Bom, que por aqui a gente é apaixonado pela Ásia, acho que vocês já sabem, né? Então, enquanto ainda não podemos retomar nossa rotina de viagens pelo mundo, vou aproveitar para indicar para vocês três livros sobre Japão e Coreia que eu li recentemente. Todos são incríveis e nos ajudam a entender melhor a história dessa região. Infelizmente ainda não conheço nenhum dos dois, o que só me deixa com mais vontade ainda de planejar uma viagem…

Livros sobre Japão: Querida Konbini

Querida Konbini, da Sayaka Murata, é um livro que virou best seller no Japão. Só por lá, foram mais de 700 mil exemplares vendidos. Isso fez com que a obra fosse traduzida para outros 18 idiomas – além de ter rendido prêmios para a autora. E olha: não foi a toa. As konbinis são as famosas lojinhas de conveniência onde se vende comida, bebida, cosméticos, materiais de papelaria, enfim, um pouco de tudo. E a história desse livro acompanha Keiko Furukuka, uma mulher de 36 anos que trabalha em uma Konbini desde os 18. Incapaz de se encaixar totalmente na vida em sociedade e considerada esquisita, Keiko é o tempo todo cobrada para encontrar um trabalho sério, casar, ter filhos.

Irônico e muito divertido, o livro me arrancou algumas gargalhadas e me transportou de volta pra Ásia <3. Não conheço o Japão ainda, mas essa cultura das lojinhas de conveniência é algo muito presente em outros países também. Faz parte da cultura asiática e do dia a dia numa grande cidade. Tive saudade lendo!

Ps.: Essa edição é bem legal porque a tradução é direta do japonês. Mas ela tem uma falha na ordenação das páginas entre a página 64 e a 99, então fiquem atentos pra não se perderem.

Livros sobre Japão e Coreia: Pachinko

Fazia muito tempo que eu queria ler Pachinko, escrito pela coreana americana Min Jin Lee, mas acabava adiando a empreitada porque o livro é um calhamaço! São mais de 500 páginas! Mas agora que já acabei, posso falar com propriedade: só leiam! Ele é tão maravilhoso que juro que mal vi as páginas passando… Cheguei ao final e ainda queria mais.

Para resumir essa longa história, Pachinko é a saga de várias gerações de uma família coreana que migrou para o Japão no início do século passado. Com eles, acompanhamos as consequências da Segunda Guerra e da Guerra das Coreias, a política colonial violenta do Japão, o preconceito e a xenofobia. Acompanhamos também o mundo mudando ao longo das décadas. O livro introduz também temas bastante atuais no Japão contemporâneo, como racismo, solidão, bullying e a Yakuza. Gostei tanto, sinto até saudade dos personagens!

Livros sobre Coreia: Herdeiras do Mar

Se em Pachinko acompanhamos a Segunda Guerra e Guerra das Coreias pela visão dos imigrantes que já estavam no Japão, Herdeiras do Mar conta um pouco de como foi para a população que vivia na Coreia. E o cenário não podia despertar mais curiosidade: a Ilha de Jeju, onde vivem duas irmãs filhas de uma haenyeo, ou seja, uma mulher do mar. Essa é uma tradição secular dessa ilha: as mulheres praticam mergulho livre para pescar abalones, e assim sustentam a família.

As duas irmãs, Hana e Emi, são separadas quando a mais velha, Hana, é capturada por um oficial japonês e enviada à Manchúria. A partir daí, acompanhamos o desenrolar da vida das duas, que será muito difícil. Nessa história, Mary Lynn Bracht aborda um episódio da Segunda Guerra que o governo japonês sempre se esforçou muito para apagar: o das coreanas que viraram escravas sexuais em bordeis no Japão ou China.

Ah, para quem ficou curioso com o trabalho da haenyeo, tem um documentário (que é brasileiro!!) MUITO legal sobre elas. Eu recomendo muitíssimo. Está disponível inteiro aqui.

Lembrando que além desses três livros aqui, eu já fiz uma outra lista bem legal para quem está em busca de sugestões de leitura. E quem tiver outras, é claro, pode deixar aqui nos comentários.