Confesso que Pushkar não estava nos nossos planos iniciais quando resolvemos preparar a viagem pra Índia. Inclusive, nem tínhamos lido recomendações a respeito do lugar. A visita, em forma de bate e volta, foi sugerida lá mesmo, pelo nosso querido motorista Rahul. E que grata surpresa passar um dia na calma e tranquila cidade – um “senhor” contraste em meio à toda intensidade desse incrível país.

Vista do lago de Pushkar, na Índia

Como chegar a Pushkar

Enquanto estávamos no meio do nosso tour pelo chamado Triângulo Dourado (Delhi + Jaipur + Agra), Rahul nos disse:

— Querem aproveitar que estamos aqui em Jaipur para dar um pulinho numa cidade vizinha, chamada Pushkar?

Já estávamos do outro lado do mundo mesmo, não nos custaria nada rodar mais 150 quilômetros além do previsto para desbravar a calmaria da chamada “Cidade Sagrada do Hinduísmo”, que também fica no estado do Rajastão.

O melhor jeito de chegar lá é ir de carro, saindo de Jaipur, como fizemos. A viagem demora umas duas horas. Antes de mais nada vale lembrar que Pushkar não tem aeroporto, caso queira ir de avião. O mais próximo fica em Jaipur mesmo.

A cidade é vegetariana

A cidade que “respira” hinduísmo é totalmente vegetariana – assim como Rishikesh.

Por isso, lembre-se que todos os restaurantes só servirão pratos sem qualquer tipo de carne. Mas, mesmo que você seja um carnívoro fervoroso, pode apostar que vai comer muito bem. A comida indiana é repleta de sabores e muuuuito deliciosa.

A deliciosa comida indiana

E atenção: você também não vai encontrar bebidas alcoólicas em Pushkar!

Muitos restaurantes e cafés gostosos ficam em volta do principal ponto de encontro da cidade, o…

Pushkar Lake

Sim! O enorme lago central é sagrado para os hindus e está cercado por 52 ghats – que são aquelas escadarias que levam as pessoas até a água.

Lago Pushkar (Pushkar Lake), Rajastão, Índia

Muitos indianos costumam tomar banho no lago por acreditar que a água seja sagrada. É um bom lugar pra sentar, observar o movimento, assistir ao pôr do sol e sentir a paz que Pushkar é capaz de emanar.

À beira do Pushkar Lake, na Índia

Passeio e compras

Nos arredores do lago, existem várias vielas e ruas pequenas cheias de feirinhas e lojas. Vale comprar um sorvete depois do almoço e perambular pela área pra dar uma olhada nas lembrancinhas indianas. Tem tecidos, roupas, sapatos, joias…

Centro de Pushkar, na Índia

Muitos artesãos expõem seus belos produtos por ali também. Lembre-se de sempre pechinchar, nunca pague o preço inicial – isso já é cultural na Índia.

A famosa feira de camelos

Se você tiver a sorte de sentir a calma e tranquilidade de Pushkar no mês de novembro, como nós tivemos, vai dar de cara com a maior feira de camelos da Ásia (a Pushkar Camel Fair)! E é um mega evento, que reúne gente não só do Rajastão, mas de toda a Índia e até de países vizinhos. Todos estão interessados em vender e comprar os inusitados bichos! São milhões de visitantes!

A feira só dura cinco dias durante a lua cheia de novembro (que sorte tivemos, hein?) e dá pra chegar ao imenso terreno onde ela acontece caminhando. Saindo do lago sagrado, leva uns dez minutos.

Feira de camelos de Pushkar, na Índia

Por lá, você verá centenas (ou milhares, talvez?) de camelos (duas corcovas), dromedários (apenas uma corcova) e até cavalos (nenhuma corcova RISOS). O curioso é que eles ficam lado a lado, debaixo de um sol brilhando forte e num terreno com MUITA poeira do deserto levantando. Parece cenário de filme.

Dica: passe protetor solar, tente usar boné ou chapéu e beba bastante água

E dá pra chegar perto, fotografar, passear entre os bichos. É uma experiência curiosa. Você também vai ver os donos “desfilando” com os animais – muitos usando adereços bem coloridos (mais chiques que eu kkk).

Mas, apesar de muitos camelos e dromedários em exposição, não percebemos uma compra ou um arremate durante nossa rápida visita. :/

Templos

Pushkar, por ser uma cidade tão sagrada, também tem importantes templos hindus – ao todo, são mais de 500! Mas, como nós fizemos apenas um bate e volta, chegando pela manhã e indo embora no fim da tarde, não conseguimos conhecer nenhum.

Se tiver mais tempo, mas precisar escolher apenas um, priorize o principal deles. O Brahma Temple fica perto do lago e é o único no mundo dedicado ao deus hindu criador Brahma.

Foto: atlasobscura.com

A arquitetura é curiosa e impressionante. E as construções são bem coloridas!

Leia essas outras dicas sobre a Índia

1. Como montar seu roteiro pelo país
2. Quanto custa viajar pela Índia?
3. O que saber antes de ir à Índia: água, comida, motorista
4. Roteiro completo em Nova Delhi
5. Jaipur: a cidade rosa dos marajás 
6. Pushkar, a cidade good vibes e seu lago sagrado 
7. Visitando o Taj Mahal
8. Rishikesh: a cidade indiana que vai além do ioga
9. Varanasi: o lugar mais sagrado do hinduísmo?

Já tem seguro viagem?

Quando planejar uma viagem à Índia, não se esqueça de contratar um seguro viagem! Que tal cotar com o nosso parceiro Seguros Promo? Reservando por este link, você garante sua tranquilidade e também ajuda o Viajão®. \o/