O Viajão também é cultura, pode ser cultura inútil, mas não deixa de ser cultura. Hoje vou falar sobre uma das pirâmides que visitei no Egito, mas pra eu ser bem verdadeiro e não mentir, vou falar: a pirâmide de Saqqara não é uma pirâmide. (OHHH, fuu…).

Explico, a Step Pyramid (a pirâmide de Djoser) não entra nos moldes reais de uma pirâmide, porque ela possui degraus. Além de ser a primeira pirâmide feita no Egito, ela na verdade são mastabas (tipo túmulos) construídas ao longo dos anos uma em cima da outra.

Saqqara fica num deserto não tão longe da vegetação, a poucos metros dali existem árvores (eu acho que são tamareiras), onde no verão as crianças “oferecem” a rolê pros turistas as tâmaras. Me senti muito no Aladin na cena da feirinha: “Tâmaras! Tâmaras e figos! Tâmaras e pistaches!”

Como todos os outros lugares no Egito, sempre está cheio de turistas, e aonde tem turistas, tem gente querendo se aproveitar. Mas confesso que os aproveitadores de turistas em Saqqara foram engraçados e até tirei uma foto com eles, clássico. (em troca tive que dar umas moedas.)

Confesso que a grande necrópole da galera bam bam bam (cemitério real, só das pessoas importantes) não é de encher muito os olhos, em relação as de Gizé e Dashur (que eu postarei em breve) fica bem pra trás, mas pra você que é fã dos faraós, múmias e de quibe, visitar Saqqara é essencial, fundamental, genial!

Ps.: Ache um cowboy no vídeo.