca estão equivocados, sempre rock bom.

Foto retirada do Instagram Hop’n Roll
Dentro do Hopn Roll
Foto retirada do Instagram Hop’n Roll

Dica do editor: Peça um “Dadinho é o caralho” (sim, esse é o nome) para acompanhar uma cerveja bem gelada. Os dadinhos são de tapioca ou queijo coalho, é uma pira, piá!

Ostra Bêbada

Ah a Ostra! Está no meu coração. Eles se auto denominam um bar de tapas. Com um estilo ibérico, o Ostra traz um cardápio fantástico, desde ostras (obviamente), sardinhas na brasa e até jamóns de alta qualidade. O lugar também tem uma carta de vinho muito bacana pra acompanhar.

Ostras servidas no Ostra Bebada

Localizado no coração de Curitiba, perto da praça Osório, as mesas pra fora do bar se juntam com a cidade. Magnífico. Vale ir no final da tarde pra ainda conseguir um lugar sem muita espera.

Prato de sardinha servido no Ostra Bebada
Ostras gratinadas no Ostra Bebada

Dica do editor: As azeitonas recheadas são excelentes para dar tempo do que escolher. Até hoje só provei coisas boas por lá.

Restaurante para um romance ou até mesmo se for apenas fome:

Spaghetto

Outro restaurante que dificilmente sai do meu ranking. Uma casa de massas formidável no centro de Curitiba. Tradicional ponto, a casa traz a harmonia perfeita entre massas e filets.

Também com uma carta de vinhos de respeito o Spaghetto é na minha opinião um restaurante híbrido. Você pode comer uma comida fantástica e ao mesmo tempo vc pode ir de terno ou com uma camisa de futebol (mas que seja oficial do time do coração com história de títulos, como o maior do estado: Athletico Paranaense – sem clubismo -).

Massa verde com molho de tomate Spaghetto
Foto retirada do Instagram Spaghetto

O restaurante também conta com um porão onde a luz é até mais baixa pro clima ficar ainda mais romântico.

Fachada Spaghetto
Foto retirada do Instagram Spaghetto
Massa Primavera Spaghetto
Foto retirada do Instagram Spaghetto

Dica do editor: Eles vão mandar um email pro SAC Viajão depois dessa dica, mas peçam com carinho o Champignon a Provençal de entrada. Não existe mais no cardápio, mas se tudo der certo, eles vão fazer pra você.

Poco Tapas

Uma experiência fora do comum. Um lugar para você ficar maravilhado com a gastronomia molecular. Não sei nem explicar ao certo como tudo é feito, mas vai desde caipirinha em cápsulas até sorbet de limão que sai fumaça pra tudo que é lado.

Gastronomia Molecular
Foto retirada do Instagram Poco Tapas

É diferenciado. O preço não é dos mais baratos mas é o que você paga por toda a experiência, e vale a pena. Não esqueça de fazer sua reserva que é muito importante também e prepare seu celular para muitas fotos.

Drinks servidos em colheres
Drinks Poco Tapas
Sorbet de limão Poco Tapas
Pipoca Bafo do Dragão

Dica do editor: A pipoca Bafo do Dragão vai ser o auge das suas redes sociais. Prepare a câmera para esse momento.

Cantinho Árabe

Ao contrário dos outros restaurantes que eu citei aqui, o Cantinho Árabe passa aquela ideia de um almoção de sábado. Tudo parece simples mas com um toque muito especial de sabor. Os finais de semana são sempre disputados e pra você que curte a gastronomia, não deixe de experimentar os famosos charutos de folha de parreira.

Dica do editor: A abobrinha recheada também vale ser APRECIADA.

Drinks para animar a noite ou até mesmo brindar com o garçom:

Cosmos Gastrobar

Lugar maravilhoso. Um dos meus preferidos. Drinks que vieram diretamente do cosmos para o seu paladar. De todos os tipos, com todos os significados possíveis. Se você acredita em astrologia, ainda pode experimentar um drink de cada signo. Seja livre para experimentar todos os signos mas volte de táxi depois.

Fachada Cosmos Gastrobar
Drinks em lata de todos os signos

Além disso o Cosmos traz alguns tapas sensacionais vindos do espaço, mas aí é com você experimentar o que tem de melhor por lá.

Dica do editor: O drink Collins é fenomenal. Da última vez que eu pedi estava em falta, mas aí você pode substituir pelo drink de Libra, o signo de quem vos fala aqui.

