Em 2015, resolvi programar uma viagem pelo Sudeste Asiático pela primeira vez. Enfim, seria minha segunda “viagem oficial” à Ásia (na anterior, passei sete dias na Coreia do Sul e duas semanas no Japão) e, por isso, minhas expectativas estavam bem altas para desbravar esse outro pedaço do continente. Viajaríamos em três pessoas e decidimos elaborar um roteiro de um mês pelo Sudeste Asiático, passando por lugares incríveis como Camboja, Vietnã e, claro, a Tailândia (e suas maravilhosas praias).

Ao Nang, Tailândia

Ao todo, foram 28 dias conhecendo cinco países. Quer descobrir comidas boas, povos hospitaleiros e paisagens deslumbrantes? Então, comece a programar essa viagem também!

Por onde começar

Primeiramente, comece pela pesquisa das passagens. Depois que definir a data (e o mês da sua viagem – veja nesse post a melhor época do ano pra ir), monitore os valores dos tíquetes de ida e volta. Esse preço costuma variar bastante, inclusive, de um dia pro outro.

Sugiro que você chegue por Bangkok e embarque, de volta pro Brasil, também pela capital tailandesa. Por isso, costure todo o seu roteiro tendo em mente o início e o fim da viagem por lá, o que facilita bastante na organização (e na busca pelas passagens dos voos internos também e hospedagens).

Nosso roteiro de um mês pelo Sudeste Asiático

Nós resolvemos começar a nossa aventura por Bangkok, a capital da Tailândia – e que é um incrível hub numa viagem dessas, ou seja, um lugar que oferece infinitas possibilidades de conexões para os outros destinos. Depois, na ordem, vieram Camboja, Vietnã, Indonésia, Singapura e, por fim, Tailândia novamente.

Três dias em Bangkok

Pra começar nossa roteiro de um mês pelo Sudeste Asiático, chegamos a Bangkok e ficamos apenas três dias inteiros por lá nessa primeira parada. Aproveitamos para conhecer vários dos principais templos, fomos até a famosa Khao San Road comer escorpião, degustamos um dos melhores pad thais do mundo, enfim, tivemos uma excelente primeira impressão desse pedaço do mundo.

Grand Palace, Bangkok
Wat Phra Kaew – templo que fica ao lado do Grande Palácio, em Bangkok

Organize sua viagem em Bangkok:

Como ir do aeroporto para a cidade

Onde se hospedar

Um dia na capital tailandesa

Jantando no Bo.Lan: o restaurante com uma estrela Michelin

Três mercados de rua para conhecer

Como é a visita a um mercado flutuante

Como diria Arnold Schwarzenegger: eu voltarei! Risos! Aliás, conforme o previsto, nós voltaríamos, né? Enfim, já embarcamos com saudades para o…

Camboja

Nesse simpático país, chegamos a Siem Reap com o objetivo de conhecer a Pub Street (oi, cervejas de U$ 0,50!) e, claro, o Angkor Wat – o imenso complexo de templos que é um dos cartões-pistais dessa região do mundo.

Angkor Wat

Por fim, também passeamos de barco por uma das vilas flutuantes cambojanas. Que país, caros viajões! E olha que só fomos pra uma cidade, né? Então, chegou a hora de voltar para Bangkok, passar a última noite por lá, apenas para pegar o voo no dia seguinte até o…

Vietnã

Antes de mais nada: cuidado com as motos ao atravessar as ruas risos! Sério, Hanói tem MUITAS motos. Duvida? Eu provo com uma imagem:

Motos em Ho Chi Minh

Mas, claro, a capital vietnamita vai muito além das motos. Hanói é uma imersão ao que o Sudeste Asiático tem de melhor: comida boa, vielas estreitas repletas de feirinhas de rua e arquitetura clássica por todos os lados. É uma cidade que mistura caos e paz, com um imenso lago no centro. Enfim, inesquecível e que vai te fazer querer voltar em breve.

De Hanói, resolvemos ir de van a…

Halong Bay

Dormir em um barco e conhecer cavernas e a famosa baía vietnamita é uma das experiências mais procuradas pelos turistas que vão ao país.

Veja como é passar uma noite em Halong Bay

Halong Bay, Vietnã

No dia seguinte, voltamos a Hanói, onde ficamos mais uma noite. Depois, embarcamos para a incrível Ho Chi Minh. Na antiga Saigon, chegamos até a visitar o mausoléu onde está o corpo preservado do revolucionário vietnamita (mais ou menos a mesma vibe do Kremlin, em Moscou, onde está o corpo de Lenin).

Dois dias se passaram e, enfim, embarcamos com destino à…

Indonésia

Fizemos uma conexão longa no aeroporto de Singapura (Ho Chi Minh – Singapura – Bali) e chegamos a Bali. Nesse primeiro momento, passamos apenas uma noite na cidade porque, no dia seguinte, já pegaríamos o transporte marítimo até as deslumbrantes Gili Islands, que ficam a duas horas de barco rápido de Bali.

Gili T, na Indonésia
Gili Trawagan (Gili T.)

Passamos três dias hospedados na Gili Air, uma das três ilhas, e fizemos snorkeling, passeios de barco, conhecemos as outras duas ilhas vizinhas (Gili T e Gili Meno) e voltamos pra Bali.

Na famosa cidade, ficamos apenas dois dias (e, aí, bateu o arrependimento: Bali é uma cidade imensa, ideal para, pelo menos, se passar uns quatro dias inteiros) e sabemos que precisamos voltar logo.

Plantação de arroz em Bali, Indonésia
As famosas plantações de arroz em Bali

De Bali, embarcamos direto para desbravar…

Singapura

A cidade-estado destoa desse roteiro mais roots e “pé na areia” que vínhamos fazendo até então. Singapura é completamente planejada e monta, moderna, incrivelmente perfeita (não se vende nem chicletes por lá pra não correr o risco de se ver algum grudado nos pavimentos cuidadosamente alinhados) e cara!

Prepare o bolso. Porque se o Sudeste Asiático costuma ser, em sua maioria, barato para o turista, Singapura faz parecer que você chegou ao Reino Unido risos.

Três dias depois, queríamos praias! E não quaisquer praias. Por isso, fomos pro litoral mais pop da…

Tailândia

Nosso objetivo maior era ver de perto o litoral tailandês de que todo mundo falava muito! E conseguimos, chegando por Krabi e desbravando as praias próximas a Ao Nang primeiro. Três dias após muitos passeios de caiaque, mergulhos e comidas deliciosas, resolvemos ir para a famosíssima Phi Phi.

Descubra o que fazer em Phi Phi Islands – o paraíso tailandês

Maya Bay, Tailândia
A famosa Maya Bay em 2015

Lá, foram mais dois dias curtindo o paraíso e entendendo por que a Tailândia faz tanto sucesso como destino turístico – tanto é que voltamos mais três vezes depois… e contando… risos.

Das praias, voltamos a Bangkok para passar mais uma noite e já começar os tristes preparativos para voltar ao Brasil. E posso dizer que essa viagem mudou o meu jeito de encarar o turismo e o mundo.

Até hoje, essa parte do planeta ainda é meu destino preferido no mundo. É simples, é lindo, é sensacional. Se você não conhece ainda, planeje-se e vá para um roteiro de um mês pelo Sudeste Asiático. É impossível voltar a mesma pessoa depois de uma temporada por lá.