Há quem diga que vai nevar em Curitiba a próxima vez que tiver um post meu nesse blog… a verdade é que a neve já aconteceu, e se você perdeu, perdeu! E nesse chove-não-molha neva-faz-calor dessa cidade, resolvi resgatar as memórias de um lugar que já mostrei aqui, na primeira vez que vi neve, em Sierra Nevada, nas províncias de Granada – na Andaluzia, Espanha.

Mas dessa vez vou mostrar o lado “caliente” de Granada, com a Sierra Nevada ao fundo, uma cidade charmosa e superagradável.

   

Mas além das ruelas espanholas sempre presentes e das barraquinhas de souvenirs de flamenco e touros, a cidade dá uma aula de arte islâmica, cultura muçulmana super presente em toda região andaluza, e misturada com resquícios de Império Romano que alcançou até àquela região.

A Alhambra,

“Fortaleza Vermelha”, é um complexo, uma cidade antiga, com Alcazares, palácios, pátios, fontes e principalmente muralhas, muitas muralhas, construídas, des-construídas, derrubadas, re-construídas e modificadas entre diferentes dinastias, invasões árabes, romanas… enfim, a história é superinteressante, vale uma visita na wikipedia pelo menos, mas só de estar lá e respirar aquele lugar, com suas construções refrescantes, num clima quente sufocante, as paisagens do planalto, os pátios e arabescos, você já absorveu tudo que precisava saber…

Tudo bem que a gente poderia ter evitado a região num calor de 40 graus, existem épocas mais agradáveis de “perigrinar” por muralhas e muralhas, as vezes parecendo sem fim, as vezes as subidas pareciam um castigo (merecido para queimar os quilinhos a mais que a Espanha dá), mas cada vez que se chegava em um pátio de vento encanado vinha a recompensa!

 

O melhor de tudo são as vistas privilegiadas, e depois pegar a descida e sair direto nos barzinhos de tapas pra se refrescar do passeio!