O Beco da Saldanha

Aqui vai uma dica que envolve quase todas as categorias desse Guia de Curitiba. O Beco da Saldanha fica na clássica rua Saldanha Marinho eu conta com uma “rua particular” dentro do Beco. Lá você pode tomar drinks do Ginger Bar, um bar focado em drinks com algumas apresentações artísticas.

Assim como você também pode ir no mais recente Flame. O bar tem um estilo meio norte-americano e com um cardápio que vai desde pulled porks até asinhas de frango. Confesso que ainda não tive o prazer de visitar, mas o cardápio já me deixou com vontade.

E fechando o complexo da Saldanha, também temos o Madá Pizza e Vinho. Maravilhoso. Bom também para um romance ou pra matar a fome.

A verdade é que em um único lugar você pode optar por diferentes lugares! Sinta-se em casa e sinta-se em Curitiba.

Dica do editor: A pizza Zuchini do Madá é coisa de outro mundo. Uma pizza de abobrinha e queijo faz você virar fã de abobrinha novamente.

Ruas que passei, vi muita gente e parei:

Aqui abro uma categoria especial das ruas que acabaram se tornando point da moçada. Ruas com restaurantes, calçadas, movimento, azaração. Essas coisas de jovem. Bora lá.

Prainha da Itupava

Foto retirada do Instagram Sí Restobar

Pra mim faz zero sentido o nome desse lugar ser Prainha da Itupava risos. Mas é o que tá na boca do povo então quem sou eu pra julgar. Não vá esperando ver uma prainha. Nada disso. Na rua Itupava se concentrou vários bares em uma praça e o movimento é sexy é sensacional. Desde hambúrgueres, pizzas, chopps. Tudo na mão e excelente pra ir com os amigos.

Vicente Machado

Foto retirada do Instagram @whatafuckhamburgueria
Foto retirada do Instagram @whatafuckhamburgueria

A famosa Vicente, mais pro lado do centro, concentra muitos bares e restaurantes também. A localização é ótima. Em algumas quadras você pode ir tanto para o Shopping Cristal e os bares do Hauer (também muitos bares descolados para pessoas dispostas a ficarem de pé, porém com uma variedade maravilhosa para comer) como também pode ir pra Praça da Espanha. A noite é alto astral pra andar e conhecer as redondezas.

A noite do Largo

Na região do São Francisco, se concentra os bares do Largo da Ordem. Acho que de tudo que eu falei aqui, é o lugar com mais história de Curitiba, porque fica justamente na parte histórica da cidade. Vai desde o clássico Bar do Alemão como também o mais jovem Garden Hamburgueria. Vale o passeio ali pela noite com teatros e algumas baladinhas também. Lembrando que todos os domingos têm a feirinha do Largo, com muito artesanato e comidas típicas do nosso Paraná.

Baladas que achei que ia sair as 23h quando eu vi eram 6h da manhã

Essa categoria já não me pertence muito há um bom tempo. Mas vou relatar alguns points aqui que já fui ou que está em alta no queridômetro curitibano segunda as minhas análises que não são nada confiáveis.

Paradis

Já estive algumas vezes e aprovo! Não sei dizer ao certo que tipo de música toca por lá, pois cada dia é um tema diferente. Vários ambientes desde bares, ambiente externo e claro a pista de dança que conta com a famosa GAIOLA para se você quiser, dançar dentro. É pura alegria e pura diversão.

Foto retirada do Instagram Paradis
Foto retirada do Instagram Paradis

James

Quase seguindo a mesma linha da Paradis, o James também é um clássico das baladas alternativas de Curitiba. Com a famosa Quarta Rock, você entra e não vê o tempo passar. Filas são constantes para entrar no lugar, mas se quer desestressar, é pra lá que você vai. Ps. Você pode se estressar na fila, então avalie.

Vibe

Já foi considerada uma das melhores baladas eletrônicas do Brasil. Sempre tem DJ famoso por lá sem contar da magia do rooftop que conta com um restaurante japonês e dá o seu devido charme pra arquitetura. Pra quem gosta de música eletrônica esse lugar é bem específico. Se conhece a sonoridade, só vai!

E aqui encerramos esse pequeno Guia de Curitiba. Obviamente existe muito mais lugares para visitar. E caso nunca tenha vindo pra Curitiba, espero que essas dicas te ajudem.

Pra quem é dessa cidade maravilhosa, deixe nos comentários lugares que não podem faltar nesse roteiro, vai que estou perdendo o melhor da cidade.

Obrigado pela paciências e parabéns para a nossa cidade linda, Curitiba!