Aí você tá planejando a viagem dos seus sonhos, quer porque quer aproveitar ao máximo os míseros maravilhosos dias de férias no lugar mais massa do mundo e pensa: meeeuuu, talvez seja uma boa alugar um carro, mas preciso saber quais são as dicas pra viajar de carro e não errar! 

E vale a pena?

Vale e muito! Vem comigo que eu te detalho tudo! Mas é bom ficar atento porque a aventura pode exigir um pouco mais do seu orçamento.

Sim, porque viajar de carro num outro país pode não sair tãooooo barato. Mas é por isso que estamos aqui, certo caro viajão? Queremos fazer você economizar mess, pra sobrar dinheiro pras lembrancinhas! 😉

Então vamos às cinco dicas pra viajar de carro por aí:

1) Veja se o país de destino aceita a sua Carteira de Habilitação

Já imaginou estar todo empolgado e não poder chegar no destino e dirigir? Muuitos países aceitam a nossa simples habilitação (a nacional mesmo, nem precisa ser a internacional) como documento. E isso você verá já na hora de alugar o carro. Lugares como Estados Unidos, África do Sul, Oceania, Europa, etc., aceitam de boa a nossa mais simples CNH.

Eu nunca tive problemas com relação a isso. Maaas, já ouvi casos em que policiais rodoviários pediram a Permissão Internacional para Dirigir (PID) na França, por exemplo.

Se não quiser arriscar, tire uma. É só solicitar no Detran do seu estado. Pra quem mora em São Paulo, por exemplo, os detalhes pra emissão da PID estão aqui.

Ah, e normalmente as locadoras de veículos exigem que você já dirija há pelo menos dois anos.

2) Escolha o tamanho e tipo de carro

Você precisa de um carro pra cinco pessoas e duas bagagens grandes? Pra quatro pessoas e quatro bagagens grandes? Pra três pessoas e duas bagagens pequenas? Sim, a palavra-chave aqui é “precisa”.

Os carros são divididos por categorias pelas locadoras. Você terá milhões de opções e preços diferentes. Escolha a que mais terá a ver com você e seus parceiros de viagem. Não adianta pegar uma BMW conversível se estiver em cinco adultos e muita bagagem, viajando numa época chuvosa, né? Vale prestar atenção nisso!

Imagine, também, se já terá feito muitas compras quando chegar à hora de alugar o carro. Priorizar um porta-malas grande pode evitar que a galera viaje com malas no colo e sob os pés, né?

3) Reserve o carro com antecedência

Quando planejar sua viagem, já imagine quais dias (e quantos) serão destinados à viagem de carro. Depois, comece a cotar em sites de locadoras e faça as reservas que achar mais em conta. As locadoras mais conhecidas e bem internacionais são: Avis, Budget, Hertz.

Cruzamos o Reino Unido em cinco pessoas num Mazda

Na hora de reservar, você precisará analisar alguns itens como:

Quilometragem

É livre ou você vai ter de pagar se ultrapassar o limite já combinado na reserva? Sugiro sempre pegar quilometragem free, porque o legal de viajar de carro é poder sair um pouquinho do roteiro e conhecer aquela cidadezinha que não estava nos planos e que pareceu interessante por ser bonitinha ou por ter um nome bizarro risos.

Lugar de devolução do carro

Se você fará uma viagem de carro que vai cruzar o país, por exemplo, lembre-se que você tem que devolvê-lo na última cidade, e não na mesma que você pegou! A não ser que você faça a viagem toda de carro e retorne pro lugar de onde iniciou. Veja seu roteiro com atenção pra conciliar a viagem de carro com seus voos já marcados! Se liga nessa!

Combustível

As locadoras cobram um valor a mais na hora da entrega do carro se você optar por devolvê-lo com o tanque um pouquinho (ou todo) vazio. Elas estipulam um preço próprio de litro do combustível e te cobram mais ou menos o que acham que falta pra completar o tanque.

Minha dica: complete VOCÊ MESMO o tanque antes de entregar o carro. Mas abasteça num posto na “cidade”, comum, e não no da locadora (se existir), porque eles sempre inflacionam o preço do combustível pra te tirar uma graninha a mais pela “comodidade” de abastecer pra você.

4) Quando optar por viajar de carro?

Sempre que o trajeto escolhido para tal valha realmente a pena! Ah, vá? Mas sério, tem que valer a pena pensando no tempo que será gasto pra essa viagem por terra (analisando o todo que você ficará fora do Brasil, por exemplo) e se o percurso é bonito e com estradas de qualidade.

Não adianta você viajar de carro num lugar sem atrativos pelo caminho e com estradas perigosas. Pesquise antes. Ah, e veja se seus companheiros de aventura também topam dirigir (pelo menos um, pra revezar com você).

Já viajei de carro na África do Sul, Nova Zelândia, Reino Unido, Estados Unidos… confesso que foram as melhores partes das viagens!

5) Crie um roteiro 

A viagem toda em si merece um planejamento, certo? Com voos, hotéis, passeios… Mas pra viajar de carro, você deve fazer um roteirinho especial também. Veja os mapas dos trajetos com antecedência. Pelo Google Maps já vale.

Marque as cidades por onde quer passar, trace um caminho, perceba se a logística será viável e quantos quilômetros rodará, programe paradas estratégicas pra conhecer lugares interessantes no meio do percurso, pra dormir, reserve hotéis ou albergues nesses lugares…

Parado com carro em estrada na Nova Zelândia

Ou vá com a cara e com a coragem, como já fiz muitas vezes! Essa adrenalina de poder escolher onde parar, de surpresa, também pode ser bem interessante e tem a cara de uma aventura dessas, né?

Se nunca tinha pensado em viajar de carro, comece a cogitar isso! Vale a pena, você conhece os lugares com mais qualidade e pode se aventurar mais! Boa sorte e boa viagem. Só não deixe acabar o combustível risos